Moda e Beleza

Guia do alongamento de unhas: saiba como escolher a melhor técnica

Zola Ganzorigt

Atualizado em 15.09.23

A procura por técnicas de alongamento de unha tem aumentado nos últimos anos. Além de deixá-las mais longas, o procedimento permite que você altere o formato das unhas, com o auxílio de diferentes tecnologias. A nail designer e instrutora Kátia Moreira conta quais são os métodos mais populares e tira dúvidas a seguir. Confira a matéria!

O que é alongamento de unhas?

O alongamento de unha consiste na colocação de uma prótese que cobre o leito das unhas. Ele pode ser feito de diversas maneiras e com diferentes materiais. “O mercado das unhas artificiais tem tido uma evolução espetacular nos últimos anos. Com isso, existem produtos especializados e técnicas para todos os perfis de clientes e profissionais”.

As técnicas de alongamento de unhas possuem propósitos variados. Ao saber suas características, você poderá descobrir qual procedimento atenderá melhor a sua necessidade, assim como seu custo-benefício. No próximo tópico, veja como cada tipo de alongamento é feito.

Tipos de alongamentos de unhas

Antes de escolher o seu alongamento de unha, é preciso avaliar as técnicas disponíveis e suas vantagens. Os materiais mais usados são o gel, o pó acrílico e a fibra de vidro. A seguir, a nail designer Kátia Moreira explica o passo a passo dos principais procedimentos.

Alongamento de unha em gel

alongamento de unha de gel

Rayssa Odilon

Publicidade

Como é feito: o alongamento de gel, como o próprio nome já indica, é feito com material gelatinoso. Para realizá-lo, basta aplicar o gel com o auxílio de um molde e depois secar o produto em uma cabine com luz ultravioleta. “Esse é o tipo de alongamento mais procurado. Ele demanda mais tempo para ser aplicado e modelado com o motor”.

Vantagens: um dos principais benefícios das unhas de gel é a naturalidade do procedimento, pois ele acompanha a curvatura original da tip. Outro ponto positivo “é a variedade de formatos e tamanhos possíveis. Oferece ainda ótima fixação”.

Alongamento de unha em acrílico

Como é feito: para criar as unhas de acrílico, será preciso combinar o pó acrílico com o monômero, um líquido ativador. Os dois juntos formam uma massinha que será aplicada na ponta das unhas, para dar mais comprimento. “O processo ainda inclui lixar e polir as unhas, o que dará o aspecto escolhido pela cliente”.

Vantagens: é um alongamento conhecido por sua resistência, assim como “flexibilidade, um bom custo-benefício e maior espessura para a unha”. Perfeito para quem busca ter unhas longas e fortes.

Publicidade

Alongamento de unha em polygel

Como é feito: as unhas de polygel resultam da mistura do pó acrílico com o gel. Comece pela preparação da unha natural, aplicando o desidratador de unhas, adesivador e a capa base. Na sequência, retire a goma do produto, coloque o molde de papel nas unhas e aplique a camada de polygel. Vá moldando e secando na cabine.

Vantagens: é fácil de modelar na unha, sendo indicado para profissionais iniciantes. Além disso, une o melhor de outras duas técnicas: a resistência do acrílico e a flexibilidade do gel, diminuindo os riscos de a unha quebrar. “Um produto extremamente versátil. A nail designer pode fazer desde decorações simples até as mais elaboradas”.

Alongamento com fibra de vidro

Como é feito: primeiro, se aplica a fibra de vidro nas unhas naturais e, posteriormente, vem a colocação do gel. Aqui, também será preciso secar na cabine de luz. “A fibra funciona como uma base, facilitando a construção em qualquer formato, como a unha bailarina, quadrada, stiletto e almond”.

Vantagens: a unha de fibra de vidro é um dos alongamentos mais resistentes. Os dois materiais que o compõem auxiliam em sua durabilidade. “Podemos destacar ainda o fato de que se molda ao formato original da unha, garantindo naturalidade”.

