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Exercícios aeróbicos: ideais para queimar calorias e perder peso

O educador físico Dilson Bortolanza explica como os exercícios aeróbicos ajudam no processo de emagrecimento e sugere 3 opções de treino

em 29/09/2014

Foto: Thinkstock

Quando se trata de perder peso, nenhum exercício é tão eficaz quanto os denominados “aeróbicos”. Esse tipo de atividade física pode ser praticado por longos períodos de tempo sem que o praticante se sinta excessivamente fatigado ou desconfortável.

De acordo com um estudo realizado pelo Duke University Medical Center, nos Estados Unidos, os exercícios aeróbicos são os mais indicados para quem pretender eliminar a gordura abdominal. Para alcançar esse resultado, no entanto, é necessário praticá-los com regularidade. O fisiologista Cris Slentz, coordenador da pesquisa, explica que “o que realmente conta é quanto exercício você faz, quantos quilômetros caminha e quantas calorias queima. Se você opta por se exercitar em uma intensidade aeróbica mais baixa, simplesmente levará mais tempo para queimar a mesma quantidade de gordura”.

Quais são os principais exercícios aeróbicos?

”Pular corda, caminhar, correr, andar de bicicleta e nadar, por exemplo, são atividades que exigem um funcionamento mais intenso do sistema circulatório e, consequentemente, podem ser considerados bons exercícios aeróbicos”, diz o educador físico Dilson Bortolanza. De acordo com ele, praticar qualquer um desses exercícios com regularidade melhora o condicionamento físico do corpo, porque o “acostuma” a estar em movimento.

Quantas calorias cada exercício queima?

Dilson explica que cada organismo reage de modo diferente à prática física. “Isso ocorre porque cada pessoa tem características diferentes. Fatores como peso, alimentação, rotina de exercícios e histórico clínico – como problemas na coluna ou doenças respiratórias, por exemplo -, influenciam na intensidade do exercício e, por consequência, na quantidade de calorias eliminadas”, diz.

A publicação de tabelas de gasto calórico para cada exercício pode dar a entender que as quantidades ali especificadas funcionam da mesma forma para todas as pessoas, mas essa informação não é verdadeira. “A questão é trabalhar o condicionamento físico. Quando uma pessoa começa a praticar atividades físicas o condicionamento é um, mas ele vai se alterando conforme essa prática se torna rotina. Com essa alteração, o organismo pode passar a queimar mais calorias”, explica o educador.

Qualquer pessoa pode praticar exercícios aeróbicos?

”Cada pessoa tem seus limites”, diz Dilson, “os exercícios aeróbicos podem ser praticados por qualquer um, desde que esses limites sejam respeitados. O ideal é procurar um profissional de Educação Física para que ele faça uma avaliação do indivíduo e possa recomendar a intensidade e frequência correta dos exercícios”

”O sinal de que é preciso repousar é a dor”, ele afirma, “se, durante a atividade, você começar a sentir qualquer tipo de dor ou desconforto, é hora de parar”.

Confira 3 opções de séries com foco nos exercícios aeróbicos

Antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade física, é importante conversar com um profissional – esse cuidado evita que você sofra lesões e permite adotar o treinamento ideal para seu biotipo e condicionamento físico. Os treinamentos descritos abaixo são apenas sugestões genéricas e não devem ser adotados, a menos que sob orientação de um educador físico.

Treino A: comece fazendo alongamentos nas pernas, braços, cabeça e tronco; em seguida, pule corda com as pernas unidas durante aproximadamente 30 segundos, descansando por mais 30. Repita o exercício ao longo de meia hora.

Treino B: comece fazendo alongamentos nas pernas, braços, cabeça e tronco; em seguida, inicie uma caminhada ritmada, mantendo os braços flexionados ao lado do corpo. Caminhe por meia hora, aumentando o ritmo da caminhada conforme melhorar seu condicionamento físico.

Treino C: comece fazendo alongamentos nas pernas, braços, cabeça e tronco; em seguida, suba e desça dois lances de escada – pode ser a escada do prédio no qual você mora ou trabalha -, tentando manter sempre apenas um dos pés apoiado nos degraus (em outras palavras, dando “pulinhos”). Descanse por um minuto e repita o processo mais duas ou três vezes. Aumente a quantidade de vezes conforme melhorar seu condicionamento físico.

Se você pretende perder peso, comece já a praticar uma atividade aeróbica e não se esqueça: exercite-se apenas sob orientação de um profissional.

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