Dicas de Mulher Dicas de Moda

Como usar canga: o acessório versátil e fresquinho para o verão

A canga pode ser amarrada de diversas formas e é uma ótima opção para usar como saída de banho na praia ou na piscina

em 18/09/2017

Foto: iStock

No verão, a canga é uma peça que não pode faltar para os dias de praia ou piscina. Ela é versátil e pode ser usada de várias formas, como saída de banho e com sua função mais conhecida, estender na areia e deitar ou sentar em cima.

Há indícios de que a canga tenha surgido no século XIX em Moçambique, quando as mulheres começaram a comprar lenços de algodão com diferentes estampas vindos de Portugal. Várias ideias de amarração surgiram e dessa forma nasceu a canga, que em pouco tempo virou febre em Moçambique e em outros países africanos.

Feita de tecido leve, ela é fresquinha e cobre o corpo caso você queira sair da praia e ir direto para um restaurante, por exemplo. Ela pode ser usada como minissaia, saia longa, vestido, blusa e até mesmo como bolsa para você carregar objetos leves. É só soltar a criatividade e se jogar na canga!

Para te ajudar, separamos algumas ideias criativas de como usar esse acessório versátil que vai deixar seu look praia mais colorido e estiloso. Confira:

Canga como saia longa

A canga usada como saia longa se adequa a várias situações, tudo depende do tecido e da estampa. A consultora de estilo Danyla Borobia recomenda usar tops que se ajustam a cintura para harmonizar a composição, uma dica legal são as camisas com um nozinho que estão super em alta. Para completar o look, uma rasteirinha, um chapéu e maxi acessórios dão um toque sofisticado.

Danyla também diz que quanto menos sofisticado o tecido e menos cores na estampa, mais informal se torna a peça. Essas são indicadas para usar na praia ou na piscina. Deixe as de seda ou de linho para passeios que exigem mais formalidade.

Canga como minissaia

Foto: Reprodução / Anna Fasano / Thassia Naves / Lalá Noleto

Usar a canga como minissaia é uma ótima alternativa para quem quer apostar em um estilo mais sexy, aponta Danyla. Se você quer deixar as pernas de fora mas não deseja mostrar muito o corpo, compor o look com maiô ou body é uma dica bem interessante. Cangas com recortes estratégicos e transparências podem ser usadas em uma “baladinha praiana”, aconselha Danyla.

Canga como blusa

Foto: Reprodução / Lalá Noleto / Thássia Naves / Vi Castro

Uma blusa talvez seja a opção mais versátil para se criar com uma canga. A consultora de estilo diz que ela pode ser feita de várias formas mudando apenas a amarração e vai bem com qualquer parte de baixo. Aposte nas calças que estão na moda, como a pantacourt, e deixe o look com cara de moderninho. A canga pode também ser usada por cima de outra blusa ou de um vestido, é só ousar na criatividade. A Danyla alerta que, caso a blusa fique muito larga, é legal optar por uma parte de baixo mais justa.

Canga como vestido frente única

O modelo frente única é bastante usado no verão, já que é de fácil amarração e deixa o look diferente. A dica que a Danyla dá é investir em acessórios caso queira sair da praia e ir para um almoço, por exemplo. Para marcar a silhueta, vale a pena colocar um cinto para marcar a cintura, valorizando as curvas do corpo.

Canga como vestido tomara-que-caia

A canga usada como vestido tomara-que-caia merece uma atenção especial. A consultora de estilo alerta sobre o tipo de maiô e biquíni que combina mais com essa peça: “Para o visual ficar mais interessante o melhor é compor com maiôs ou biquínis também tomara-que-caia, sem alças e muitas informações na região do colo.”. Deixar a alça do biquíni ou do maiô (e até mesmo do sutiã, se for o caso) a mostra foge da proposta do modelo tomara-que-caia, que é destacar a região abaixo do pescoço.

Dicas para usar a canga de várias formas

Aprenda diversas maneiras de amarrar a sua canga e criar modelos para variar no look praia:

11 formas de transformar canga em vestido, por Jessica Belcost

Com criatividade, você pode criar muitos looks com uma peça só. Veja as dicas da Jessica Belcost.

7 Maneiras de amarrar uma canga, por Gabriela Mayall

Além de vestidos, a Gabi mostra que é possível fazer diversas outras amarrações e criar blusas, faixas de cabelo e outros acessórios com a canga.

Com essas dicas e a sua criatividade, sua canga nunca mais será um simples tecido para sentar!

10 cangas maravilhosas para você comprar

Que tal já começar a planejar os looks para usar na praia? Escolha a sua favorita para garantir produções superestilosas no verão!

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Canga 101 Resort Wear, na Dafiti
  2. Canga de Praia Baski Wear Bali Azul, na Dafiti
  3. Canga Redonda de Praia de Tecido Atoalhado – Rosa, na Bauarte
  4. Canga Brigitte Estampa Coqueiros, na Farfetch
  5. Canga Nó Touch Esmeralda, na Lenny Niemeyer
  6. Canga Estampada Adriana Degreas, na Farfetch
  7. Canga de Praia Bali Beach Floral Preto, na Dafiti
  8. Canga de Praia Estampada com Tassel, na Renner
  9. Canga Nó Tie Dye Íris, na Lenny Niemeyer

Opções não faltam, com certeza uma delas vai te agradar!

Mais looks inspiradores com canga

Para terminar de te inspirar a criar produções praianas cheias de criatividade, confira mais looks com canga:

Foto: Reprodução / Camila Coelho


Foto: Reprodução / Cuppajyo


Foto: Reprodução / Gabi Fresh


Foto: Reprodução / Thássia Naves


Foto: Reprodução / Gracefully Vintage


Foto: Reprodução / The Fashann Monster


Foto: Reprodução / El Blog de Silvia


Foto: Reprodução / Szafa Aleksandry


Foto: Reprodução / Janni Delér


Foto: Reprodução / Rachel Apollonio


Foto: Reprodução / Nati Vozza


Foto: Reprodução / Camila Coelho


Foto: Reprodução / Bianca Caravelos – Modices


Foto: Reprodução / Betina de Luca


Foto: Reprodução / Agung Nugrahaeni


Foto: Reprodução / Simply Chic Diaries


Foto: Reprodução / Sulky Doll Styling


Foto: Reprodução / 2 Girls Traveling The World


Foto: Reprodução / The Bikini Enthusiastic

As cangas também podem ser usadas em outras situações, não apenas na praia ou na piscina, basta se atentar ao tecido e saber compor com as outras peças e acessórios. Já sabe qual peça vale a pena levar na mala para a praia, né? Pegue a sua canga e arrase!

Comentários
Dicas relacionadas