Sais de banho: veja seus benefícios e confira dicas para um banho relaxante

Escrito por
Em 12.02.19

iStock

Velas, uma musiquinha calma, um shampoo bem cheiroso… muitas são as maneiras de garantir um banho delicioso e revitalizante, mas você já parou para pensar na importância dos sais de banho? Eles não só deixam seu banho com uma carinha de spa, como também possuem benefícios incríveis.

Continua após o anúncio

Existem uma infinidade de tipos de sais de banho, cada um com sua cor e aroma específico. Em sua maioria eles possuem bases florais e herbais, que em conjunto com a solução salina, dissolvem na água, deixando no ar um perfume maravilhoso.

Sais de banho: para que servem?

iStock

E mesmo existindo muitos fãs dos sais de banho por todo lugar, alguns acreditam que eles só servem para deixar o banho mais agradável, mas você sabia que eles têm sim benefícios únicos? Veja abaixo.

  1. Limpeza e esfoliação: qual a função de um banho? Te deixar mais limpa, certo? Pois saiba que essa função pode se intensificar com o uso dos sais. Eles promovem a limpeza e a esfoliação da pele, de forma que os grânulos de sal, ao serem esfregados no corpo, retiram a camada superficial da pele, que é cheia de células mortas.
  2. Melhora da pele: ao esfoliar, os sais de banho também previnem o aparecimento de pelos encravados, cravos e espinhas, aprimorando a aparência natural da pele. Assim, outro efeito incrível dos sais de banho é promover a renovação celular, já que o sódio possui características antioxidantes, melhorando o aspecto da pele, além de como já foi dito, retirar as impurezas por meio do atrito dos sais com o corpo.
  3. Relaxamento: outro benefício fantástico dos sais de banho é que eles ajudam com o relaxamento. Não só a experiência de tomar um banho quentinho com os aromas deliciosos dos sais de banho ao seu redor por si só já causa um relaxamento natural, mas também os sais, por suas características químicas, causam um alívio físico, diminuindo a tensão dos músculos cansados.
  4. Hidratação: além de tudo isso, os sais de banho também ajudam com a hidratação da pele. Na maioria dos sais, ingredientes específicos são adicionados para trazer esse benefício, os óleos por exemplo podem ser suavizantes por possuir propriedades curativas. E para ajudar tudo isso, também vale lembrar que ao tomar um banho quente a água facilita a dilatação dos poros, promovendo melhor absorção dos elementos hidratantes.
  5. Perfume: por último, mas não menos importante, os sais de banho perfumam o corpo como nenhum outro produto. Cada essência e componente presente nos diferentes sais possuem peculiaridades e características únicas, trazendo um perfume sem igual para a pele.

Então podemos concluir que não tem como não aderir aos sais de banho, certo? Além de deixarem sua experiência na banheira ou no chuveiro mais relaxante, eles ainda ajudam a pele e o organismo.

Leia também: Hidratantes para o banho: como e por que usá-los?

Os melhores sais de banho para você comprar

E agora que você se interessou pelos sais de banho mas não tem ideia de onde encontrá-los, não perca as dicas abaixo de sete sais de banho incríveis disponíveis nas lojas por aí.

Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Sais de Banho Cítrico Mercearia do Banho
  2. Identità Sais de Banho Uno, na Emporium dos Aromas
  3. Agora Vai Rosas, Hortelã & Salsa Lola Cosmetics, na Época Cosméticos
  4. Sais de Banho Calêndula Granado
  5. Sais de Banho Espumante Morango Flora Vie
  6. Sal Espumante Aromático Aroma Rosas, na Loja Americanas
  7. Poção Encantada da Sorte, na Body Shop

Nada te impede de comprar todos os produtinhos acima e testar um a cada banho, né? Pelo menos essa é a vontade, pois cada um possui sua característica e aroma próprio.

Continua após o anúncio

Sais de banho: como fazer

Mas se você é fã mesmo dos DIY, não deixe de conferir em detalhes cinco versões caseiras de sais de banho que podem ser feitos por você do seu jeito e sem muito trabalho.

Sais de banho para chuveiro

  1. Coloque em uma bacia 250 g de sal, 1 colher de sulfato de magnésio, 1 colher de lauril em pó e 8 ml de essência;
  2. Misture todos os ingredientes, adicione o corante e volte a mexer;
  3. Depois de pronto e colorido, coloque os sais de banho em uma embalagem de vidro com tampa de rolha.

