Dicas de Mulher Dicas de Beleza

10 tatuagens que você deveria pensar muito bem antes de fazer

Evitar as tatuagens que estão "em alta" e não fazer uma tatuagem apenas por impulso ou pressão social são as principais dicas para não se arrepender

em 15/12/2014

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Tatuagens são marcas permanentes na pele e por mais que os recursos para removê-las estejam cada dia mais avançados, custam caro e demandam tempo e dedicação. Por isso, é muito importante que se pense com calma antes de decidir fazer uma tatuagem e que a escolha do desenho ou frase seja feita sem pressa. Tomando essas precauções você terá menos chances de se arrepender do que fez depois de algum tempo.

Segundo o tatuador Kleber Martins do estúdio Mister Tattoo, as tatuagens de nomes (namorados ou casais) estão com certeza entre as mais procuradas para se fazer uma cobertura, e o motivo é bem óbvio, o fim do relacionamento.

“Entretanto, tem crescido muito o número de tatuagens erradas, isso mesmo, desenhos errados. Noto muito isso no Irezumi, popularmente conhecido como tatuagem oriental, que se tornou muito popular aqui no Brasil. Este estilo tem muitas características peculiares que precisam ser preservadas e se você foge destas “regras” com certeza o resultado final será ruim. O exemplo mais comum é a fênix, vejo muitas tatuagens de fênix que parecem mais papagaios ou galinhas, isso é resultado da falta de estudo e de boas referências do estilo” alerta o profissional.

Outro problema citado pelo tatuador são as tatuagens feitas quando se é muito novo. “Não me refiro somente a adolescentes, as preferências de uma pessoa de 18, não são iguais às preferências desta mesma pessoa com 30, então a probabilidade de arrependimento também é grande nesse caso” complementa.

As tatuagens feitas apenas para se sentir parte de um grupo ou tribo também podem causar arrependimento no futuro, pois foram feitas apenas para se ajustar a uma categoria e não por vontade própria. Por fim, aquelas tatuagens que estão “na moda” e todo mundo faz também podem gerar um certo desconforto quando se tornam comuns demais e a pessoa pode acabar querendo cobri-la também.

Considerando todos esses fatores, fica claro que é essencial pensar duas vezes antes de se tatuar e escolher um desenho que realmente tenha significado na sua vida. E para evitar as escolhas mais desastrosas, confira esta lista das tatuagens que mais podem te trazer arrependimento.

1. Tatuagem de casal ou nome do namorado

Tatuagem de casal. Foto: Reprodução

Tatuagem de casal. Foto: Reprodução

Por mais que a gente queira que os relacionamentos durem para sempre, é impossível ter uma garantia de que nunca acabará. E mesmo que a possibilidade de um término seja bem remota, ela existe, sempre existirá. Então é bom tomar cuidado antes de cravar o nome dele permanentemente na sua pele.

Alternativa: para representar seu amor por alguém, em vez de escrever o nome da pessoa, tatue um coração ou algum símbolo que represente o casal. Será mais fácil conviver com isso caso o romance acabe.

2. Nomes de artistas, bandas e celebridades

Tatuagem com o nome da cantora Miley Cyrus. Foto: Reprodução

Tatuagem com o nome da cantora Miley Cyrus. Foto: Reprodução

Nossos gostos e preferências tendem a mudar com a passagem dos anos e conforme nossas experiências na vida. Será que seu amor por uma determinada banda ou por um famoso será realmente tão eterno a ponto de ser necessário tatuar seu nome?

Alternativa: tatue uma frase de uma música deste artista ou uma citação da celebridade, desde que seja algo que tem realmente alguma representatividade na sua vida, algo do qual você provavelmente não se arrependerá.

3. Símbolos de outras culturas, sociedades ou religiões

Tatuagem com o símbolo do Nazismo. Foto: Reprodução

Tatuagem com o símbolo do Nazismo. Foto: Reprodução

Quando escolhemos um símbolo de uma cultura que a gente não conhece, a chance de errar é grande, principalmente quando se trata de culturas e religiões mais desconhecidas e das quais é difícil encontrar referências realmente confiáveis.

Alternativa: tatue um símbolo mais conhecido, de significado claro e mais popular, como o símbolo do infinito ou o símbolo de paz.

