Shampoo matizador: um aliado para corrigir o tom do cabelo em casa

Escrito por
Em 02.06.19

iStock

Manter a cor dos cabelos loiros tingidos ou descoloridos requer alguns cuidados especiais. Pensando nisso, o shampoo matizador pode ser um grande aliado. Com o passar do tempo, os fios oxidam e podem ganhar tons amarelados e/ou alaranjados, e esse produto age como um antioxidante ajudando a neutralizar as cores indesejadas.

Continua após o anúncio

Para remover a cor amarelada é preciso aplicar um pigmento que pode ser roxo ou preto. Quando esse produto entra em contato com o dourado, gera um tom mais frio. Só assim é possível obter um resultado bem platinado nas madeixas. Confira para entender melhor.

Qual o melhor shampoo matizador?

Há diversos produtos no mercado, mas para que você escolha qual a opção se encaixa melhor no seu cabelo, é possível conferir a lista abaixo que conta com algumas descrições e resenhas.

1. Shampoo Matizador Meu Liso, da Salon Line

Dicas de Mulher

Além de limpar e remover as impurezas, esse shampoo é ideal para quem tem cabelos loiros ou com luzes. Isso porque ele ajuda a eliminar tons amarelados. Para completar, a fórmula conta com goji berry, óleo de argan e um mix de aminoácidos.

Leia também: Cabelo cinza: 35 fotos, tutoriais e os produtos para manter o tom perfeito

“O shampoo é roxinho, limpa bem os fios sem agredir ou deixá-los ressecados. Costumo passar duas vezes nos fios e, quando acho que está muito sujo, passo um antiresíduos antes e depois dele.” – Juliana Ferreira

Compre aqui

2. Shampoo Matizador Silver, da L’Óreal

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

Esse é um shampoo que ajuda a proteger o brilho do cabelo e também conta com aminoácidos e agentes que ajudam a evitar o amarelo. Outra vantagem é que ele neutraliza tons metálicos. É indicado para cabelos loiros, descoloridos, com mechas e grisalhos.

“O famoso Silver da L’Óreal não deixa a desejar, cumpre o que promete, além de não deixar o fio muito ressecado. Esse é um shampoo sensacional e que realmente funciona” – Nina Cares

Compre aqui

Leia também: Shampoo para queda de cabelo: os melhores produtos e receitas caseiras

3. Shampoo Matizador Specialist Blonde, da Amend

Dicas de Mulher

Com esse shampoo é possível conquistar o tom platinado perfeito. Ele ainda ajuda a reconstruir os fios danificados pela descoloração e, para melhorar ainda mais, fortalece e melhora a elasticidade, maciez e luminosidade do cabelo.

“Além de matizar, ele deixou o meu cabelo superhidratado, superbrilhoso e muito cheiroso.” – Gabih Machado

Compre aqui

4. Shampoo Matizador Match, da O Boticário

Dicas de Mulher

Esse é um shampoo que promove uma limpeza cuidadosa para os cabelos coloridos, principalmente os loiros. Além disso, conta com tripla proteção contra desbotamento e amarelamento. A fórmula apresenta filtro UV e 18 aminoácidos, o que faz com que os fios fiquem hidratados e protegidos do sol, da umidade e da oxidação.

Continua após o anúncio

“O shampoo limpa bem o cabelo, de forma suave, e sem deixar os fios esturricados.” – Beauty Cris

Leia também: Máscara de café: 6 receitas caseiras e os seus benefícios para a pele

Compre aqui

5. Shampoo Matizador Platinum Blond, da Forever Liss

Dicas de Mulher

Com ação antioxidante, esse shampoo corrige as tonalidades amareladas. Também promove o efeito platinado, hidratação, nutrição, força e brilho intenso nos fios.

“O efeito ficou bem bonito. O cabelo não ficou muito cinza, ficou com um tom bem platinado, que é o que eu gosto.” – Bia Munstein

Compre aqui

6. Shampoo Matizador Violeta Antioxidante, da Acquaflora

Dicas de Mulher

Esse shampoo da Acquaflora ajuda a eliminar o tom amarelado indesejado. Além disso, também promove brilho prateado para os cabelos loiros, brancos e grisalhos. É recomendado fazer o seu uso semanalmente.

“O resultado foi sensacional, pois os meus cabelos são muitos claros e, quando eles começam a amarelar, eu não gosto.” – Mabel Lencina

Continua após o anúncio

Compre aqui

7. Shampoo Matizador Spécialiste, da Bio Extratus

Dicas de Mulher

Com ação antioxidante, reconstrutora e hidratante, esse shampoo fornece um tratamento matizante para os fios. Neutraliza tons amarelados e alaranjados, conferindo brilho platinado para o cabelo. Conta com p.H. 5.0 e não leva adição de sal.

“Para mim ele matiza super bem, retirando todo o amarelado dos fios. Ele dá uma quebrada boa nos tons indesejados, mas não chumba, sabe? Fica um loiro bonito, com cara de cuidado, de recém-feito e com brilho.” – Patrícia Cabral

Compre aqui

8. Shampoo Matizador Extend Color Roxo Violet, da Haskell

Dicas de Mulher

Ideal para neutralizar os tons amarelados, o shampoo também ajuda a iluminar o tom platinado dos fios. O produto é enriquecido com mirtilo, arginina e lumini system. Além de tudo isso, ele ainda hidrata e condiciona o cabelo.

“Além de matizar muito bem, que é o principal objetivo do produto, achei que ele deu uma boa hidratada nos meus fios, então pontos para a linha! Outra coisa que me deixa muito feliz é que a marca não faz testes em animais.” – Nathalia Generoso

Compre aqui

Como usar o shampoo matizador

  1. Aplique o shampoo na raiz do cabelo e lave bem. Depois, espalhe a espuma pelo comprimento dos fios;
  2. Deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem;
  3. Use água corrente para remover todo o shampoo do cabelo;
  4. Passe condicionador ou máscara para hidratar os fios.

É importante prestar atenção no tempo em que o produto ficará em contato com o seu cabelo. Quanto mais tempo o produto for mantido nos fios, mais platinado eles ficarão, mas uma exposição muito longa pode ressecá-los.

Shampoo matizador caseiro

Quer matizar o cabelo em casa sem comprar um shampoo que já seja pigmentado? Com algumas dicas, isso é possível. Veja só:

Você vai precisar de:

  • Shampoo branco ou transparente
  • Violeta genciana

Para testar essa opção em casa, só é preciso pingar algumas gotinhas de violeta genciana dentro de um shampoo branco ou transparente. Essa é uma opção simples e prática, mas que rende um resultado de sucesso. Confira as medidas no vídeo.

Fácil e prático, esse método caseiro é uma ótima alternativa para quem não quer gastar gastar muito com um produto específico e ainda matizar o cabelo de maneira prática.

Como você pode ver no texto acima, não é preciso ir ao salão toda vez que você quiser corrigir tons amarelados ou alaranjados dos seus fios. É possível deixar o cabelo com o tom neutralizado e hidratado sem sair de casa. Depois de fazer o processo, lembre-se de caprichar na hidratação.

Assuntos: Cabelos

Para você