Alongamento no molde

Como é feito: nesta técnica, um molde é escolhido de acordo com a estrutura da unha. Também chamado de extensor, ele se destaca por ser personalizado e seguir o formato natural da tip. “Os moldes de papel e plástico são os mais utilizados. Porém, existem muitos tipos, com marcações diferenciadas e que facilitam o trabalho da nail designer”.

Publicidade

Vantagens: o molde deixa um aspecto delicado na unha. Com ele, você pode usar qualquer material de alongamento. Quando bem colocado pelo profissional, se adequa perfeitamente à curvatura original das unhas. Outro benefício é que sua estrutura vem toda pronta, otimizando o tempo de colocação.

Alongamento de porcelana

Como é feito: o alongamento de porcelana é semelhante à técnica de acrílico, só não usa as pontas artificiais (tips). “Tirando esse fato, o processo é o mesmo. Vai ter a preparação da unha natural, depois a aplicação e modelagem da massinha composta do pó acrílico com o monômero. Por fim, a secagem natural do produto”.

Vantagens: a técnica é conhecida por sua alta resistência. Além disso, ela pode ser moldada da maneira e comprimento que a cliente desejar. Sua duração é satisfatória e há vários tons, formas e texturas disponíveis para a aplicação.

Alongamento em acrigel

Como é feito: esse é mais um exemplo de alongamento que mistura duas técnicas: gel e pó acrílico. Para a realização das unhas acrigel, “comece fazendo a higienização das unhas naturais, depois passe uma camada de base para garantir a aderência do produto. Então, aplique duas vezes o gel, intercalando com uma de pó acrílico”. Por fim, realize a modelagem e o lixamento das unhas, concluindo com um selante e a esmaltação.

Vantagens: ideal para mulheres que possuem unhas fracas ou quebradiças, pois o alongamento de acrigel cria uma barreira de proteção. Assim, o material dá tempo hábil para o crescimento natural da unha. Ele possui ainda boa durabilidade e resistência.

Alongamento com tips

Como é feito: tips, do inglês, significa pontas. Elas são um extensor, “feitas a partir de um suporte de plástico ABS e coladas na ponta da unha. Elas têm modelos pré-prontos, com formatos que vão do arredondado ao quadrado. É, de longe, a técnica mais rápida para se fazer”. O espaço que sobra nas unhas é preenchido com o material da preferência da cliente (gel, polygel, acrílico).

Vantagens: “é recomendado para aquelas unhas que são muito curtas, que foram danificadas ou que crescem pouco”. Na lista de benefícios das unhas tips estão ainda a conservação da esmaltação, durabilidade e resistência.

O alongamento de unha é um procedimento seguro e que deixa suas unhas lindas. Diversas técnicas estão surgindo no mercado estético e, com certeza, uma delas vai combinar com sua rotina. Analise suas necessidades e o seu orçamento disponível. Depois, se jogue nessa incrível tendência!

Dúvidas sobre alongamento de unhas respondidas

Após escolher o procedimento ideal para conquistar as unhas dos sonhos, é preciso saber como mantê-las, para que sua durabilidade seja garantida. Sendo assim, a designer de unhas respondeu algumas das perguntas mais frequentes sobre alongamento de unhas. Ela explica sobre cuidados, manutenção, remoção e muito mais. Confira a seguir:

Dicas de Mulher: Qual tipo de alongamento de unhas dura mais?

Kátia Moreira: É difícil dizer qual alongamento dura mais, porém há dois fatores que impactam na durabilidade: o correto desenvolvimento da técnica pela profissional e o cuidado da cliente. Se ambos forem cumpridos, qualquer técnica terá uma durabilidade excepcional. Podem durar em média 3 meses, com manutenção a cada 20 dias, por conta do crescimento da unha.

Como cuidar do alongamento de unhas?

Para que suas unhas resistam, não use sua tip como ferramenta. Cuide também ao abrir gavetas, portas de carro, geladeira e ao pegar objetos pesados. No trabalho de casa, evite ter contato direto com produtos químicos muito fortes. Sempre use uma luva para proteger o alongamento. Além disso, respeite o prazo de manutenção.

Qual tipo agride menos as unhas naturais?

