Risoto de frango: 23 receitas para ganhar de vez o título de mestre-cuca

Com carboidrato e proteína, o prato é uma refeição completa para qualquer ocasião

Escrito por Ananda Almeida

Foto: iStock

Rápido e fácil de fazer, o risoto é, ao mesmo tempo, uma opção bastante elegante, o que o torna um dos pratos preferidos de todo cozinheiro de primeira viagem. O problema, muitas vezes, está em encontrar variações da receita a fim de deixá-la mais interessante e, principalmente, com cara de refeição completa, já que nem todo mundo se contenta com deixar de lado a proteína. Quer uma solução? Experimente fazer um risoto de frango!

Apesar da dificuldade inerente a todos os risotos, que é chegar no ponto certo do arroz arbóreo, o risoto de frango ainda é uma receita fácil de fazer. De quebra, o frango ainda agrega mais sabor, textura e sustância ao prato, que, no Brasil, também desperta certa memória afetiva, lembrando um pouco a nossa galinhada.

Ficou com água na boca? Então não perca tempo e confira diversas receitas de risoto de frango saborosas e diferentes para o dia a dia ou para ocasiões especiais.

Receitas de risoto de frango simples

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

1. Risoto de frango: bem fácil de fazer, este risoto é preparado em duas etapas. Primeiro, prepare o filé de frango cortado em cubos na frigideira com cebola e tomate, e reserve. Em seguida, faça o preparo do risoto normalmente na mesma frigideira, regando sempre para ele ficar cremoso. Quando estiver quase no ponto, acrescente o frango e é só finalizar.

2. Risoto de frango no micro-ondas: se o risoto tradicional já é rápido e prático, este de micro-ondas então, nem se fala. Para fazer, você vai precisar de peito de frango temperado e congelado, cebola, polpa de tomate, vinho branco, água e arroz arbóreo. Depois de cozinhar tudo no micro-ondas, a finalização é feita com o queijo parmesão e com a salsinha, dando cremosidade e um toque especial ao prato.

Leia também: Macarrão de panela de pressão: é rapidinho e fica delicioso

3. Risoto integral de frango: excelente opção para manter uma alimentação saudável durante a semana, este risoto também é do tipo pá-pum. Com dois ou três legumes de sua escolha ou que estejam sobrando na geladeira, misture arroz integral e finalize com cream cheese para dar cremosidade.

4. Risoto de frango com açafrão: seja por dar mais cor ao prato, seja por criar uma nova e incrível camada de sabor, a verdade é que o açafrão tem tudo a ver com frango e também com receitas de arroz, como a paella não nos deixa negar. Os ingredientes e modo de preparo são os mesmos do risoto tradicional, com a diferença de que a ele é acrescido o açafrão.

5. Risoto de frango com legumes: como complemento do arroz arbóreo e do frango, esta receita leva cenoura, abobrinha, ervilha e pimentão. Mas, você pode usar os ingredientes que tiver em casa, desde que eles sejam saborosos. Outro segredo da receita é ir colocando os ingredientes na panela ou frigideira de acordo com seu tempo de cocção para que eles não percam a textura.

6. Risoto de frango com cenoura: boa receita para dar vida nova ao frango assado que sobrou do fim de semana, este risoto fica bonito e muito saboroso graças à combinação com cenoura e cogumelos. Apesar de serem opcionais, estes últimos fazem uma diferença enorme, principalmente se a ideia for um jantar especial.

7. Risoto de frango com tomate: quem já provou sabe que risoto de tomate é uma delícia, mas é uma dessas receitas em que algumas pessoas podem sentir falta da proteína. Como resolver? Acrescentando frango, é claro! O bacana é que seu preparo é feito junto com o tomate, o que já serve para fundir e enriquecer o sabor.

Leia também: 61 receitas de macarrão para quem adora praticidade e muito sabor

8. Risoto caipira: diferente das demais receitas até agora, esta aposta na sobrecoxa de frango sem pele, o que garante um sabor especial. Outro diferencial é que ela leva arroz comum, mas é preparada da mesma forma que o risoto. Neste caso, é o amido da batata o responsável pela cremosidade.

Receitas de frango com ingredientes especiais

Foto: Reprodução / Cozinha dal Bo

9. Risoto de frango, abóbora e cenoura: esta receita feita em uma única panela ganha ainda mais cremosidade graças à abóbora, enquanto a cenoura acrescenta na textura. Para temperar, ela também aposta em um tempero pronto indiano que pode ser substituído por curry com ótimos resultados.

10. Risoto de frango, ervilha e limão siciliano: o risoto de limão siciliano já é um clássico. Acrescente a ele frango, ervilhas frescas e outros ingredientes e temperos saborosos como salsão, alho, cebola e manjericão e o resultado é um risoto perfumado e cheio de sabor.

