20 combinações de cores que você pode usar para criar looks bonitos e atuais

Veja dicas para criar novas combinações com as peças que já estão no seu armário e saiba qual a cor que representa um melhor investimento para seus looks

Escrito por Maira Carnelossi
Foto: Reprodução / Ju Romano

Foto: Reprodução / Ju Romano

Muitas vezes , antes de arrumar, nos deparamos com dúvidas na hora de montar o look para um dia de trabalho, para um passeio ou evento. Conhecer possíveis combinações de cores, pode facilitar sua rotina na hora de montar a sua produção e otimizar o seu tempo.

Conhecer combinações clássicas de algumas cores, pode também te ajudar a tomar decisões importantes ao realizar a compra de uma peça, e também proporcionar uma compra mais consciente.

Pois, ao comprar uma peça de roupa, é sempre importante analisar qual das opções combina mais com as peças que já estão no seu armário.

Confira abaixo vinte combinações de cores clássicas que irão te dar novas ideias de possibilidades para recriar looks com as peças que você já tem e como inserir novas cores no seu guarda roupa, mesmo que seja nos calçados ou acessórios.

1. Preto e branco

Foto: Reprodução / Blog da Thássia / Ju Romano / Glam4you

Foto: Reprodução / Blog da Thássia / Ju Romano / Glam4you

Essa é certamente a combinação mais provável e eternizada por Coco Chanel. Essa combinação é fácil de ser realizada por ser feita de cores neutras e facilmente termos itens dessas cores no armário. As duas cores podem estar presentes em peças distintas, mas também mescladas na mesma peça. Para fugir do look total neutro, acessórios metalizados e com pedraria podem quebrar a “seriedade” do look. Essa combinação de cores proporciona muita elegância em visuais para eventos mais formais.

2. Preto e verde militar

Foto: Reprodução / Glam4you / SimplyCyn / La Reina de Low Cost

Foto: Reprodução / Glam4you / SimplyCyn / La Reina de Low Cost

O verde militar por si só já proporciona um visual mais urbano e casual. No inverno é muito comum ver a cor verde militar presente em casacos e parkas, mas ela também pode marcar presença em calças, principalmente as de modelagem skinny. Para compor o visual com essas cores, que são a cara do inverno, as botas certamente são bem vindas, mesmo as pretas ou marrons.

3. Preto e vinho

O vinho, que recentemente também recebeu outras denominações e nuances como burgundy e marsala, é uma cor clássica e comumente visto nas coleções de inverno das grandes marcas. Esta cor pode ser responsável por quebrar looks monocromáticos pretos e oferecerem charme e classe ao visual.

4. Preto, branco e vermelho

Foto: Reprodução / Blog da Thássia / Trendy-Taste / Style Pantry

Foto: Reprodução / Blog da Thássia / Trendy-Taste / Style Pantry

Estas três cores podem estar unidas em peças separadas ou em uma única estampa. O vermelho vem a adicionar um charme extra à combinação já tão tradicional das cores preto e branco. Para o inverno, um casaco vermelho pode ser um ótimo investimento e representar bem esta cor presente no look.

5. Escala de cinza

Foto: Reprodução / Collage Vintage / Song of Style / Simply Cyn

Foto: Reprodução / Collage Vintage / Song of Style / Simply Cyn

Branco e preto são as cores que estão na escala do cinza. Certamente looks compostos com estas cores serão altamente neutros e sóbrios. Para criar um diferencial, use acessórios com dourado ou prateado intensos, até mesmo com pedrarias. Ou então invista em calçados ou bolsas de cores quentes.

6. Cinza e vinho

Uma calça vinho é uma peça que é a cara do inverno e pode ser facilmente combinada com um casaco, tricô, ou até mesmo uma t-shirt cinza. As cores se complementam e o vinho se destaca nesta combinação, e este é mais um motivo para você garantir ao menos uma peça vinho no seu armário.

7. Cinza e Rosa claro

Foto: Reprodução / Collage Vintage / Glam4you / Trendy-Taste

Foto: Reprodução / Collage Vintage / Glam4you / Trendy-Taste

Esta combinação de cores pode certamente criar um visual com referências “girlie”, devido à delicadeza que essas cores unidas transmitem. O rosa é uma ótima alternativa para tirar o cinza do visual totalmente básico e neutro. Nas sugestões de looks, a saia rosa pode ser combinada com um moletom cinza, ou então uma calça jeans com lavagem mais acinzentada ser combinada com uma blusa ou blazer rosa claro.

8. Cinza e Azul

Foto: Reprodução / The Golden Bun / Poshscene / Blog da Thássia

Foto: Reprodução / The Golden Bun / Poshscene / Blog da Thássia

Estas cores podem ser mescladas em suas versões mais intensas, criando um contraste maior, ou então em suas versões mais amenas. O cinza claro com o azul bebê é uma combinação inusitada, mas muito harmoniosa e certamente combinável com acessórios e calçados pretos.

