Como limpar peças de inox

Dicas para manter suas peças de inox sempre bonitas

Por Deborah Busko
Atualizado em 09/04/2014 14:41

inox Como limpar peças de inox

Além de bonito e resistente, o aço inox não necessita de técnicas complicadas para ficar bem conservado. O material tem grandes vantagens, entre elas as de não descascar e não escurecer com o tempo. Além disso, é versátil e sempre atual.

Mas para deixar as peças de inox sempre bonitas, é preciso saber alguns cuidados básicos que ajudam a manter suas panelas, talheres e o fogão sem riscos e brilhando por mais tempo. Confira algumas dicas muito úteis de como limpar peças de inox.

Limpeza fácil

O segredo da limpeza das peças de inox está no uso de materiais corretos e no cuidado com que é feito o procedimento. Para lavar o inox, basta usar sabão ou detergente neutro e água.

Para remover manchas de alimentos queimados e de gordura, que são consideradas leves, faça uma pasta usando bicarbonato de sódio dissolvido em álcool e aplique na peça. Depois, use um pano ou esponja macia para esfregar a superfície do aço inox. Você também pode usar uma escova de cerdas macias para a limpeza de manchas leves. Evite esfregar com movimentos circulares, dê passadas longas e uniformes, sempre no sentido do polimento do utensílio. Enxague com bastante água e seque com um pano macio.

No caso das manchas mais difíceis de serem removidas, a dica é fazer uma pré-imersão em detergente morno ou quente e água e seguir o mesmo procedimento indicado para as manchas mais leves. Se isso não for suficiente para remover as manchas das peças de inox, recorra aos produtos de limpeza, como removedores à base de soda cáustica. Não se esqueça de secar muito bem as peças com um pano macio para evitar marcas d´água.