Especialista dá 6 dicas importantes para uma entrevista de emprego

Para se vestir adequadamente, é indicado pesquisar sobre o ambiente e cultura da empresa

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

A busca por um bom emprego, muitas vezes, é um caminho longo. Algumas pessoas tendem até a desanimar ao ver que, apesar de um bom currículo, com experiência anterior comprovada, não conseguem ser chamadas para a vaga desejada.

Na maioria das vezes não há uma explicação clara para isso, afinal, paralelamente a você, existem milhões de pessoas buscando um bom emprego. E, exatamente por isso, sua chance pode demorar um pouco mais para chegar. Porém, em alguns casos, o maior problema pode estar no momento da entrevista de emprego.

De nada adianta um bom currículo, se a pessoa tem dificuldades de se expressar ou se comportar em uma entrevista de emprego.

Pensando nisso, veja algumas dicas importantes de como agir e do que não fazer em uma entrevista de emprego para conquistar melhores resultados. Vale a pena se atentar a esses detalhes:

1. Vista-se adequadamente

De acordo com Angélica Nogueira, gerente de RH da Catho – site de empregos que funciona como um canal entre o candidato e as empresas ou consultorias de RH -, para se vestir adequadamente, o mais indicado é pesquisar sobre o ambiente e cultura da empresa, antes de ir à entrevista. “De maneira geral, para as mulheres, um terninho de cor neutra ou um tailleur, sapato scarpin, maquiagem leve e acessórios discretos são mais indicados”, diz.

A profissional explica que a mulher deve evitar decotes, maquiagem carregada, peças transparentes e “roupas de balada”. “Em locais menos clássicos, os jeans podem ser usados, mas não os rasgados ou os muito desbotados, o estilo discreto permanece”, destaca.

2. Aposte numa maquiagem leve

Uma dúvida bastante frequente entre as mulheres é se podem ou não se maquiar para ir a uma entrevista de emprego. Angélica Nogueira explica que elas podem, sim, fazer uma maquiagem, desde que seja básica e leve. “Para esta ocasião, é indicado utilizar sombras neutras, batons claros e tomar cuidado com o blush, para não exagerar e chamar muita atenção. Nestes casos, a maquiagem serve para uniformizar o rosto e esconder imperfeições”, destaca.

3. Exiba unhas bem feitas

Suas mãos serão claramente vistas pelo entrevistador, por isso, devem estar bem feitas. Prefira esmaltes com cores mais discretas ou aposte em uma francesinha.

4. Mantenha os cabelos bem apresentáveis

O fato de a mulher usar, na ocasião, os cabelos soltos ou presos não interfere na entrevista. Porém, “é necessário que os cabelos estejam bem limpos e arrumados. Podem estar presos (num rabo de cavalo ou coque) ou solto”, diz Angélica.

Ainda de acordo com a profissional, é bom evitar muitos acessórios, como grampos e tiaras brilhantes.

5. Seja uma boa ouvinte

Angélica Nogueira explica que é muito importante que a candidata seja uma boa ouvinte e não interrompa o entrevistador. “Após responder os questionamentos, ela poderá retirar suas dúvidas referente à função, empresa e demais informações sobre a vaga. Tal postura é considerada positiva e demonstra interesse por parte do candidato. Portanto, deve-se falar o necessário para que a entrevista não se torne um problema”, diz.

6. Tenha uma boa postura

Angélica Nogueira destaca que a postura corporal também é avaliada pelo recrutador no momento da entrevista. “A candidata deve sentar-se corretamente, gesticular somente o necessário e ter uma postura ereta. Olhar nos olhos do entrevistador é indispensável, pois transmite confiança e cria empatia. Se o entrevistador te cumprimentar com um aperto de mão, seja firme, demonstre segurança”, diz.

“Evite se movimentar toda hora e cruzar os braços, pois isso pode demonstrar desinteresse”, acrescenta a gerente de RH da Catho.

O que não fazer

Além das orientações já citadas, Angélica Nogueira lembra outras ações que não devem ser feitas durante uma entrevista de emprego:

  • Atender ao telefone celular durante a entrevista;
  • Gesticular muito;
  • Ficar mudando de posição na cadeira a todo o momento e mexer mãos e pernas sem parar;
  • Falar e rir alto;
  • Ficar com os braços cruzados ou o corpo inclinado para trás;
  • Chegar atrasado;
  • Falar mal dos antigos chefes;
  • Mentir sobre experiência profissional e conhecimentos.

Com todas essas dicas você já pode se sentir mais segura para ir a uma entrevista de emprego! Mas lembre-se que a perseverança também é muito importante na hora de conquistar uma boa vaga. Às vezes, mesmo tendo um bom currículo e se saindo bem na entrevista, você pode não ser chamada. Mas, com certeza, novas entrevistas surgirão e você terá a oportunidade de encontrar o emprego desejado!

Para você