9. Cinza e amarelo

Foto: Reprodução / Style Pantry / Cassie Daves / Camila Coelho

Foto: Reprodução / Style Pantry / Cassie Daves / Camila Coelho

O amarelo dá um destaque extra em um look em que a cor cinza é predominante. O amarelo pode estar presente na peça em si, contrastando com outra peça cinza, mas também pode ser o protagonista do look se usado em um calçado ou bolsa.

10. Mostarda e Azul marinho

Esta combinação é sinônimo de sofisticação e funciona muito bem. Uma dica fundamental nessa combinação é não unir peças ou acessórios com muitas informações, pois ambas as cores já protagonizam o look e devem receber a maior atenção, para então evitar um visual poluído ou carregado.

11. Tons de Azul

A combinação destas cores é facilmente executada e alguma peça em jeans também cumpre seu papel no look “ton sur ton”. Acessórios em marrom e caramelo proporcionam leveza ao look pelo contaste das cores. Os acessórios dourados também são muito bem vindos para harmonizar com estas cores.

12. Tons de Bege

Foto: Reprodução / The Cablook / Song Of Style / Glam4you

Foto: Reprodução / The Cablook / Song Of Style / Glam4you

A combinação dessas cores pode parecer muito “apagada” de inicio, mas com o uso dos acessórios e calçados corretos, ela pode ser muito sofisticada. Calçados ou bolsas vermelhas podem dar vida ao look, ou até mesmo colares ou brincos vistosos.

13. Azul e Bege

Essas duas cores são opostas no circulo cromático, e seguramente se complementam quando juntas em um look. A cor azul na sua versão royal também contrasta muito bem com o bege e se transforma em protagonista do look.

14. Navy

Foto: Reprodução / Glam4you / Ju Romano / Collage Vintage

Foto: Reprodução / Glam4you / Ju Romano / Collage Vintage

O estilo navy faz referencia aos marinheiros, priorizando as cores branco, azul e vermelho. As listas também são fundamentais para compor looks inspirados nesta referencia. Nos acessórios, as ancoras podem dar o toque final e colares e brincos com dourado geralmente se destacam com a mescla de cores.

15. Vermelho e bege

Foto: Reprodução / Collage Vintage / Blog da Paola / The Cablook

Foto: Reprodução / Collage Vintage / Blog da Paola / The Cablook

O vermelho, sem dúvidas, tem a função de valorizar um look com a cor bege. Além de poder usar uma peça de cada cor, também é possível usar acessórios ou calçados vermelhos para dar o toque final e sofisticado a um look inteiro bege.

16. Coral e Nude

Foto: Reprodução / Paloma Soares / Thays Daher / Stylish Petite

Foto: Reprodução / Paloma Soares / Thays Daher / Stylish Petite

Essas cores podem ser complementares em um look. O nude funciona como um pano de fundo que dá destaque ao coral, e juntos proporcionam um visual refinado. O nude pode ir deste um tom mais próximo ao bege, até um tom mais próximo do rosado, e esta combinação de cores se transforma em ótima alternativa para um look mais formal.

17. Rosa e Azul

Esta também é uma combinação de cores que podem criar um visual “girlie”. Caso você queira evitar a combinação das cores em sua versão mais intensa, o jeans pode funcionar muito bem para suavizar o look, e manter o tom azul. Para manter a sofisticação do visual, os calçados nude são uma ótima saída.

18. Verde e Azul

Ainda que muitas pessoas tenham certa resistência com essa combinação, elas podem funcionar muito bem. As cores em suas versões mais intensas podem facilmente compor um look com a referencia Color Block, enquanto as cores em suas versão “candy” (tons pastel), podem funcionar de uma forma mais suave e discreta.

19. Azul e Branco

Foto: Reprodução / Glam4you / Ju Romano / Camila Coelho

Foto: Reprodução / Glam4you / Ju Romano / Camila Coelho

Provavelmente você tem peças nas cores azul e branco no seu guarda roupa, e esta é uma das combinações mais fáceis de serem executadas em qualquer look. Estas duas cores naturalmente já se completam e são uma possibilidade mais segura para quem não busca ousar. As peças mescladas podem ser uma de cada cor ou então mesclarem ambas as cores em uma estampa. É muito comum encontrar estampas inspiradas nos azulejos portugueses, que claramente reinam o azul e branco.

20. Cinza e Bege

Foto: Reprodução / Into your Closet / Glam4you / Song of Style

Foto: Reprodução / Into your Closet / Glam4you / Song of Style

Essas cores são extremamente neutras e frequentemente presentes nos looks de inverno. Trench coats (que são casacos de comprimento próximo ao joelho e com botões em evidencia) são peças facilmente encontradas na cor bege e que facilmente podem harmonizar com t-shirts ou calças cinza.

Depois de conhecer vinte clássicas combinações de cores, você irá otimizar seu tempo na escolha da sua produção. Aproveite todas as dicas para criar novos possíveis looks com as peças que você já tem e para te ajudar a realizar compras mais conscientes.

Assuntos: Como usar

Dicas pela Web