Saúde

Araruta: o que é, formas de uso e 5 receitas fáceis para se deliciar

A araruta (Maranta arundinaceae L.) é uma planta originária da América do Sul consumida principalmente em forma de farinha em diversos pratos culinários. Para saber mais sobre ela, a nutricionista clínica e funcional Andréa Marim (CRN 15233), explicou para que serve, quais os tipos e formas de usá-la. Além disso, você confere receitas deliciosas para aproveitar os seus benefícios. Acompanhe a matéria!

O que é a araruta e quais os tipos

iStock

De acordo com a nutricionista, a araruta é uma raiz geralmente consumida em forma de farinha. “O alimento não contém glúten é uma ótima opção para substituir a farinha de trigo tradicional. Por isso, a farinha extraída da planta também é uma excelente alternativa para quem tem intolerância ao glúten ou doença celíaca”. Existem dois tipos da raiz mais cultivados no Brasil, são eles:

  • Comum: esse tipo de raiz é a que produz fécula de melhor qualidade e conforme a nutricionista a araruta comum “é predominante e a mais vendida no pais”.
  • Creoula: Andréa informou que “assim como a araruta comum, a creoula é encontrada facilmente no Brasil. A planta é originária das Antilhas e produz rizomas na superfície do solo que são lavadas diversas vezes para que as féculas não fiquem escuras e de baixa qualidade.”

A farinha de araruta é nutritiva e de fácil digestão, sendo um ingrediente indispensável e muito versátil para ter na sua cozinha e variar a alimentação.

Publicidade

Para que serve a araruta e quais as formas de uso

A nutricionista explicou que a farinha de araruta é rica em ferro, fósforo, magnésio e cálcio, além de conter alto teor de fibras. “A raiz é rica em fibras que ajudam a regular o intestino, ou seja, é uma excelente aliada no combate à prisão de ventre e diarreia”. Além do mais, a planta possui três principais formas de uso. Veja, abaixo, quais são:

Beleza

De acordo com Andréa, o polvilho extraído da raiz pode ser usado para fins estéticos, pois é extremamente fino e o cheiro é quase imperceptível. “Atualmente tem sido usado como shampoo a seco e pó translúcido para maquiagens por pessoas que preferem produtos veganos ou sem químicas”.

Culinária

iStock

A nutricionista informou que a farinha de araruta é usada em receitas de bolos, biscoitos, pães, doces e para engrossar caldos, sopas e molhos. “Por não conter glúten é uma excelente opção para substituir a farinha e o polvilho convencional em diversos pratos culinários”.

Higiene

O polvilho extraído da planta possui textura aveludada e tem o poder de reter umidade. Por esse motivo, Andreia disse que “a raiz da planta pode ser usada como talco para bebês, pois não causa problemas na pele como alergias ou coceiras”.

Publicidade

A forma mais tradicional de obter os benefícios da planta é por meio da farinha, mas a araruta também pode ser consumida na forma vegetal. Dessa forma, poderá ser cozida da mesma forma que o inhame, batata-doce e mandioca.

Araruta X polvilho doce

iStock

A nutricionista explicou que a farinha extraída da planta contém menos amido que o polvilho doce e a diferença também está nos valores calóricos. “Em 50g de farinha de araruta tem 179 calorias, já a mesma quantidade de polvilho doce tem 355 calorias”.

Araruta e o amido de milho

Assim como o amido de milho, a araruta também pode ser usada na culinária para engrossar caldos, molhos e na preparação de mingaus. “A araruta oferece um belo brilho à preparação e pode ser usada para substituir o amido de milho, mas é necessário cozinhá-la por mais de tempo”, informou Andréa.

5 receitas com araruta para aproveitar os seus benefícios

Agora que você já sabe tudo sobre essa planta maravilhosa, confira 5 opções de receitas fáceis, deliciosas e que toda a sua família vai amar:

1. Biscoitinhos de araruta

Quem não gosta de comer biscoitinhos no café da tarde ou enquanto assiste ao seu programa de TV preferido, não é mesmo? Nesse vídeo você aprenderá a fazer biscoitinhos deliciosos com farinha de araruta. Assista e veja como é simples de fazer!

2. Bolacha de araruta com coco

A bolacha é um dos alimentos preferidos das crianças, mas é normalmente feita com a farinha de trigo tradicional, que não oferece muitos nutrientes e fibras para o organismo. Porém, nessa receita, você aprenderá a fazê-la com a farinha de araruta – um ingrediente rico em ferro, fósforo, magnésio, cálcio e com alto teor de fibras. Além disso, você poderá acrescentar coco ralado para dar aquele toque especial à receita. Assista ao vídeo!

3. Rosquinhas de araruta

Publicidade

Nesse vídeo, você aprenderá a fazer rosquinhas de araruta que vão te dar água na boa. A receita é bem simples, leva poucos ingredientes e demora pouquíssimo tempo para fazer. Acompanhe o passo a passo e se delicie!

4. Bolo de araruta

O bolo é uma das receitas mais tradicionais no mundo inteiro e os brasileiros adoram. Esse vídeo apresenta o passo a passo de como fazer bolo de araruta. A receita é fácil de fazer, tem um bom rendimento e leva em torno de 30 minutos para ficar pronta. Aprenda a fazê-la assistindo ao vídeo!

5. Petit gateau vegano com araruta

O petit gateau é uma receita típica francesa e em meados dos anos 1990 caiu no gosto dos brasileiros. Que tal aprender a fazer essa receita deliciosa em uma versão vegana? Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo!

Realmente a araruta é bem versátil, não é mesmo? Aproveite e conheça os benefícios da farinha de banana-verde, outra opção saudável para substituir as farinhas tradicionais!

Compartilhe