11. Risoto de frango, pimentão e ervas frescas: se quiser um risoto mais saudável, esta receita é para você. Isso porque, em vez de usar caldo pronto, ela propõe fazer o caldo de frango do zero, com sobrecoxa de frango, cebola, sal e pimenta cozinhados juntos. Depois, é partir para coar o caldo, desfiar o frango e fazer o risoto normalmente, acrescentando a ele pimentão e ervas frescas.

12. Risoto de frango com cream cheese: esta receita aposta na combinação simples e inteligente dos ingredientes, misturando frango, tomate, manjericão e cream cheese. Como são poucos ingredientes, o ideal é que tudo esteja bem fresco para dar mais sabor.

Leia também: Jantar rápido: 24 receitas mais práticas do que pedir pelo delivery

13. Risoto de frango com couve-flor e alho-poró: para deixar o risoto mais funcional, com mais fibras, esta receita leva arroz integral, couve-flor, alho-poró e abobrinha, além do frango temperado. Para dar a cremosidade típica do risoto, a sugestão é usar requeijão light ou cream cheese, que também dão sabor ao prato.

14. Risoto de frango com bacon: frango com ervilhas é uma combinação clássica, assim como o molho branco com bacon e ervilhas. Então, por que não juntar as duas coisas? O preparo é feito em etapas. Antes de mais nada, é preciso cozinhar e desfiar o frango. Em seguida, frite o bacon até que ele fique sequinho e dê início ao preparo normal do risoto. O frango e a ervilha são colocados no meio do cozimento.

15. Risoto de frango com grãos e vegetais: o preparo deste risoto consiste em fazer um refogado de peito de frango cortado com seleta de legumes e acrescentar o arroz de sua preferência. Coloque água, deixe cozinhar por 15 minutos e está pronto! Você já tem um almoço saudável e saboroso.

16. Risoto de frango com pimenta biquinho: a inspiração desta receita é a cozinha ítalo-caipira, ou seja, com influência da culinária internacional, mas com um pezinho nos sabores de casa que atiçam nossa memória afetiva. O preparo é igual ao de todos os risotos, mas dá uma olhada na lista de ingredientes: frango, lemon pepper, bacon, pesto, passata de tomate, pimenta biquinho e pimenta tabasco.

Receitas de risoto de frango para um jantar de restaurante

Foto: Reprodução / Marola com carambola

17. Risoto de frango com funghi: o sabor marcante do funghi é uma das estrelas desta receita. A outra é o frango, que ainda recebe o tempero do açafrão. Para garantir o sabor de restaurante, a receita deve ser feita por etapas, o que a torna um pouco mais trabalhosa. Mas, acredite, hidratar os cogumelos e fazer o caldo de legumes faz toda a diferença no resultado.

Leia também: 25 receitas de carne de panela que trazem aquela sensação de conforto

18. Risoto de frango com limão siciliano: apesar de seu sabor elaborado e de seu visual vistoso, esta receita é bem fácil de fazer. Isso porque ela pode, inclusive, levar frango temperado que já esteja pronto na geladeira. A ele você vai acrescentar raspas e suco de limão siciliano, que darão sabor especial ao risoto.

19. Risoto de frango com queijo brie: já que o risoto leva poucos ingredientes, por que não investir um pouquinho mais neles para chegar a um risoto especial? No caso desta aqui, ela apenas substituiu o queijo parmesão por queijo brie na finalização do tradicional risoto de frango com ervilhas.

20. Risoto de frango com vinho tinto: como o arroz e o frango têm cor clara, eles combinam só com vinho branco, certo? Errado! Esta receita simples e fácil de risoto de frango utiliza o sabor mais marcante do vinho tinto para dar cor, sabor e um aroma diferente. O uso, no entanto, é igual ao do vinho branco, isto é, ele deve ser colocado logo após envolver o arroz no azeite.

21. Risoto de frango com maracujá: o mais legal do risoto é que, com um pouquinho de criatividade, o prato vai longe. Como exemplo, esta receita transforma o clássico frango ao molho de maracujá em risoto, utilizando o suco da fruta para fazer isso.

22. Risoto de frango com queijo coalho: nesta receita, o frango em cubos deve ser temperado e preparado antes, para ser acrescentado somente quando o arroz estiver quase pronto. É nessa hora também que deve ser colocado o queijo coalho. Além desses ingredientes, outros que contribuem para o sabor são salsão, cenoura, vagem, manjericão, alho-poró, alecrim e cebola.

23. Risoto de frango com pinhão e amêndoas: risoto já tem a cara de dias mais friozinhos, mas, se quiser deixá-lo ainda mais reconfortante, tente esta receita que agrega também a doçura do pinhão e da amêndoa laminada tostados previamente para um prato mais refinado e com a cara de ocasiões especiais.

Gostou das receitas e ficou inspirada para surpreender na cozinha? Veja muitas outras receitas práticas e diferentes clicando aqui.

Assuntos: Alimentação

Para você