Top Coat: tipos, como usar e os melhores produtos do mercado

Escrito por
Em 26.02.19

iStock

O top coat tem se tornado indispensável na hora de fazer as unhas. O produto, que conta com acabamentos e fórmulas variadas, promete secagem rápida do esmalte, além de prolongar a durabilidade de uma unha caprichada por muitos dias. Confira os tipos diferentes de Top Coat, como aplicá-lo e os melhores produtos do mercado para você comprar já.

Continua após o anúncio

O que é Top Coat?

iStock

Assim como o extra brilho, o Top Coat é um finalizador que faz toda a diferença nas unhas. Como o nome sugere, é uma cobertura para ser passada por cima do esmalte e que promete secagem rápida, maior duração das unhas, além de uma finalização homogênea que não deixa imperfeições, como aquelas bolinhas indesejadas.

Além disso, há diversos tipos de Top Coat que prometem coberturas diferentes.Veja quais as diferenças entre eles:

  • Gel: o Top Coat em gel promete finalizar e proteger as unhas e dar acabamento brilhante. Alguns produtos em gel são ativados com a câmara de luz UV, o que prolonga ainda mais a duração do esmalte.
  • Extra brilho: esse é o tipo mais comum e acessível de Top Coat. Trata-se de uma cobertura fina que seca rápido, confere brilho, intensifica a cor do esmalte e corrige imperfeições.
  • Fosco: e se você é apaixonada pelas unhas matte, essa é a cobertura ideal para você. Esse Top Coat pode ser aplicado por cima de qualquer esmaltação para um efeito fosco.
  • Holográfico: esse Top Coat pode ser aplicado por cima do esmalte e oferece um efeito supercool. Com essa cobertura, as unhas mudam de tonalidade de acordo com a luz, o que pode alterar o tom original do esmalte.
  • Glitter: com esse Top Coat é possível transformar qualquer esmalte comum em um de glitter. Além dos brilhinhos, essa cobertura prolonga a duração das unhas e não deixa que o esmalte craquele.
  • 3D: esse Top Coat é para as que adoram uma unha decorada diferente. A cobertura é mais espessa, criando um acabamento e um efeito de profundidade.

Top Coat: como usar

iStock

Você pode usar o produto de duas formas: como finalizador do esmalte ou então como uma película protetora. Essa segunda técnica é indicada para quem gosta de nail arts caprichadas e não quer correr o risco de estragá-la com um finalizador. Veja o passo a passo de como fazê-las:

Leia também: Unhas decoradas fáceis de fazer: tutoriais e 50 modelos para se inspirar

Top Coat como finalizador

  1. Aplique a base e o esmalte de sua preferência;
  2. Com as unhas já esmaltadas, aplique o Top Coat formando uma cobertura fina;
  3. Aguarde alguns minutinhos para secar e está pronto!

Top Coat como película protetora

  1. Pegue uma embalagem do tipo Tetra Pak, abra-a e deixe o interior da caixa virado para cima;
  2. Na superfície prateada, faça retângulos mais ou menos do tamanho da sua unha com o Top Coat;
  3. Faça 3 ou 4 camadas por cima do retângulo para criar uma espessura fina;
  4. Espere que a película esteja completamente seca para então retirá-la com a ajuda de um palito de unhas.
  5. Cole essa película por cima da sua unha já esmaltada e pressione nos cantinhos para melhor aderência;
  6. Aplique mais uma camada de Top Coat por cima e retire os excessos e as bordinhas com o auxílio de um palito.

Com esse acabamento, você faz com que suas unhas durem muito mais tempo, além de ficarem brilhantes e com a aparência lisinha. Pronta para testar?

Os melhores top coats e onde comprar

Agora que você descobriu os tipos de Top Coat e sabe como aplicá-lo, confira os melhores produtos do mercado e escolha um para você!

Continua após o anúncio

1.Verniz extra brilho, da Impala

Esse é um dos Top Coats mais acessíveis do mercado e promete extra brilho, maior durabilidade do esmalte, além de secagem rápida. A cobertura não altera a cor e é um dos favoritos das blogueiras.

“Ele promete brilho espelhado, secagem rápida e aumento da durabilidade do esmalte. No quesito “brilho espelhado” não tenho o que reclamar: excelente! […] A cobertura de imperfeições também é das melhores – eu adorei, vira e mexe amasso a pontinha ou esbarro no cabelo. Cobriu praticamente tudo!” – Bia Jiacomine

Leia também: Unhas nude: 50 inspirações que são pura elegância

2. Top Coat efeito gel, da Vult

Esse Top Coat é incolor, além de promover brilho e duração prolongada do esmalte. A embalagem é black out, pois o produto é reativo à luz natural, portanto, não é necessário colocar as unhas na câmara de luz UV para a ativação da cobertura. O pincel tem corte arredondado, o que facilita a aplicação.

