Bordado livre: saiba mais sobre a técnica e inspire-se

Escrito por
Em 31.07.20

iStock

Não é por acaso que o bordado livre tem feito cada vez mais sucesso. Presente na decoração de residências e verdadeiro queridinho no Pinterest, ele não é difícil de aprender e permite que você solte a sua criatividade. Quer saber mais? Continue lendo esse post para conhecer os pontos e os materiais necessários, além de tutoriais e lindas fotos.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Materiais: o que você precisa para começar a bordar

O bacana do bordado livre é que não são necessários muitos materiais para começar as criações. Os itens são básicos, não custam caro e são fáceis de encontrar. Acompanhe:

  • Linha de meada: a linha meada, também chamada mouline, é a mais comum para esse tipo de bordado. No entanto, você também pode usar outros tipos, como linha de costura tradicional.
  • Agulhas de costura: é necessário usar uma agulha que espete, já que o bordado livre não costuma ser feito em tecidos com furinhos. As agulhas de costura de número 7 e número 9 são bons investimentos iniciais.
  • Tesourinha de costura: a tesoura será necessária para cortar os fios. Não é preciso ser uma tesoura especial, desde que esteja com bom corte e tenha ponta fina.
  • Tecido de algodão cru: baratinho, ele costuma ser escolhido por ser neutro e ter uma leve goma, o que deixa o tecido mais firme.
  • Bastidor: embora não seja imprescindível para o bordado livre, o bastidor costuma ser bastante utilizado. Existem modelos de plástico e de madeira – esse último fica lindo para decorar a casa.

Viu como não há muito mistério no quesito lista de materiais? E você ainda pode fazer pequenas substituições, experimentar os apetrechos que tiver em casa e começar suas criações.

Quais os pontos do bordado livre?

Não se deixe enganar pelo nome “livre”: esse bordado possui, sim, alguns pontos mais utilizados. Abaixo, você aprende quais são os mais comuns – e como fazê-los também.

Ponto atrás

Ótimo para fazer contornos, o ponto atrás é uma boa escolha para quem está começando a se aventurar no mundo dos bordados. Ele é feito para trás e, por isso, é conhecido por esse nome.

Ponto corrente

O ponto corrente exige um pouco mais de habilidade com as agulhas: é preciso fazer pequenos laços com a linha. Não se preocupe: o vídeo do canal Bordado Arte ensina tudo em detalhes.

Continua após o anúncio

Ponto cheio

O ponto cheio é bastante utilizado para preencher pequenas figuras. O vídeo acima mostra ótimas dicas que ajudam na hora do bordado, como fazer pequenas linhas utilizando uma caneta.

Depois de aprender os pontos básicos do bordado livre, vale a pena se especializar um pouquinho mais e aprender o ponto matiz, o ponto haste, o ponto pequinês, o ponto pirulito e o ponto de repôlego.

Tutoriais que você precisa tentar

Agora que você já sabe quais são os materiais necessários e os pontos iniciais, que tal começar a fazer seus primeiros bordados? Os vídeos dessa seleção mostram tudo passo a passo. Veja só:

Tutorial flor bordada

Deixe sua casa mais florida com esse lindo bordado! Ele faz uma combinação de diferentes pontos – ponto teia, ponto margarida e nó francês. Play no vídeo para aprender o passo a passo.

Aprenda a bordar cactos em quatro versões

Ponto atrás, ponto cheio, ponto haste, pesponto, ponto margarida: se você tem conhecimento na arte do bordado livre, é hora de colocar em prática com esse tutorial. Os cactos são uma delicadeza só!

Como bordar letras estilo máquina de escrever

Sabendo bordar letras, você pode fazer diferentes projetos, do seu nome até uma frase inspiradora. No vídeo acima, você aprende como fazer letras no estilo máquina de escrever. Um charme!

Continua após o anúncio

Como bordar letras com ponto haste

Aqui, mais uma ideia de como bordar letras, dessa vez com o ponto haste. O vídeo do Clube do Bordado, além de mostrar todos os passos direitinho, ainda é uma delícia de assistir.

Dica: escreva bordado livre no YouTube – ou free embroidery, em inglês – para conferir muitas ideias, com os mais variados desenhos.

40 ideias de bordado livre que são um show de inspiração

E se resta alguma dúvida sobre a beleza do bordado livre, essas fotos chegaram para ganhar o seu coração. Confira!

1. Se você está procurando uma atividade manual para amar

2. Pode se interessar pela beleza do bordado livre

3. É uma maneira de decorar a casa

4. Ou até mesmo vender e descolar uma renda extra

5. E quanto a ideias para bordar, não há limites

6. O bordado livre com flores é um dos queridinhos

Afeto em linhas

Continua após o anúncio

7. E dá para variar nas espécies

8. Como nesse lindo bordado com girassóis

9. E nesse com lavandas

10. Outra ideia é combinar flores com nomes

11. Ou nomes com outros elementos

12. Ótima sugestão para quartos infantis

13. Ou para o quartinho do bebê

14. Não é uma gracinha?

15. O bordado livre costuma ser feito em bastidores

16. E fica lindo

17. Mas você pode fazer os bordados em outras peças

18. Como flâmulas

19. E roupas

20. Mensagens de empoderamento ficam incríveis em bordados

21. Assim como homenagens

22. E o que dizer dos bordados astrológicos?

23. As apaixonadas por signos piram!

24. Embora o bordado seja popular em tecidos claros

25. Vale a pena se aventurar nos escuros

26. Como esse lindo azul

27. O visual fica muito bonito

28. Inspiração pura: mistura de bordado e aquarela

29. Quer se diferenciar? Borde em tule

30. O resultado é extremamente delicado

31. Fotos de família também viram lindos bordados

32. E imortalizam momentos especiais

33. Até mesmo os desenhos das crianças se transformam em arte

34. Você pode bordar uma oração

35. Um calendário

36. Um poema

37. E até sua árvore genealógica

38. Viu só como são várias as inspirações de bordado livre?

39. Agora, é só separar as linhas e agulhas

40. E deixar sua criatividade fluir!

Muito legais essas dicas e inspirações, né? Tão popular quanto o bordado livre é o bordado com ponto cruz – que, inclusive, está voltando à moda. Confira nosso guia com tutoriais, vídeos e dicas.