Alongamento de unhas: descubra as técnicas e escolha sua favorita

Escrito por
Em 02.08.19

iStock

O alongamento de unhas é uma técnica utilizada por mulheres com dificuldade no crescimento e fortalecimento das unhas naturais ou por aquelas que simplesmente preferem as unhas mais longas.

Continua após o anúncio

Para esclarecer as dúvidas que podem surgir sobre esse procedimento estético, consultamos o médico, Dr. André Adriano (CRM-SC 14956 | RQE 12393), especialista em Dermatologia.

Principais técnicas do alongamento de unhas

As principais técnicas que renovaram as icônicas unhas postiças trouxeram diversas opções em formatos complexos, únicos e coloridos. Confira abaixo quais técnicas existem e o processo e características de cada uma:

Alongamento de unhas em acrílico

A blogueira Karol Pinheiro mostra seu alongamento em acrílico. “Essa técnica é a mais tradicional. É feita da mistura do monômero líquido e pó acrílico que formam uma massa que é aplicada nas unhas. A secagem é feita com a luz natural. A manutenção dela é quinzenal”, explica André Adriano.

Leia também: Fortalecedor de unhas: saiba tudo sobre este produto poderoso

Alongamento de unhas em acrigel

A manicure Cindy ensina a fazer o alongamento de unhas em acrigel. “Essa técnica é feita com gel e recebe uma camada de pó acrílico para dar resistência e durabilidade nas unhas, encobrindo as imperfeições. A secagem utiliza a cabine de luz ultravioleta. A manutenção é também quinzenal”, comenta André Adriano.

Alongamento de unhas em fibras de vidro

A manicure Ana Paula Villar ensina a fazer o alongamento em fibra de vidro. “Essa técnica é feita dissolvendo a fibra de vidro (tramada ou fio a fio) no gel, criando uma extensão nesses fios dissolvidos. Então, ele é moldado nas unhas naturais, fixado com gel e exposto à luz ultravioleta. Apesar da manutenção ser quinzenal, pode durar muitos meses, por ser mais resistente”, orienta André Adriano.

Continua após o anúncio

Alongamento de unhas em gel

Leia também: Unhas postiças: opção rápida e prática para quem não tem tempo

Você já ouviu falar em unhas de fibra? Descubra como muitas mulheres estão lucrando com as famosas unhas de fibra, conquistando uma grande clientela e aumentando sua renda familiar com o curso de unhas de fibra.Essa técnica virou febre nos EUA e agora chega ao Brasil fazendo muito sucesso. Quero aprender a fazer unhas de fibra agora

No vídeo, confira o processo do alongamento de unhas em gel. “Essa técnica é feita com um gel para modelar as unhas que possuem uma curvatura natural, trazendo resistência e força. A secagem é feita na cabine de luz ultravioleta. A manutenção é de 20 em 20 dias”, esclarece André Adriano.

Alongamento de unhas em tips

A youtuber Michelle Rocha ensina a fazer o alongamento em tips. “Essa técnica usa como base uma espécie de unha postiça feito de plástico ABS. Sendo fixada com uma cola, ela aumenta as unhas naturais. A manutenção é de 20 em 20 dias”, resume André Adriano.

Existem algumas vantagens em aderir esse procedimento estético, como por exemplo, manter a durabilidade e também a resistência das unhas por mais tempo. Além disso, a coloração não lasca com facilidade e você não precisará fazer as unhas com tanta frequência.

Cuidados com o alongamento de unhas

iStock

Porém existem cuidados primordiais e necessários que devem ser tomados para se realizar o alongamento. Confira as recomendações do dermatologista:

Leia também: Adesivo de unha: opção prática para quem gosta de variar a nail art

  • Faça com uma profissional de confiança: procure por manicures que tenham cursos profissionalizantes e experiência; pedir indicações é sempre uma boa ideia.
  • Atente-se à limpeza do ambiente: é importante realizar o procedimento em salões ou espaços higiênicos para evitar qualquer risco de infecção.
  • Cheque os produtos e materiais utilizados: observe a validade dos produtos e prefira os materiais descartáveis.
  • Cuide da suas unhas naturais: antes de fazer o alongamento, preocupe-se em manter suas unhas naturais fortes e saudáveis; manter as cutículas durante o procedimento é importante, pois elas fazem a proteção natural das unhas.
  • Utilize luvas: depois de colocar o alongamento, indica-se reduzir a exposição à água e/ou produtos químicos para garantir a durabilidade das unhas.

Além disso, o uso do alongamento de unhas é contraindicado para gestantes, diabéticas e alérgicas a determinado componente do produto usado.

Continua após o anúncio

A orientação final do Dr. André é recorrer ao alongamento por períodos curtos: “Eu sempre oriento a procurar o uso desses artifícios em momentos exclusivos e curtos, como uma viagem ou uma festa, pois o alongamento de unhas pode piorar o quadro de fragilidade. Há o risco de infecções por bactérias e fungos que danificam a matriz das unhas, além do surgimento de câncer da pele ao utilizar radiação ultravioleta para secagem”, finaliza.

Assuntos: Unhas

Para você