3 razões para evitar o uso do vinagre de maçã no rosto

Escrito por
Em 03.11.21

iStock

Por                                
Em 03.11.21

Cada mulher tem um tipo de pele, não existe um produto perfeito para todas. Porém, pode-se considerar que o vinagre de maçã no rosto não é tão eficaz quanto o produto é na cozinha, independente o tipo de pele. Aprenda sobre o assunto com a dermatologista e se atente aos perigos dessa prática.

Publicidade

É indicado o uso de vinagre de maçã no rosto?

A Dra. Rebeca Zurita Joppert CRM MT 10.210 explica que “o vinagre de maçã é um produto produzido a partir da fermentação das maçãs, e durante esse processo de fermentação dupla é produzido o ácido acético, seu principal componente. Esse ácido pode ter efeitos benéficos no nosso organismo, como bom anti-inflamatório, antioxidante e bactericida.”

Através dessa lista de benefícios, supõe-se que ele pode ser utilizado no rosto, o que é “um mito bem antigo que algumas pessoas ainda carregam: usar o produto no rosto, principalmente antes de dormir”, alerta a profissional.

  • Não é um produto indicado para usar no rosto: “algumas pessoas acabaram difundindo o uso do vinagre de maçã no rosto, por ser um “bom” produto para tratar acne, poros, manchas e melasma. O que não é verdade!”, esclarece Rebeca;
  • Ele não seca espinhas: se você quer tratar espinhas, não utilize esse método. A dermatologista afirma que “ele não trata corretamente as lesões de pele”;
  • Piora a acne: a profissional diz que “sua aplicação no rosto (mesmo que de forma diluída na água) pode alterar o pH da pele no local, gerando irritação, alergias, manchas indesejáveis e até piora do quadro de acne. Portanto, nós dermatologistas, orientamos a não usar esse produto como parte do seu skincare.”

Já deu para perceber que o vinagre é bem mais útil na cozinha do que na pele, não é mesmo? Por isso, a médica relembra que “existem bons produtos, com custo acessível, capazes de ajudar e auxiliar nos cuidados da pele do seu rosto, com menos riscos de efeitos adversos.” Para cuidar da saúde da sua pele de forma econômica e eficaz, confira algumas opções de creme para o rosto inidcadas por uma dermatologista.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão