Rosto inchado: principais causas e dicas para amenizar esse desconforto

Escrito por
Em 04.09.19

iStock

Que atire a primeira pedra quem nunca se olhou no espelho e se deparou com um rosto inchado pela manhã! Para muitos, isso acontece esporadicamente e/ou o inchaço é muito sutil, a ponto de não causar incômodos. Para outros, ele pode se mostrar bastante significativo e levantar dúvidas sobre suas causas.

Continua após o anúncio

O inchaço no rosto pode surgir após o consumo de bebida alcoólica ou de exageros alimentares com sódio. Ou ainda, após dormir por horas de bruços. Mas quando se mostra persistente e/ou traz outros sintomas, o caso deve ser investigado. Entenda mais sobre o assunto e confira algumas dicas para amenizar e prevenir o inchaço no rosto.

Principais causas

iStock

O rosto inchado pode ser uma manifestação simples, pontual, mas também ser sintoma de um problema mais sério. Conheça algumas de suas principais causas:

  • A posição em que a pessoa dorme;
  • Consumo de álcool em excesso;
  • Consumo de alimentos ricos em sal;
  • Pouca ingesta de água;
  • Problemas de tireoide;
  • Problemas circulatórios ou renais;
  • Sinusite ou rinite alérgica;
  • Alergia de contato.

Essas são apenas algumas das causas que podem ter como sintoma o rosto inchado. Por isso a importância de procurar por ajuda médica, para que cada caso seja investigado com suas particularidades.

Leia também: Está inchada? Nutricionista aponta 6 razões não óbvias que causam inchaço

Entenda o inchaço matinal no rosto

A maioria das pessoas nota estar com o rosto inchado logo após acordar. Confira quais são os motivos mais prováveis para isso:

Dormir em posição inadequada

iStock

Este é o primeiro ponto a ser considerado. Luciana de Abreu (CRM: 52.85487-5), dermatologista da Clínica Dr. André Braz (RJ) explica que, quando deitamos na posição horizontal com a cabeça mais baixa que o corpo, isso desencadeia o acúmulo de líquidos linfáticos na face devido à piora da drenagem linfática no período da noite.

Continua após o anúncio

Retenção de líquidos

iStock

De acordo com a especialista, a retenção de líquidos pode ocorrer pela ingesta aumentada de sal na alimentação associada à baixa ingesta de água (dificultando a excreção renal desses sais) ou até por disfunções hormonais, como o hipotireoidismo e a gravidez – por conta do aumento dos hormônios femininos.

Daniela Neves (CRM-MG 43.317), também dermatologista, acrescenta que a alteração hormonal durante o período menstrual, uso de medicamentos (ibuprofeno, estrógeno), cirrose e angioedema também podem levar à retenção hídrica.

Consumo excessivo de álcool

iStock

Juliana Garcia Dias (RQE 22895), endocrinologista e membro titular da Sociedade Brasileira em Endocrinologia e Metabologia e da Endocrine Society, comenta que o álcool é um vasodilatador periférico. Isto é, aumenta o fluxo de sangue à periferia do corpo: às mãos, aos pés e ao rosto.

Leia também: 11 hábitos comuns que podem causar inflamação em seu corpo e você nem imagina

“Pelo efeito de inibir o hormônio antidiurético (vasopressina) no rim, há aumento de diurese, o que gera resposta a uma percepção de desidratação pelo corpo, favorecendo a retenção para evitar a manutenção de perda de líquido”, explica.

Alergias

iStock

O rosto inchado pode ser sinal tanto de uma alergia da pele, quanto de uma alergia respiratória (rinite alérgica, por exemplo).

A endocrinologista Juliana destaca que ele acontece porque, após ou durante a exposição a um agente alergênico, o corpo reage levando ao extravasamento de líquido fora dos vasos para a área afetada com o objetivo de neutralizar o agente agressor.

Continua após o anúncio

É comum o rosto inchado ser sinal de alergia de contato a algum produto que foi aplicado diretamente na pele, como cremes, maquiagem ou até mesmo esmaltes. “Principalmente quando o inchaço vem associado à coceira e descamação da pele do rosto”, comenta Luciana.

Também pode indicar alergias a medicamentos ou alimentos, podendo chegar à reação anafilática, que é bastante grave e se manifesta por edema facial dos olhos e boca (até língua), inchaço na garganta e prejudica a respiração. “Esse é um quadro de emergência médica com risco de vida, necessitando atendimento emergencial hospitalar”, destaca a especialista.

Leia também: Pés inchados na gravidez: saiba como amenizar esse desconforto

Agora você já sabe que o inchaço no rosto pela manhã pode ser proveniente simplesmente da posição como se dorme, mas também pode estar relacionado a um problema mais sério, como uma alergia que provavelmente precisará ser investigada.

Truques e cuidados para amenizar o rosto inchado

iStock

Confira orientações que ajudam a amenizar e/ou evitar que o rosto fique inchado:

  1. Beber bastante água: esta orientação é fundamental para evitar a retenção de líquido, pois a baixa ingesta de água dificulta a eliminação das toxinas pela urina.
  2. Lavar o rosto com água gelada: estratégia simples, mas bastante eficaz para diminuir o inchaço. Luciana acrescenta que borrifar água termal gelada no rosto várias vezes ao dia também é uma ótima opção.
  3. Dormir com travesseiro mais alto: hábito que ajudará a evitar acúmulo de líquidos linfáticos na face.
  4. Evitar excesso de sal: dessa forma, evita-se a retenção de líquido, uma das causas mais comuns para o inchaço.
  5. Compressa de chá de camomila: com efeito calmante, o chá de camomila ajuda a diminuir consideravelmente o inchaço. Embebede um algodão no chá e coloque sobre a área inchada por cerca de 10 minutos.
  6. Massagem: Luciana comenta que rolinhos de pedras preciosas ou rolinhos metálicos para massagear o rosto também combatem o inchaço.
  7. Tratamentos faciais: tratamentos de drenagem linfática facial e/ou as máscaras faciais com algas e componentes drenantes prescritos pelo dermatologista ajudarão a desinchar a área dos olhos e face.

Se as medidas tomadas em casa não surtirem efeito, vale a pena buscar a ajuda de um médico que, além de investigar a causa do problema, indicará o tratamento mais adequado.

Quando procurar ajuda

iStock

Geralmente, o inchaço matinal diminui depois de algumas horas. Porém, quando ele persiste além do período da manhã, é interessante investigar a causa.

“Quando o inchaço aparece rapidamente e aumenta progressivamente em poucos minutos ou horas, acompanhado de coceira na pele, inchaço nos olhos e tosse ou rouquidão, o caso é grave e a pessoa deve ser encaminhada prontamente ao hospital”, orienta Luciana.

Continua após o anúncio

Há ainda casos em que existe inflamação (vermelhidão e calor local ou dor associados) ou infecção subjacente, que de acordo com Luciana pode ser um sinal de alerta para um quadro mais grave e que requer prontamente atendimento e tratamento médicos.

Dúvidas frequentes sobre rosto inchado

iStock

Como o inchaço no rosto pode ter diversas causas, é comum que surjam dúvidas a respeito. Esclareça as principais abaixo:

Por que acordamos com o rosto inchado? “A posição deitada muda a ação da gravidade no nosso sistema circulatório e linfático, favorecendo a chegada do líquido extracelular na face”, ressalta a endocrinologista Juliana.

Por que em alguns casos ele vem acompanhado de vermelhidão? Algumas condições inflamatórias e infecciosas causam vermelhidão e edema na face. “Um exemplo é a celulite da face (condição bacteriana que requer tratamento médico de urgência). Ela também é comum em quadros alérgicos, sendo essencial nunca se automedicar e procurar sempre um atendimento médico especializado”, ressalta Daniela.

É comum o rosto inchado vir acompanhado de dor de cabeça? Isso pode acontecer, destaca Juliana, mas não é comum como a vermelhidão. Por isso, em caso de sintomas associados ao inchaço do rosto, o ideal é buscar ajuda médica.

Quais situações exigem tratamento com anti-inflamatório? “Em alguns casos pós-cirurgia ou de resposta inflamatória pode ser necessário o uso. Porém, vale lembrar que o uso de anti-inflamatório sempre deve ser orientado pelo médico”, ressalta Juliana.

Um inchaço pontual, que surja ao acordar e com sinais de melhora, não deve ser motivo de preocupação. Mas quando persistente e/ou associado a outros sintomas, é importante buscar por orientação médica.

De qualquer forma, adotar medidas simples, como beber bastante água, não exagerar no consumo de sal e de álcool, dormir com o travesseiro mais alto e lavar o rosto com água gelada pela manhã, são recomendações para evitar ou amenizar o inchaço no rosto. Confira também como identificar a retenção de líquido.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar

Para você