4. Frases em idiomas que você não domina

"No regrets" em inglês significa "sem arrependimentos", mas está escrita de forma errada na tattoo. Foto: Reprodução

“No regrets” em inglês significa “sem arrependimentos”, mas está escrita de forma errada na tattoo. Foto: Reprodução

Outro típico erro comum de quem faz tatuagens sem pesquisar bem antes. Se você não fala o idioma da frase que quer tatuar, a chance de errar já começa por aí. Só tatue se você tiver alguém de confiança que conhece para verificar se a frase está correta, se a ortografia também está e se o significado realmente é o que você deseja expressar.

Alternativa: tatue uma frase no idioma que você quer que seja mais conhecida. Por mais que fique com uma tatuagem mais cliché, pelo menos você terá mais formas de saber o que ela significa e que realmente está certa, por ex: “Carpe Diem” em latim.

5. Referências a drogas

Tatuagem da folha de maconha. Foto: Reprodução

Tatuagem da folha de maconha. Foto: Reprodução

Por mais que você hoje ache legal tatuar uma referência à maconha ou outras drogas, lícitas ou não, a chance de você, no futuro, achar isso abominável, é grande! Cuidado. Além desse fator, tatuar algo relacionado a drogas pode te atrapalhar na vida profissional.

Alternativa: em vez de tatuar uma folha de maconha, tatue uma comida que você gosta.

6. Referências sexuais

Tatuagem de vagina. Foto: Reprodução

Tatuagem de vagina. Foto: Reprodução

Quando somos adolescentes ou ainda muito jovens, é comum termos a vontade de tatuar imagens relacionadas a sexo com o intuito de sermos engraçados, porém, com o tempo, esse tipo de tatuagem pode ter o gosto amargo do arrependimento.

Alternativa: se você fizer muita questão de tatuar algo relacionado a sexo, talvez uma alternativa seja desenhar algo pequeno e em um local discreto do corpo.

7. Retratos

Tatuagem retrato da Marilyn Monroe. Foto: Reprodução

Tatuagem retrato da Marilyn Monroe. Foto: Reprodução

Esse é o tipo de tatuagem que muito frequentemente a imagem fica assustadora e acaba não tendo nada a ver com o rosto da pessoa tatuada. Os traços nem sempre ficam tão naturais como você imaginaria que fosse ficar.

Alternativa: se você quer homenagear seu filho, sua mãe ou seu pai com uma tatuagem, é melhor que seja escrevendo o nome ou desenhando algo que o faça lembrar dessa pessoa querida. Se você quer homenagear um namorado ou o marido, volte alguns itens e leia o número 1 novamente.

8. Tatuagens da “moda”

Tatuagem no pulso, uma das últimas "modas" de tatuagem. Foto: Reprodução

Tatuagem no pulso, uma das últimas “modas” de tatuagem. Foto: Reprodução

Tatuagens são quase como a moda das passarelas, em cada época, alguns desenhos se tornam tendência e muita gente acaba fazendo só porque está “em alta”. Vale lembrar que tatuagem é para sempre e que quando a moda passar, você pode achar o desenho meio ridículo se ele não tiver nenhum significado pessoal.

Alternativa: desenhe ou escreva na tatuagem algo que tenha marcado sua vida, um momento importante, uma citação que você gosta, enfim, algo com significado em vez de algo que está apenas na moda.

9. Logotipos de marcas

Tatuagem da marca Apple. Foto: Reprodução

Tatuagem da marca Apple. Foto: Reprodução

Definitivamente essa é uma ideia da qual provavelmente você irá se arrepender. Daqui a 30, 60 anos será que você ainda achará legal ou engraçado ter tatuado o brasão da Chanel na sua nuca ou o símbolo do McDonalds no seu braço?

Alternativa: repense sua tatuagem. Tem certeza de que precisar tatuar uma marca no seu corpo?

10. Tatuagens nas mãos, pescoço ou no rosto

Tatuagem no pescoço. Foto: Reprodução

Tatuagem no pescoço. Foto: Reprodução

Tatuagens em locais que ficam sempre aparentes podem não só cansar como também causar problemas em empregos muito formais ou tradicionais, em que os clientes e/ou colegas de trabalho tenham uma visão errada sobre tatuagens. Mas, se você acredita que não vai se cansar de ver essas tattoos, vá em frente. Mas, lembre-se de que, no rosto, por exemplo, não será tão fácil cobrir um desenho com outro maior caso você se arrependa. O resultado final pode ficar estranho. Então pense bem antes de fazer.

Alternativa: para evitar que você enjoe de ver sua tatuagem todo dia a todo momento, opte por locais mais escondidos do corpo, como costela, costas, nuca.

Comentários
Dicas relacionadas