Se engana quem pensa que os sais de banho só podem ser usados em banheiras. Eles também são ótimos para banhos no chuveiro, bastando que você os adapte colocando em um saquinho fino de pano e pendurando logo abaixo do jato de água ou aplicando na esponja. Veja abaixo os detalhes dessa versão.

Leia também: Sabão caseiro: 8 receitas certeiras para não errar mais

Nomeado “pó de fada” pelo seu aroma e aparência que lembra o elemento especial das fadas, esses sais são realmente mágicos, deixando seu banho mais cheiroso e relaxante.

Sais de banho espumante de duas cores

  1. Coloque em um recipiente sal refinado e sal grosso, lauril e a essência de sua preferência e mexa tudo;
  2. Adicione mais um pouco de sal grosso, mexa e reserve uma parte da mistura em um potinho de vidro;
  3. No que sobrar você irá colocar algumas gotas de corante e transferir essa parte também para o pote, criando um efeito legal.

Perfeito para deixar seu banheiro com cara de spa, esses sais de banho soltam um aroma muito agradável, devido ao uso da essência que fica à sua escolha, além de gerar muita espuma, que é essencial para trazer aquele clima relaxante. Para entender melhor veja o vídeo.

O efeito bicolor é muito interessante e supersimples de ser feito, apenas misturando as duas versões dos sais com corante e sem. Você pode usar suas cores favoritas e deixar os sais à mostra em seu banheiro antes de usá-los.

Sais de banho sofisticados

  1. Em uma bacia despeje 1 kg de sal refinado, 1 xícara de sulfato de magnésio, 4 colheres de sopa de lauril em pó, 40 ml de essência e corante;
  2. Com luvas, misture todos os elementos ainda dentro da bacia;
  3. Para um acabamento mais diferenciado, experimente colocar quinoa preta no fundo de sua embalagem de vidro e complete com os sais até o topo.

A quantidade da receita rende bastante, o suficiente para você fazer vários potinhos para você mesma e guardar ou até para presentear amigos e família. No vídeo a seguir você também pode conferir dicas de decoração para a embalagem dos sais de banho.

Leia também: Sabonete líquido: 10 receitas simples para fazer em casa

Continua após o anúncio

Com essa receita completíssima não tem como errar, garantindo sais de banho megacheirosos de modo muito mais econômico do que os comprados por aí.

Lembrancinhas de sais de banho

  1. Em um saco plástico junte sal de cozinha, sulfato de magnésio e lauril em pó e misture;
  2. Em seguida, adicione o corante e a essência e volte a misturar;
  3. Feche o saco plástico, retirando o ar e deixe os sais descansando por 24 horas;
  4. Depois de descansado, retire os sais do saco plástico e coloque em um recipiente de sua preferência.

Se os sais forem para você, é possível colocar em um vidro mesmo, mas se for para presentes existem várias embalagens pequenininhas que você pode escolher. Os sais como lembrancinha ficam um charme só, agradando a todos, veja exemplos a seguir.

Como os sais de banho caseiros são muito econômicos, você pode usar essa dica como presentinhos em festas ou eventos com muitos convidados, aí é só você personalizar do seu jeito e todos irão amar.

Sais de banho simples

  1. Em um pote de vidro com tampa adicione duas xícaras de sal amargo, também conhecido como sulfato de magnésio;
  2. Acrescente algumas gotas de essência de hortelã e de essência de limão;
  3. Coloque raspas de casca de limão e um pouco de suco de limão para mais frescor;
  4. Por fim, adicione folhinhas de hortelã picadas, misture tudo no pote e seus sais estão prontos para usar.

De modo muito simples e descomplicado você pode garantir esses sais com uma pegada mais cítrica e refrescante, lembrando até um bom drink. Para entender melhor, dê o play no vídeo abaixo.

Não é muito fácil? Todos os ingredientes podem ser encontrados com tranquilidade e seguindo a receita você consegue sais de banho elegantes que são a cara do verão.

Depois desse guia completo não tem como resistir à tentação e comprar ou preparar sais de banho do seu jeitinho para serem utilizados no seu próximo banho, não é mesmo? Confira também algumas dicas de como fazer um SPA em casa.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Continua após o anúncio

Assuntos: Bem-Estar

Para você