“Passei 6 dias com o esmalte nas mãos e achei que a performance do top coat é muito boa, principalmente na promessa do brilho, esse sim dura muito!” – Vício de Menina

3. Top Coat efeito gel, da Colorama

Esse Top Coat promete prolongar a durabilidade das suas unhas, deixando-as intactas por 10 dias. O produto intensifica a cor e ajuda a manter o brilho e o efeito gel por um longo período.

Leia também: Unhas curtas decoradas: 80 ideias e tutoriais para fazer em suas unhas

Continua após o anúncio

“Se gostei? Eu amei! Quero todas as cores e vou usar só esse tipo de esmalte agora. Espero que as outras marcas lancem coisas parecidas para que a gente tenha mais opções. […] Ele também é fácil de limpar. Assim como também é fácil de tirar com acetona tradicional. ” – Manu Alves

4. Top Coat quick dry, da Revlon

O produto promete uma cobertura forte e resistente, deixando as unhas bonitas por mais tempo. O Top Coat seca em apenas 60 segundos e é de fácil aplicação. O produto conta ainda com proteção UV, o que mantém a cor do esmalte.

“Ele é um extra brilho bem fácil de passar, que seca rapidamente e tem um brilho que faz a diferença. […] O esmalte que antes durava 2/3 dias, agora aguenta uns 5/6 dias facilmente. […] Para quem gosta de rapidez na hora de fazer as unhas, vale o investimento! ” – Carla Paredes

5. Top Coat brilhante, da Risqué

A fórmula do produto é hipoalergênica e proporciona o acabamento perfeito para uma esmaltação. O produto é facilmente encontrado em farmácias e em lojas de cosméticos e o preço é acessível.

“O que chama a atenção nessa Cobertura Brilhante é que ela é completamente transparente e não altera a cor do esmalte finalizado. […] O brilho que o top coat adiciona ao esmalte é lindo e bem espelhado.” – Tatiana Michels

6. Top Coat 3D gel, da Bourjois

Esse Top Coat deixa as unhas uniformes e com uma cobertura homogênea. A fórmula em gel adiciona extra brilho e valoriza qualquer esmalte.

“Notei que a fórmula dele é mais grossinha que os Top Coats nacionais. Está superaprovado porque além do brilho magnífico que ele deu ao esmalte, secou bem rapidinho, deixou a superfície lisinha (encobrindo algumas marquinhas de pincel que eu tinha deixado) e fez o esmalte durar bem mais nas minhas unhas do que tem durado ultimamente.” – Jake Badulake

Continua após o anúncio

7. Top Coat, da Vefic

Esse Top Coat confere brilho e proteção para as unhas, e, apesar de ser roxinho, não altera a cor do esmalte. A fórmula é fina e leve, e o pincel de aplicação é maior, cobrindo toda a unha com apenas uma aplicação.

“O que eu achei que faz a diferença é o pincel dele! É super flat, que é ótimo de passar! Com uma pincelada você cobre toda a unha. […] Outra coisa que gosto muito dele é a fluidez dele, é bem fininho e leve, não fica aquela pasta pesada que muitos deixam.” – Paula Lomeu

8.Top Coat gel finish, da Avon

Esse Top Coat está na lista dos favoritos das manicures e blogueiras. A fórmula promete aumentar a duração do esmalte em até 5 dias, e também é hipoalergênica. A cobertura destaca a cor e adiciona brilho.

“É um top coat denso, que não precisa de uma camada espessa, nem de duas camadas. Basta uma, o que faz o rendimento ser ótimo. A aplicação é fácil e a secagem é extremamente rápida […] Se você gosta de unhas decoradas, como eu, saiba que foi o melhor Top Coat que eu já usei até hoje para fixar e dar acabamento em adesivos, películas, pedrinhas etc.” – Fabiana – Necessaire de mulher

9. Gel Coat finish top, da Mavala

Esse é um finalizador em gel, que garante brilho intenso e maior durabilidade do esmalte. O Top Coat forma também uma camada protetora que previne lascas e imperfeições na unha. Não é preciso secar na luz UV, já que é formulado com Resina de Nitrocelulose e sem químicas pesadas.

“Ele é um finalizador com acabamento em gel, que contém a nova fórmula de resina de nitrocelulose. E o que é melhor: não usa produtos químicos, dá um aspecto superbrilhante, diminui os riscos de a unha lascar, tem longa duração e secagem rápida. Testei – e aprovei!” – Simone Galib

Viu só como esse item é indispensável na hora de fazer as unhas? As marcas contam com acabamentos diferenciados, mas todos prometem unhas brilhantes, com durabilidade prolongada e uma finalização caprichada.

Assuntos: Unhas

Para você