Autobronzeador: tudo que você precisa saber sobre essa tendência

Escrito por
Em 26.04.20

iStock

O autobronzeador é um produto que se tornou tendência entre famosas e blogueiras. E toda essa fama não é à toa: além de ser uma forma menos arriscada de se bronzear, o produto ainda permite que você alcance aquele tom dourado tão desejado mesmo em épocas que o sol quase não aparece. Confira a seguir dicas de uso e tudo o que você precisa saber sobre o autobronzeador!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é e como funciona?

iStock

O autobronzeador é um produto cosmético que garante um tom dourado para a pele, tingindo-a de forma gradual e com durabilidade média de uma semana. Dessa forma, você consegue estar sempre com aquele bronzeado lindo, mesmo em épocas de inverno ou de chuvas, e sem precisar se expor ao sol.

O efeito tonalizado é causado pela interação das substâncias presentes na fórmula com os aminoácidos da camada mais superficial pele, em um processo totalmente natural e atóxico. Além de poupar a pele dos riscos da exposição ao sol, o autobronzeador também garante um resultado surpreendentemente rápido, te deixando bronzeada de um dia para o outro.

Tipos de autobronzeadores

  • Spray: o autobronzeador em spray é mais prático e rápido para aplicar. No entanto, é importante lembrar que esse produto seca rapidamente e precisa ser aplicado com atenção, para que nenhum local fique sem e acabe causando um efeito manchado.
  • Creme: a textura em creme geralmente vem acompanhada de ingredientes umectantes, o que é ideal para pessoas com pele seca. Além disso, a secagem e absorção do autobronzeador em creme é mais lenta, o que facilita a aplicação uniforme, principalmente para quem nunca usou esse tipo de cosmético.
  • Mousse: os autobronzeadores em mousse geralmente são bem pigmentados, demandando um cuidado maior na hora da aplicação. No entanto, ele é uma ótima opção para quem tem a pele muito oleosa.

Além de escolher o autobronzeador pela textura e intensidade, também é importante conferir para qual tipo de pele cada produto é indicado. Dessa forma, você aproveita os benefícios cosméticos sem comprometer a saúde da sua pele.

Top 4 melhores autobronzeadores para você garantir a pele dourada dos sonhos com segurança

Os produtos indicados a seguir são testados e aprovados pela Anvisa, além de conquistar o gosto e a pele das blogueiras. Confira detalhes sobre cada um deles!

1. Mega Bronze Spray Autobronzeador – $$

Dicas de Mulher

O Mega Bronze é um autobronzeador transparente, com aplicação em spray e acabamento natural. A aplicação é feita em minutos, de forma bem prática. Além disso, o tempo de ação dele é bem rápido: o bronzeado surge de 4 a 8 horas após a aplicação, durando até 7 dias.

“Ele é transparente, fácil de espalhar e de ficar uniforme e o resultado do bronze é muito natural. Eu diria que ele sobe cerca de um/dois tons no máximo, respeitando o sub-tom natural da sua pele e não deixando tudo laranja.” – Bruna Tavares

Continua após o anúncio

2. Autobronzeador NEEZ – $

Dicas de Mulher

O autobronzeador da NEEZ também é transparente, ajudando a evitar manchas e deixando o acabamento mais uniforme. Apesar de oferecer um tom mais natural, é possível fazer uma reaplicação, caso você queira um dourado mais intenso na pele. O tempo de ação desse produto, após a aplicação, é de 4 a 6 horas.

“É importante saber que a pele tem um limite de tom, por isso o tom máximo será conseguido após a segunda ou terceira aplicação.” – Julia Doorman

3. Mousse Autobronzeador Skelt Red Carpet Glow – $$$

Dicas de Mulher

O produto autobronzeador em mousse da Skelt também permite que você dose o tom que deseja para sua pele. Para isso, basta deixar agir por menos ou mais tempo – no mínimo 3 horas, para um dourado leve, ou até a noite toda para um bronze intenso. A durabilidade na pele é de 7 a 12 dias.

“O mousse tem muito pigmento, então tem que agitar bastante antes de usar e continuar agitando durante o uso.” – Bia Munstein

4. Água Bronzeadora Skelt – $$$

Dicas de Mulher

A água bronzeadora da Skelt tem uma proposta bem completa e diferente: promete não só bronzear, mas também cuidar da pele. A textura é bem líquida, mas é importante ter cuidados na aplicação, pois o produto pode manchar a mão e a roupa! O tempo de duração do bronzeado é de 7 a 12 dias.

“É feita com agentes bronzeadores naturais e também tem ácido hialurônico que ajuda a hidratar a pele.” – Lu Ferreira

Com preços para todos os bolsos e efeitos lindos que vão de leves a intensos, vai ser fácil encontrar um autobronzeador que deixe você brilhando em qualquer ocasião!

Como usar o autobronzeador?

Agora que você já entendeu melhor sobre o produto, separamos alguns vídeos de aplicação na prática. Dessa forma, você saberá como aproveitar da melhor maneira o autobronzeador para conquistar o seu bronzeado uniforme e lindo!

Como usar o autobronzeador em spray

No vídeo, você aprenderá a forma mais prática e segura de aplicar o autobronzeador em spray, de modo uniforme e sem sujar tudo por perto!

Como aplicar o autobronzeador sem manchas

Quer saber os melhores truques para garantir um tom dourado uniforme e natural na sua pele? É só conferir as melhores dicas no vídeo acima!

Como tirar manchas de autobronzeador com água oxigenada

Se você já esperou ou tentou remover a qualquer custo alguma mancha de autobronzeador e não teve sucesso, esse truque com água oxigenada pode ser a solução ideal. Assista e confira!

Como remover o autobronzeador da pele

Esse vídeo é a salvação para quem aplicou pela primeira vez e achou o resultado exagerado ou manchado demais, ou até mesmo para quem quer renovar o bronze retirando todas as camadas anteriores do produto.

Alertas e contraindicações

A substância dihidroxiacetona, responsável pela tonalização da pele nos autobronzeadores, é liberada pela Anvisa e considerada totalmente segura e atóxica. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora da aplicação para evitar qualquer problema.

Continua após o anúncio

A principal recomendação é evitar o contato do produto com as membranas mucosas do corpo, como região dos olhos, boca e nariz. Além disso, vale a pena conferir a fórmula e verificar se não há nada nela que possa te causar alergia. No mais, o autobronzeador não é recomendado para crianças ou gestantes com pré-disposição para alergias nessa fase.

Gostou de conhecer melhor o autobronzeador e como garantir o seu dourado em qualquer época do ano? Então, não deixe de conferir também nossas dicas de skincare para ter uma pele fabulosa!