Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Como fazer unhas em casa: passo a passo e como montar seu kit manicure

Saiba como montar seu kit de manicure e confira o passo a passo para manter as unhas bonitas e saudáveis sem sair de casa

em 06/03/2015

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Ter as unhas feitas, lixadas e pintadas é um dos hábitos de vaidade adotados por algumas mulheres, entretanto não são todas que tem tempo para ir a manicure toda semana. Por isso, fazer as unhas em casa é uma alternativa para mulheres que procuram uma solução mais barata, sem espera e que conta com o conforto da sua casa.

Além de econômica, a prática de fazer as unhas em casa é terapêutica, pois é possível relaxar e cuidar de você e da sua beleza ao mesmo tempo.

Sem contar que em casa, você utiliza seus próprios materiais e evita o risco de contrair qualquer doença devido ao uso compartilhado de alicates, esmaltes e afins.

As dicas a seguir são da manicure Damiana Emidio Ribeiro, do Instituto Embelleze, e vão te ajudar a tornar essa prática mais fácil.

Como montar seu kit de manicure

Antes de virar uma profissional das unhas, é preciso montar seu kit de manicure e pedicure. Confira os itens essenciais para adotar o hábito de fazer as unhas em casa, bem como os intermediários, que podem conceder uma ajuda extra no processo, e os profissionais, que também trazem facilidade, porém fica a seu critério adquiri-los ou não.

Para as mãos

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Básicos

  • Cortador de unha
  • Lixa (tamanho de sua preferência)
  • Esmaltes, base transparente, óleo secante
  • Alicate de unha
  • Algodão
  • Palito
  • Removedor de esmalte
  • Espátula para afastar cutícula

Intermediários

Além dos itens básicos uma lixa polidora de unhas e creme/esmalte amolecedor de cutículas podem proporcionar melhores resultados.

Polir as unhas, as deixa brilhantes e lisas, deste modo a esmaltação fica mais bonita. No entanto, caso tenha unhas frágeis e quebradiças é melhor evitar esse processo para não agravar o estado das mesmas. Nesse caso, vale substituir a base transparente por uma base fortalecedora.

Já o amolecedor de cutículas, independente de você retira a cutícula ou não, facilita o processo. Para as adeptas da retirada, o amolecedor facilita a remoção pelo simples fato de deixá-las mais moles. Enquanto que para as mulheres que preferem manter as cutículas, o amolecedor facilita o processo de empurrá-las, as deixa mais hidratadas e consequentemente mais bonitas.

Profissionais

Para conseguir uma secagem mais rápida e profissional (sem bolinhas), é possível investir num aparelho secador de esmalte. São normalmente movidos a pilha e podem ser uma ótima opção para quem não tem tempo ou paciência para esperar o esmalte secar.

Um esterilizador também faz parte da lista de itens profissionais que trazem vantagens com a aquisição. O esterilizador serve para manter alicates, espátulas e até outros itens higienizados. É importante nos casos de, mesmo em casa, compartilhar os materiais com outras pessoas, para evitar a transmissão de qualquer vírus ou doença.

Para os pés

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Básicos

  • Cortador de unha;
  • Lixa comum;
  • Lixa para os pés;
  • Esmaltes, base transparente, óleo secante;
  • Alicate de cutícula;
  • Algodão;
  • Palito;
  • Removedor de esmalte;

Intermediários

No caso do kit de pedicure, os itens que podem ser úteis são o separador de dedos e um creme esfoliante. O separador evita que as unhas recém-esmaltadas se toquem e estraguem a camada aplicada, além de facilitar todo o processo anterior à esmaltação, pois com os dedos separados é mais fácil executar os passos de lixar, cortar, etc.

A beleza dos pés não se trata somente de uma unha feita, mas sim de um pé hidratado como um todo e por isso o creme esfoliante é útil. Além de hidratar, retira a pele morta existente na região, deixando a pele dos pés pronta para ser combinada com um belo esmalte.

Profissionais

O esterilizador e o secador de esmalte, já citados no kit para as mãos, também são úteis e têm os mesmos propósitos para os pés.

Produtos para montar um kit para as unhas completo

Além dos esmaltes de sua preferência, confira uma galeria contendo todos os produtos essenciais para poder fazer as unhas em casa. E também os produtos mais profissionais citados na matéria, que você pode escolher investir ou não.

Passo a passo para fazer as unhas em casa

Antes de iniciar o processo é preciso separar os materiais que serão utilizados. “Além dos materiais é necessário também um ambiente claro, tranquilo e confortável.”, afirma Damiana.

