Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como combater os cupins

Saiba como acabar com as pragas que são capazes de destruir móveis, portas e outras estruturas de madeira

em 05/12/2014

Os cupins de madeira seca são pragas que se proliferam e se alimentam de madeira podendo causar um grande estrago em móveis, portas, rodapés e demais lugares que apresentam o material. Em alguns casos, eles também podem causar danos em livros, documentos, malas, roupas, sapatos e cobertores, especialmente quando não são usados por um bom tempo.

Estes bichinhos são quase invisíveis aos nossos olhos, mas causam um grande estrago. A invasão geralmente acontece em cantos escuros e úmidos, sempre na parte interna dos móveis e objetos. Os cupins são capazes de corroer todo o móvel por dentro sem destruir a parte exterior.

Para detectar se o ambiente ou algum móvel está sendo atacado por cupins, basta conferir se não há alguns indícios de resíduos deixados por eles, como um pó granulado no chão ou ao lado do móvel.

Como combater os cupins

O método mais comum de como acabar com cupins é aplicar veneno no móvel ou em qualquer outra estrutura que seja feita com madeira. O veneno garante o desaparecimento dos cupins por até cinco anos, mas por se tratar de um produto tóxico e de cheiro forte, é preciso se ausentar do local por até 72 horas para evitar reações alérgicas e respiratórias.

Um dos métodos mais modernos para combater os cupins é usando iscas que funcionam como anticoncepcionais. Os cupins deixam de comer os móveis e outros objetos de madeira e passam a comer a isca, que serve de alimento para o resto da colônia e para a rainha. Em um período de seis meses a um ano, a rainha perde sua capacidade reprodutiva e morre de fome. A vantagem das iscas é que elas não apresentam cheiro, não contém veneno, por isso não é preciso abandonar o estabelecimento por um tempo depois que elas são usadas.

Dicas

  • Ao comprar um imóvel ou qualquer outro objeto que seja fabricado com madeira, verifique se não há indícios de cupins;
  • As portas e janelas com telas impedem a entrada de pragas no ambiente;
  • Aplicar verniz em móveis, janelas, batentes, molduras de quadros, portas e outros locais que tenham madeira, é uma das maneiras de evitar os cupins;
  • Como a umidade favorece a proliferação de cupins, é recomendado consertar os vazamentos e infiltrações da casa imediatamente;
  • O verão é a época favorita dos cupins, redobre os cuidados com a casa durante a temporada de calor e proteja-se das pragas.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas