Dicas para fortalecer os fios com o shampoo para crescer cabelo

Escrito por
Em 16.05.21

iStock

Por                                
Em 16.05.21

Muitas pessoas querem ter um cabelo forte, longo e cuidado. Então, elas acabam aderindo a fórmulas milagrosas e tratamentos caseiros que nem sempre são eficazes. Por isso, convidamos a médica dermatologista Yana Leda para falar sobre os do shampoo para crescer cabelo. Acompanhe!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Shampoo para crescer cabelo funciona?

Segundo a dermatologista, “não há provas científicas de que o shampoo possa influenciar no crescimento. Isso porque ele fica pouco tempo em contato com o couro cabeludo e não há penetração dos ativos para estimular os fios. Porém, uma fórmula que fortaleça os fios é importante para que o cabelo cresça e não quebre antes de atingir o comprimento desejado”.

Nesse sentido, vale ressaltar, o shampoo ajuda a fortalecer os fios, e isso pode ser positivo para auxiliar o cabelo a crescer posteriormente.

Os melhores shampoos para crescer cabelo

”Em primeiro lugar devemos afastar doenças do couro cabeludo e investigar se não há calvície genética, que faz com que os fios fiquem mais finos e curtos progressivamente”, nos contou Dra. Yana. Então, caso os fios estejam fracos, “o tratamento com shampoo e máscaras pode ser benéfico”. Por isso, listamos algumas opções bem avaliadas pelas blogueiras para cuidar das suas madeixas.

1. Shampoo SOS Crescimento 250ml, da DaBelle Hair – $

O shampoo para crescer cabelo da marca DaBelle Hair possui óleo de rícino na sua composição, além de biotina, que é uma vitamina que ajuda a deixar os fios mais resistentes. Ele limpa o cabelo, hidrata, fortalece e ajuda no crescimento de forma saudável. Esse produto ainda é indicado para cabelos quebradiços e fracos, que precisam de um cuidado especial.

“Ele é branquinho, perolado, bem cheiroso – a linha toda é bem cheirosinha – meu cabelo não ressecou em nada, nada mesmo.” – Flaviana Viana

2. Shampoo SOS bomba, da Salon Line – $

Esse shampoo para crescer cabelo faz parte de uma linha completa que auxilia no crescimento dos fios. Ele promete fazer o cabelo crescer em até 15 dias e possui whey protein, vitamina A e aiotina na sua fórmula. Além disso, ele pode ser utilizado em todas as lavagens, porém, o recomendado é usá-lo de forma contínua.

“O shampoo tem uma consistência boa e possui um cheiro muito bom. Eu gostei muito desse produto.” – Cindy Brito

3. Shampoo Cresce Cabelo 500ml, da Forever Liss – $$

O shampoo para crescer cabelo da Forever Liss já é bastante conhecido no mercado. Ele promove o crescimento dos fios de forma saudável, pois possui em sua fórmula ingredientes como vitamina A, biotina, pantenol e ceramidas. Além disso, ele não possui sal e é indicado para auxiliar no combate à queda.

Publicidade

“Esse shampoo da linha Cresce Cabelo não alterou em nada da oleosidade do meu cabelo, ao contrário, eu senti que deu uma normalizada, mas não ressecou as pontas. (…) Sim, cresceu legal, mais de um dedo. Então achei bem satisfatório.” – Carla Guimarães

4. Shampoo Antiqueda Engrossador 415 Ml, do Tio Nacho – $$$

Esse produto promete deixar o couro cabeludo mais resistente, promovendo o crescimento e evitando a queda. Ele foi feito especialmente para cabelos muito finos e sem volume, assim como os outros dessa mesma marca. Porém, o diferencial é que esse shampoo para crescer cabelo também é engrossador. Vale salientar que a sua fórmula possui geléia real e aminoácidos de origem natural.

“No meu cabelo cabelo ele não deu mais volume (…) e ele também não engrossou os meus fios. Portanto, não posso dizer sobre isso porque comigo não funcionou. Mas em relação a queda, ele diminuiu bastante a queda do meu cabelo, eu amei!” – Flaviana Viana

5. Shampoo Amino Whey 240ml, da Yenzah – $$$

O shampoo antiqueda da Yenzah age diretamente na raiz, nutrindo o couro cabeludo e estimulando o crescimento rápido e de forma saudável. Outra finalidade é que ele combate a queda, sem ressecar. Além disso, o produto não possui sulfato, é leve e deixa as madeixas macias e revitalizadas.

“O cabelo está simplesmente maravilhoso. Eu senti sim que relativamente que diminui a queda, principalmente durante o banho, que é a hora em que eu penteio meu cabelo e tenho mais perda de cabelo. Mas uma dica que eu queria deixar para vocês é que meu marido está testando essa linha e eu já senti um resultado muito bacana nas entradinhas dele.” – Keila Grotto

6. Shampoo Cavalo Forte – Shampoo Fortalecedor – 300ml, da Haskel – $$$

Esse shampoo para crescer cabelo da Haskel foi criado para dar brilho e fortalecer a fibra capilar. Ele é indicado para cabelos fracos e com dificuldade de crescimento, além de proporcionar maciez, força e limpeza. O produto ainda possui importantes ingredientes que auxiliam no cuidado, como queratina, pantenol e biotina.