Após isso, o primeiro passo é remover o esmalte antigo com algodão embebido no removedor de esmalte e cortar as unhas com o cortador, caso seja necessário. Feito isso é só seguir os passos abaixo:

Manicure: como fazer as unhas das mãos

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

1. Lixar: Lixe as unhas no formato de sua preferência. Procure manter uma simetria. Se for lixá-las no formato quadrado, lembre-se de lixar também as laterais da unha.

2. Polir: Caso tenha uma lixa polidora, essa é a hora de usá-la. Passe-a sobre as unhas com delicadeza, pois o processo diminui a espessura da unha.

3. Amolecer as cutículas: Passe um creme hidratante, ou aplique o amolecedor de cutículas. Deixe o creme agir por um tempo (mais ou menos 2 minutos).

4. Remover ou afastar as cutículas: Após o amolecimento das cutículas, você pode retirar o excesso da mesma com o alicate ou, se preferir não retirá-la, apenas a empurre com a ajuda da espátula e retire com o alicate apenas as “pelinhas” que podem aparecer entorno das unhas.

5. Aplicar a base: Aplique uma camada de base transparente ou fortalecedora antes do esmalte. Ela serve para aumentar a duração e a cobertura da esmaltação e proteger as unhas do pigmento presente no esmalte.

6. Esmaltação: Espere a base secar e, em seguida, aplique o esmalte escolhido. Procure aplicar camadas finas e utilizar pouco produto no pincel, partindo da parte interna em direção as pontas.

7. Aplique o óleo secante: Após colorir as unhas, aplique o óleo secante, além de contribuir para que o esmalte seque mais rápido, ele ainda melhora a cobertura e dá um brilho extra no esmalte.

8. Limpe os cantos: É normal sujar a lateral que contorna as unhas ao aplicar o esmalte e esse talvez seja o passo mais chato e demorado de realizar. Para remover molhe a ponta do palito com removedor de esmalte e envolva-a com algodão, mergulhe novamente no removedor de esmalte para molhar o algodão e passe o palito sobre os excessos de esmalte fazendo movimentos giratórios, com cuidado para não retirar o esmalte das unhas.

9. Secagem: Para agilizar o processo de secagem do esmalte você pode utilizar um secador de esmalte ou um spray secante. Caso não tenha nenhum desses itens, aguarde a secagem natural das unhas, só é preciso cuidado para não tocar/esbarrar em nada.

Pedicure: como fazer as unhas dos pés

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

1. Esfoliar: Antes de partir para as unhas é interessante hidratar e esfoliar a pele dos pés. Para isso, mergulhe os pés em água morna durante 2-3 minutos. Seque-os e inicie a esfoliação. Uma outra alternativa é lixar a sola dos pés para retirar o excesso de pele e calosidades.

2. Hidratar: Depois de esfoliar, aplique um creme hidratante massageando os pés até que o creme se espalhe completamente.

3. Lixar as unhas: Agora sim, lixe as unhas de forma que fiquem retas e proporcionais.

4. Amolecer e afastar as cutículas: Assim como nas unhas das mãos, você pode optar por retirar ou não as cutículas. Ao decidir retirá-la faça uso de um bom alicate para isso. Caso prefira mantê-la em seu lugar, apenas afaste-a com a ajuda da espátula.

A partir daí é só seguir os mesmos passos do processo de fazer as mãos: aplicar a base, o esmalte, o óleo secante, limpar os excessos nos cantos e deixar secar. Só lembrando que na hora de pintar as unhas dos pés é interessante utilizar um separador de dedos para facilitar a esmaltação.

“Capriche na escolha da cor do esmalte, pois muitas vezes ele revela o que esta dentro de nós. Escolhendo cores que combinem com sua personalidade você se sentirá mais linda e poderosa, estando bem com a sua auto estima sempre.”, aconselha a profissional.

Tutoriais para cuidar das unhas sem sair de casa

Caso tenha restado alguma dúvida ou queira visualizar o processo de fazer as unhas em casa, confira quatro vídeo-tutoriais que podem te ajudar:

Os perigos de compartilhar alicate de unhas

Muitas mulheres estão mudando de hábito e ao invés de retirar, estão apenas afastando as cutículas, a fim de evitar qualquer corte e propensão à contrair fungos, vírus ou bactérias por meio do uso e principalmente do compartilhamento de alicates.

Segundo a especialista do Instituto Embelleze, não é aconselhável compartilhar alicates, no entanto, nos casos em que isso não pode ser evitado, o importante é manter o material esterilizado.

“Compartilhar alicates não é uma ação segura, pois ficamos vulneráveis as doenças contagiosas, tais como hepatites, HIV e outras. Por isso, os alicates tem que estar devidamente esterilizados.”, afirma Damiana.

Além disso, a cutícula tem função protetora e ao retirá-la o corpo entenderá que precisa repor essa camada de proteção, ativando e aumentando o crescimento da pele que a forma.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas