Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Tranças nos cabelos passo a passo: tutoriais para você mesma fazer

Veja diversas maneiras diferentes de investir nas tranças e varie seus penteados frequentemente com esses tutoriais

em 25/05/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Poucos penteados são tão versáteis como a trança. Ela vai da praia até festas de gala, pode ser feita em cabelos curtinhos ou super longos, se adapta a fios lisos, cacheados e crespos e pode ser trabalhada de inúmeras formas.

Há também diversos tipos de trança: comum, espinha de peixe, embutida, francesa, grega… A verdade é que a trança é um look tão universal que você mesma também pode inventar um jeito de deixá-la como você mais gosta.

Para ajudar a fazer a trança perfeita, existem, além de tutoriais e muitas ideias inspiradoras, alguns truques de hairstylists que fazem toda a diferença.

Veja a seguir essas dicas e aprenda como ter tranças ainda mais incríveis fazendo seus penteados sem sair de casa:

6 vlogueiras ensinam a fazer lindas tranças

Quando as tranças estão prontas, formando penteados maravilhosos, parece extremamente difícil de fazer sozinha. Mas não são! Várias vlogueiras de beleza mostram, em vídeos curtinhos, que é possível aprender a fazer tranças que parecem trabalho de profissionais. Confira:

1. Trança cascata, por Pamella Rocha

Depois de pronta, a trança cascata fica tão linda que parece impossível de fazer sozinha! Mas a vlogueira Pamella Rocha ensina o passo a passo super bem. Se usá-la em uma festa, certamente todos perguntaram em que salão você fez esse penteado.

2. Trança embutida, por Jéssica Flores

A trança embutida é um penteado de dificuldade média e é uma ótima opção para aquele “bad hair day” em que nada parece dar certo em nossos cabelo. O resultado final fica prático e lindo.

3. Trança holandesa com volume, por Elia Diniz

Sabia que existe um truque bem simples para deixar suas tranças com muito mais volume? Além de contar esse segredinho, a vlogueira Ella Diniz também ensina a diferença entre trança francesa e holandesa e mostra desde o início o passo a passo para fazer uma trança.

4. Trança na franja, por Vou de Trança

Sabe aqueles dias em que você se olha no espelho de manhã e tem vontade de fazer algum look diferente, mas não sabe o que e não tem muito tempo para algo muito elaborado? A trança embutida na franja pode ser a solução. Ela é fácil de fazer e muda totalmente o visual!

5. Coque com trança embutida, por Priscila Barbosa

Dá para acreditar que este coque maravilhoso foi feito por uma pessoa só – e sozinha? O penteado é lindíssimo, resistente e fica pronto rapidinho. Com um pouco de prática, fica fácil ter esse look de princesa!

6. Trança espinha de peixe, por Camila Coelho

A trança estilo espinha de peixe é um clássico que vai do dia a dia até eventos mais sofisticados. A própria Camila confessa que não é muito boa com tranças, o que faz com que o tutorial dela seja super simples de entender e fácil de aprender a fazer.

7. Trança romântica, por Nina Secrets

Um dos penteados mais fofos, fáceis e românticos que você pode aprender a fazer é esse que a Nina Secrets ensina. Uma trança simples vai até a parte de trás do cabelo – e o truque para deixar mais natural é afrouxar as mechas.

Dicas dos profissionais

Se ainda assim parece difícil conseguir fazer uma trança perfeita, há alguns segredinhos de cabeleireiros profissionais que ajudam a alcançar o efeito desejado:

  • “Antes de fazer a trança borrife o spray de água salgada em todo o comprimento, amasse as mechas com a ajuda de uma toalha para eliminar o excesso e seque os fios com secador, amassando-os para garantir a fixação. Só depois faça o trançado. O efeito é bem natural e descolado”, ensina a hairstylist Josefa Celeni.
  • Use xampu à seco para estilizar a trança, principalmente se você não tem muito volume no cabelo. “Este tipo de xampu ainda tem a vantagem de “matificar” os cabelos, dando à trança um aspecto mais opaco”, diz a hairstylist.
  • O gel, que não costuma ser muito utilizado nas tranças, pode dar uma cara totalmente diferente e original ao penteado.
  • “Para obter um efeito mais sofisticado na trança, use gel no cabelo úmido e obtenha o efeito plástico, que é uma tendência forte e dá a trança uma aparência firme e certinha”, explica Josefa Celeni.

Para a hairstylist Mariele de Sousa, a dica para quem quer começar a se especializar na “arte” das tranças é nunca desistir, ver muitos tutoriais e praticar bastante!

Tranças inspiradoras

Depois de aprender os segredinhos, é hora de colocar a mão na massa” Veja tranças lindas para se inspirar e começar a praticar em seu cabelo:

Há infinitas maneiras de deixar seu look mais estiloso e bonito com tranças. Qual é a sua preferida?

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas