Como fazer enfeites para o Natal

Fazer enfeites em casa é fácil e ainda torna a sua decoração muito mais exclusiva e personalizada

Por Alessandra Busko
Atualizado em 18/03/2014 17:18
fazer enfeites de natal Como fazer enfeites para o Natal

Foto: Thinkstock

Para deixar a decoração do seu gosto e ainda economizar, uma boa opção pode ser fazer seus próprios enfeites natalinos, seja para pendurar na árvore, uma guirlanda para a porta ou até mesmo enfeites para decorar a mesa da ceia.

Fazer seus próprios enfeites para o Natal ou até mesmo reformar os antigos é um trabalho relaxante e pode deixar não só você, mas seus amigos e a família orgulhosos e admirados pelo seu talento. E o melhor, os enfeites serão exclusivos. O que vale é soltar a criatividade e ter muito bom gosto na hora de criar os enfeites para deixar a casa ainda mais bonita no clima natalino.

Dicas para fazer enfeites de Natal caseiros

É possível para criar os enfeites caseiros para o Natal usando materiais simples e de preços acessíveis ou aproveitar o que você já tem em casa mesmo.

Latas, caixinhas de leite, pedaços de fita e tecido decorativo podem virar um vasinho ou uma caixinha, já as garrafas pet, podem se transformar em árvores e guirlandas. Pode-se fazer um castiçal com papéis de texturas diferentes, bolas de isopor servem para montar bonecos de neve e fazer bolinhas diferentes para a árvore.

Com retalhos de tecidos, fitas e outros aviamentos esquecidos na caixinha de costura, crie enfeites variados para pendurar na árvore, customizar a guirlanda e outras peças. As rolhas ou tampas de bebidas podem virar lindas guirlandas ou árvores de natal, mas é preciso juntar várias para conseguir um enfeite ainda mais bonito.

Para quem gosta de fazer dobraduras, os enfeites ficam ainda mais interessantes e divertidos quando feitos em formato de papai noel, estrelas, árvores e bolas coloridas. Com os materiais como EVA e feltro é possível criar diversos desenhos natalinos e enfeites feitos através de moldes ou da maneira que desejar. Abuse do glitter, fitas, linhas, botões, miçangas das mais variadas cores e faça o contorno e acabamento dos enfeites natalinos deixando tudo mais alegre e divertido.

As luzes de natal, conhecidas como “pisca-pisca”, deixam a árvore mais bonita e iluminada, mas elas também podem servir como enfeite para o ambiente todo. Deixe a sua decoração ainda mais moderna aplicando as luzes pela casa no corrimão da escada, na parede como se fosse uma cortina e em volta dos enfeites maiores para iluminá-los ainda mais. As cores não precisam necessariamente ser somente as tradicionais, vale a pena apostar nas luzinhas coloridas para deixar o Natal ainda mais divertido.

Passo-a-passo: como fazer enfeites de Natal

enfeites de natal feltro Como fazer enfeites para o Natal

Foto: Thinkstock

Os vídeos abaixo mostram o passo-a-passo de como fazer enfeites para o Natal. Aproveite as sugestões e comece hoje mesmo a fazer os seus para deixar sua casa decorada para o Natal.

Ideias rápidas e baratas para decorar a mesa de Natal

Confira ideias para reaproveitar objetos que você já tem em casa como garrafas, taças e xícaras, os quais ficam totalmente diferentes quando adornados com a temática natalina.

Guirlanda com fotos da família

Torne a sua guirlanda de Natal ainda mais especial decorando ela com fotos da sua família. Você pode pendurá-la na sua porta, na parede ou na árvore se ela ficar pequena.

Enfeites de Natal em EVA

Usando moldes é fácil fazer enfeites como renas e Papai Noel com EVA. O material é barato e a criação dos enfeites é bem fácil.

Presentes para pendurar na árvore

Aprenda uma maneira ultra fácil de criar presentes “de mentirinha” para pendurar na árvore ou para deixar embaixo dela como decoração.

Árvore de Natal com garrafa PET

Quer que seu Natal seja literalmente verde? Que tal optar por uma alternativa ecológica e criar uma árvore de garrafas PET em vez de comprar uma industrializada? Veja no vídeo como é fácil fazer a sua.

Modelos de enfeites para o Natal

Confira na galeria abaixo alguns modelos de enfeites para o Natal que podem ser feitos por você em casa mesmo.