Dicas de Mulher Dicas de Saúde

15 benefícios fantásticos da grama de trigo para sua saúde e beleza

Problemas de pele, unhas fracas, mau humor... Tudo isso pode ser combatido com a grama de trigo! Conheça outras propriedades incríveis dessa planta

em 09/05/2017

Foto: iStock

Você já ouviu falar na grama de trigo? Trata-se de uma erva que está fazendo sucesso nas casas de produtos naturais por oferecer uma série de benefícios, principalmente quando consumida na forma de suco.

Derivada do grão de trigo comum, essa grama especial resulta em um suco rico em vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas, além de muita clorofila, conferindo propriedades que fazem bem à saúde e à beleza.

Esse suco não é exatamente delicioso, mas ele pode ser misturado com o suco de frutas para dar uma amenizada no gosto amargo.

O preparo do suco de grama de trigo não é muito simples, mas você pode congelar em forminhas para consumi-lo facilmente todos os dias, assim como o suco de couve.

Como fazer o suco de grama de trigo

Foto: iStock

Para fazer o suco de grama de trigo, você vai precisar de um punhado de grãos de trigo adquirido em lojas de produtos naturais. Não adianta usar o trigo industrializado, pois os grãos passam por um processo de irradiação que impede sua germinação.

Passo a passo

  • Coloque um punhado de grãos de trigo em um coador e enxágue;
  • Mergulhe o coador com os grãos em um recipiente com água suficiente para cobri-los, deixando de molho por 12 horas;
  • Retire a água do recipiente e mantenha o coador com os grãos ali, enxaguando-os diariamente, mas sem deixar de molho;
  • Os grãos vão começar a germinar e você terá a grama de trigo em cerca de 10 dias;
  • Corte um punhado de grama e bata no liquidificador com um copo de água.

Agora que você já sabe como fazer o suco de grama de trigo, conheça os benefícios que essa planta proporciona à nossa saúde:

1. Tratar doenças de pele

Foto: iStock

Existem muitos relatos de pacientes que sofrem com eczema e psoríase e apresentaram melhora dos sintomas ao aplicar suco de grama de trigo congelado (em forminhas de gelo) nas lesões.

Se possível, você também pode misturar uma xícara de suco de grama de trigo, ou mesmo a grama de trigo em pó, na água de banho de imersão.

2. Controlar o peso

Foto: iStock

A grama de trigo contém selênio, um elemento fundamental para o bom funcionamento da glândula tireoide, um dos órgãos envolvidos na manutenção do peso.

3. Combater a gula

Foto: Getty Images

Outra ajudinha que a grama de trigo nos dá para perder peso é combater aquela vontade louca de comer algum alimento – geralmente bastante calórico.

Estudos indicam que essa gula pode estar relacionada com a deficiência de cálcio e magnésio, que pode ser suprida com o consumo de suco de grama de trigo todas as manhãs em jejum.

4. Fazer um detox celular

Foto: iStock

A grama de trigo é bastante alcalina e rica em nutrientes, sendo um alimento excelente para fazer um detox celular.

Essa dica é baseada no princípio de que uma dieta alcalina – rica em frutas, vegetais e muita água – é mais saudável, melhorando o funcionamento das células.

5. Reforçar a imunidade

Foto: Getty Images

A grama de trigo tem a propriedade de aumentar as células vermelhas (hemácias) do sangue, sendo portanto um excelente alimento para fortalecer nossa imunidade.

6. Estimular a circulação

Foto: iStock

Outro benefício dessa erva é aumentar a oxigenação no sangue, estimulando a circulação. Um detalhe: esse efeito só acontece se o consumo da grama de trigo foi seguido pela prática de exercícios físicos.

7. Melhorar a digestão

Foto: Thinkstock

Em vez de recorrer aos antiácidos para aliviar o desconforto da má digestão, você pode introduzir a grama de trigo na sua dieta diária.

Essa propriedade se deve ao fato de a grama de trigo ser rica em elementos que facilitam a digestão, como as fibras e as vitaminas do complexo B.

8. Livrar-se do cheirinho de suor

Foto: iStock

A grama de trigo é conhecida tradicionalmente por reduzir o mau odor corporal, seja a planta consumida pela dieta ou aplicada em regiões como axilas e pés.

Acredita-se que essa propriedade seja resultado do aporte de fibras e pelo suplemento de magnésio fornecido pela erva.

9. Facilitar a cura de feridas

Foto: iStock

Se você está com uma ferida na pele, experimente aplicar um pouco de suco de grama de trigo sobre a região machucada, pois a planta ajuda na regeneração celular.

10. Prevenir problemas dentais

Foto: Getty Images

As propriedades antimicrobianas do suco de grama de trigo ajudam a reduzir o risco do surgimento de cáries e inflamações na gengiva.

Além disso, a clorofila, também presente na erva, pode ajudar no tratamento de candidíase bucal.

11. Estabilizar os níveis de lipídios

Foto: Getty Images

Por ser capaz de controlar os níveis de lipídios no sangue, a grama de trigo tem propriedades reguladoras da taxa de colesterol e, consequentemente, evitar doenças cardiovasculares.

12. Aliviar a ressaca

Foto: iStock

As propriedades alcalinizantes da grama de trigo conseguem combater a acidez causada pelo consumo de álcool, ajudando a combater o mal-estar da ressaca.

Além disso, as vitaminas e minerais fornecidos pela planta também auxiliam o organismo no processo de desintoxicação.

13. Melhorar o humor

Foto: iStock

A vitamina K e o magnésio contidos na grama de trigo proporcionam uma melhora no funcionamento das glândulas adrenais, ajudando o corpo a combater o estresse.

Além disso, o ferro, também presente, ajuda a combater o cansaço, que faz com que nos sintamos desmotivadas.

14. Fortalecer as unhas

Foto: Getty Images

A falta de ferro no organismo e a má circulação podem resultar em unhas fracas, com manchas brancas e rugosas.

Com as propriedades de melhorar a circulação e elevar os níveis de ferro, a grama de trigo ajuda você a ter unhas mais saudáveis e com uma aparência mais bonita.

15. Combater o envelhecimento

Foto: iStock

Os aminoácidos e as substâncias antioxidantes da grama de trigo ajudam a reparar os danos sofridos pelo DNA e o efeito dos radicais livres, que prejudicam nossas células e causam o envelhecimento.

Se você se interessou pelos benefícios da grama de trigo, mas não sabe muito bem como incorporá-la à sua dieta, algumas dicas são acrescentá-la a preparações como sucos e smoothies.

Você também pode recorrer às cápsulas de grama de trigo vendidas em lojas de produtos naturais, mas o produto fresco costuma ser mais eficaz.

Comentários
Dicas relacionadas