A agressão nas unhas naturais pelos produtos de alongamento é relativa. Da mesma forma que há produtos específicos para cabelos danificados por tintura, hoje, no mercado, existem muitos produtos com tecnologia avançada que agridem menos as unhas. Então, é importante usar aqueles com certificado da Anvisa e que são testados dermatologicamente. Vale destacar que não existe uma agressão comprovada do método nas unhas. A maior agressão que pode ocorrer é ao lixar a unha, para a colocação do alongamento.

Quanto tempo posso ficar com o alongamento nas unhas?

Se você respeitar o período de manutenção, poderá ficar eternamente com o alongamento. Afinal, ele funciona como uma proteção das unhas naturais. A unha não respira, como é popularmente dito. Algumas descamam, pois a técnica não foi bem feita. De tempos em tempos, é preciso fazer a remoção desse produto antigo e, na sequência, realizar uma nova aplicação. Se você deixar por um longo período sem manutenção, ele envelhece e perde a eficácia.

Quem pode fazer alongamento de unhas?

O alongamento só é recomendado a partir dos 16 anos, pois o ciclo de queratinização das unhas já está completo. Ainda é feito um processo de anamnese, para a identificação do cotidiano daquela pessoa. No caso das grávidas, está liberado fazer, desde que a gestação seja tranquila. Se tiver qualquer tipo de risco, só com autorização médica. Se a pessoa tiver feito cirurgia bariátrica ou houver alguma alteração hormonal, a lâmina é preparada de forma específica.

Como tirar alongamento de unhas?

A remoção do alongamento de unhas só pode ser feita por um profissional capacitado, não tente fazer sozinha. Quando se arranca sem cuidado, as camadas de queratina são retiradas e as unhas enfraquecem. É preciso ter os produtos adequados para a remoção.

Agora, com todas essas dúvidas esclarecidas, você pode ficar tranquila quanto ao alongamento de unha. Siga as recomendações da especialista e obtenha unhas belíssimas, no formato que quiser! Na sequência, veja vídeos e aprenda como cada técnica é feita.

Como fazer alongamento de unhas?

Os benefícios do alongamento de unha são vários! Com algumas dicas e bons tutoriais, você pode obter com o tempo experiência para realizá-lo em sua casa. Abaixo, confira uma seleção de vídeos com técnicas em gel, acrílico, fibra de vidro e muito mais:

Alongamento de unha em gel para iniciantes

No vídeo, a youtuber Andressa ensina um passo a passo de um alongamento de unha em gel que você pode fazer do seu sofá! Ela ainda mostra a lista completa de materiais que precisam ser utilizados. Assista!

Um alongamento de acrílico perfeito

Ainda tem receito para começar com os alongamentos? Nesse tutorial, Janaina Rodrigues ensina com detalhes como os profissionais aplicam a técnica em acrílico. A especialista indica as direções em que a unha deve ser lixada em cada etapa do procedimento, para um resultado perfeito.

Dicas práticas para fazer unha de polygel

Nesse vídeo, a youtuber Ana Vianna dá dicas de como fazer um alongamento de polygel em casa. O processo é um pouquinho mais demorado que os outros, portanto é preciso ter paciência. Vale conferir com atenção e, assim, entender na prática como funciona essa técnica.

Alongamento na fibra de vidro natural

Acompanhe a Thais Fialho ensinando a construir uma unha do zero. Aqui, ela mostra como fazer o alongamento com fibra de vidro para ter um efeito supernatural. Uma sugestão é utilizar diferentes tipos de lixa. Aperte o play e surpreenda-se!

Unha de gel com tips finas

O alongamento com tips é a técnica mais procurada pelas mulheres e a preferida de muitos profissionais. No vídeo, Isabele mostra como realizá-la com segurança.

Aposto que você ficou com vontade de aderir ao alongamento de unhas. Então, escolha sua técnica favorita e procure um profissional de confiança. Continue se aprofundando no assunto e conheça a importância do desidratador de unhas.

Jornalista, pós-graduada em gestão de mídias e uma entusiasta de cinema, futebol e música.