“O cabelo fica realmente mais forte, usando esses produtos, porque ele vai reconstruir o cabelo e fortalecer, também tem ativos que ajudam no crescimento.” – Julia Doorman

7. Shampoo Nutritivo Bambu 236 ml, da Silicon Mix – $$$

Já o shampoo nutritivo de bambu ajuda na nutrição e hidratação dos fios. Ele possui itens que previnem a quebra e pontas duplas, como extrato de bambu, vitaminas E, C e F, castanha das índias e amêndoas. Certamente, esse é um dos produtos mais procurados por quem busca resultados positivos.

“O resultado foi muito interessante no meu cabelo, ele não deixou meu cabelo tão ressacado. (…) O cheiro é muito gostoso e o resultado vai depender de cabelos a cabelos. A aplicação dessa última vez que eu utilizei foi muito interessante, eu gostei. Até tirei ele para usar mais, porém como é um shampoo com sulfato forte, pode desbotar o cabelo.” – Karol Kyoko

8. Shampoo Força com Pimenta 350mL, da Bio Extratus – $$$$

O shampoo para crescer cabelo da Bioextratus promove limpeza e equilíbrio do pH. Ele possui uma textura grossa e ativos como microqueratina, pimenta e bioxyl. Vale salientar que a pimenta possui uma ação nutritiva e ajuda no fortalecimento dos fios.

Publicidade

“Você sente uma sensação de muito frescor quando você passa o shampoo, ele não arde. A pimenta faz com que a circulação sanguínea aumente também, você já vai estar ali fazendo a massagem e a pimenta vai estar ajudando isso para que o cabelo cresça mais rápido.” – Niimakeup

9. Shampoo de Crescimento Capilar Cresce Pelo, da Boé – $$$$

Esse produto limpa, fortalece e renova a fibra capilar. Ele é indicado para quem busca um tratamento fitoterápico mais natural para auxiliar no crescimento dos fios. Além disso, a sua eficácia é muito elogiada, pois ele também impede a queda dos cabelos.

“Ele é transparente que faz bastante limpeza mesmo! (…) O cabelo ficou com as cutículas mega mega abertas, não retirou a coloração do meu cabelo – não sei como ele fez isso, porque ele tem sulfato forte – mas deixou a cutícula bem aberta. Aí eu percebi que se o seu cabelo não reage muito bem a esse shampoo (…), você pode fazer um pré-shampoo utilizando algum produto.” – Carol Kyoko

10. Projeto Cabeluda Shampoo Estimulante 500 ml, da Cabelo Secret – $$$$$

Nossa última dica é o shampoo para crescer cabelo, da marca Cabelo Secret. Ele está na lista das mulheres que desejam um cabelo forte e bem cuidado, sem queda e quebra. Em sua fórmula, encontramos ativos como gengibre, broto de bambu, rícino e abacate, ingredientes que também nutrem e hidratam a fibra capilar da raiz até as pontas.

“Normalmente os shampoos de crescimento capilar dão uma ressecada no cabelo. Esse shampoo como ele possui óleos, o cabelo não fica ressecado, não tira demais a oleosidade do nosso couro cabeludo.” – Daniele Croft

É muito importante conhecer bem o seu tipo de fio e saber quais outros tratamentos podem ser adicionados. As máscaras capilares, condicionadores e tônicos podem completar esse processo e ajudar no crescimento. Aliás, não espere milagre, pois “o tamanho e espessura final dos fios, assim como a velocidade de crescimento é determinado geneticamente”, segundo Yana.

Shampoo para crescer cabelo caseiro

Você é adepta aos tratamentos caseiros para crescimento de cabelo? Essas receitas podem ajudar a hidratar os fios, porém, “não há comprovação científica de que ajudem a crescer os cabelos”, segundo Yana. Então, você poderá utilizar essas receitinhas apenas para auxiliar no fortalecimento das madeixas. Conheça algumas delas:

Shampoo bomba para queda de cabelo

Você adora receitinhas caseiras para potencializar o seu tratamento capilar? Então, confira nesse vídeo uma receita de shampoo caseiro com cravo, canela e alecrim fresco, para auxiliar na queda e no crescimento.

Shampoo bomba de café

Publicidade

O shampoo de café é muito popular para auxiliar no crescimento dos fios. Nesse vídeo, você aprende a misturinha que vai esfoliar o couro cabeludo e ajudar a estimular o crescimento. Confira!

Misturinha para crescimento capilar

Para tentar acelerar o crescimento capilar, muitas recorrem ao famoso shampoo de café. Mas por que não potencializar ainda mais esse shampoo? Assista ao vídeo e aprenda a receitinha de shampoo de café que mistura com alguns temperinhos para deixar seus cabelos ainda mais lindos.

E se você está firme no Projeto Rapunzel, saiba que “medicações como o minoxidil podem aumentar a fase de crescimento dos fios até um limite, mas precisam de indicação médica, assim como vitaminas”, conclui Yana. Aproveite e conheça os benefícios da hidratação com babosa para deixar as madeixas mais hidratadas.

Assuntos: Cabelos, Cosméticos