31 receitas de risoto de camarão para dar um quentinho no coração

Embora dê trabalho, a recompensa do esforço vem em cada garfada

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Dizem que o risoto surgiu de forma acidental há centenas de anos atrás. Verdade ou não, é um prato que geralmente agrada todo mundo e ultrapassa gerações! Seja na forma de entrada ou como prato principal, harmonizando com um vinhozinho, é uma receita quentinha, cheia de sabor e de possibilidades.

Há quem ame risoto de queijos. Outras pessoas apreciam a versão com frango. Mas o risoto que costuma fazer o maior sucesso entre os apaixonados por uma boa gastronomia é o feito com camarão.

Você gosta? Então chegou ao post certo! Confira abaixo 31 sugestões de risoto de camarão para preparar em casa. Há opções das mais simples, com ingredientes acessíveis, até as mais sofisticadas, inspiradas em pratos de grandes chefs.

Receitas tradicionais de risoto de camarão

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

1. Risoto de camarão com requeijão: ideal para preparar naqueles dias em que você recebe visitas em casa, esse risoto leva poucos ingredientes – e ainda possibilita substituições com o que você tiver na geladeira. O requeijão garante que ele fique ainda mais cremoso.

2. Risoto integral de camarão: comer bem não significa que você precisa deixar a saúde de lado. Esse risoto é feito com arroz integral, camarão com casca, cebola, abobrinha, temperos frescos, sal, pimenta e cream cheese light. Para uma jantinha leve e irresistível.

Leia também: 10 receitas de arroz à Piamontese para deixar seus convidados babando

3. Risoto de camarão com açafrão: alguns ingredientes fazem toda a diferença em um prato. É o caso do açafrão, que dá um toque quente e bem temperado ao risoto. Para uma xícara de arroz arbóreo, use quatro colheres de chá de açafrão.

4. Risoto de camarão com creme de limão siciliano: frutos do mar têm tudo a ver com limão – e nesse prato aqui isso não é diferente. O risoto, feito com arroz carnaroli e camarão cinza pequeno, recebe um creme de limão siciliano feito com creme de leite fresco e 20 ml do suco da fruta. Cremoso na medida.

5. Risoto de camarão com mussarela: o segredo do sucesso desse risoto é um caldo delícia feito com as cascas e cabeças dos camarões. Entre outros ingredientes, para servir duas pessoas é preciso uma xícara e meia de arroz, uma cebola média, dois dentes de alho e 100 g de queijo mussarela ralado.

6. Risoto de camarão com cúrcuma: é possível preparar risoto sem utilizar ingredientes como queijo e manteiga. E sim, o resultado fica igualmente gostoso. Arroz arbóreo, vinho branco seco, cebola, cúrcuma, abóbora japonesa, camarões, caldo de legumes, azeite, sal e pimenta-do-reino são os itens que você precisará para o preparo.

7. Risoto de camarão com alho poró: aqui a lista de ingredientes é um pouco mais extensa, mas o passo a passo não apresenta muito mistério. O diferencial é a finalização: quando os camarões e o arroz estiverem prontos, jogue raspas de limão siciliano por cima e mexa.

Leia também: 10 receitas deliciosas e surpreendentes de bobó de camarão

8. Risoto de camarão ao leite de coco: leite de coco é um ingrediente que traz mais leveza aos pratos. Nessa receitinha, seu sabor harmoniza com pimentões e tomates, tornando cada garfada uma experiência única. Truque de chef: quando o risoto estiver pronto, desligue o fogo e coloque uma colher de manteiga no centro da panela. Deixe que ela vá se desfazendo aos poucos. Isso dá um brilho bonito ao prato.

9. Risoto de camarão com coentro: o legal do risoto é que ele é o próprio prato principal, não precisando de complementos para uma refeição gostosa. No entanto, uma saladinha para acompanhar sempre cai bem. O risoto de camarão com coentro, por exemplo, combina bem com uma saladinha de folhas verdes.

10. Risoto colorido de camarão: algumas receitas de risoto não são exatamente rápidas de fazer. Por outro lado, toda dedicação que você coloca no preparo retorna para você na forma de uma comida caseira de lamber os beiços. Essa versão aqui é cheia de cor, de temperinhos e de carinho. Impossível não amar.

11. Risoto de camarão com arroz negro: nutritivo e com mais fibras que a opção integral, o arroz negro é um ingrediente um pouquinho mais caro, mas que deixa seu prato muito mais especial. O risoto de camarão com arroz negro ainda tem o diferencial do molho bisque, feito com cebola, manteiga, caldo de camarão e roux para engrossar.

Receitas incrementadas de risoto de camarão

Foto: Reprodução / Cozinha dal Bo

12. Risoto de camarão com abobrinha: o sabor mais temperado e a cor mais alaranjada desse risoto são provenientes de um incrível caldo de açafrão. Outro toque especial da receita é a utilização de 2 abobrinhas médias cortadas em cubos pequenos.

Leia também: 11 receitas de poke: o prato havaiano que conquistou o mundo

13. Risoto de camarão, gengibre e laranja: algumas ocasiões especiais merecem uma receita mais elaborada. Esse risoto aqui é feito com camarões gigantes e um sabor perfumado pelo gengibre e pelo suco de laranja. Ótimo para um jantar romântico ou celebração de Dia dos Namorados.

14. Risoto de camarão com tomate confit: o diferencial desse preparo é o tomate confit. Para quem não conhece, consiste em uma conserva feita com tomatinhos assados, que pode ser usado para acompanhar torradinhas, saladas e até massas. Fica muito bom com o risoto.

15. Risoto de camarão com limão e manjericão: embora especial, o risoto de camarão com limão e manjericão não apresenta muita dificuldade. Os ingredientes também são fáceis de encontrar: manteiga, camarão, cebola, alho, arroz arbóreo, vinho branco seco, caldo de legumes, limão, creme de leite e temperos.

16. Risoto de camarão com abóbora: se você não é a maior fã de camarão, saiba que pode modificar a receita conforme o seu gosto. Algumas substituições possíveis são carne-seca, polvo ou até mesmo linguiça. Um ingrediente que faz a diferença nesse caso é a abóbora japonesa cortada em cubos.

17. Risoto de arroz negro com camarão e rúcula: receita ideal para ser preparada naqueles dias que você conta com tempo de sobra. Isso porque o cozimento do arroz negro é bem mais demorado do que o tradicional branco. O processo consiste em ir acrescentando caldo de camarão aos poucos, mexendo constantemente para que não grude no fundo.

Leia também: 16 escondidinhos de frango para uma refeição prática e cheia de sabor

18. Risoto de camarão com coco e curry: você está pronta para mais uma explosão de sabores? Então imagina só: em um mesmo prato, toda a delicadeza do camarão, o exotismo temperado do curry e o adocicado das lascas torradas de coco, um toque especialíssimo.

19. Risoto de camarão ao molho pesto: o molho pesto, que costuma ser feito com manjericão, azeite e castanhas, combina perfeitamente com carnes, massas e, sim, risoto. E, diferente das outras versões que vimos até agora, essa aqui é feita no forno. Que tal testar em casa?

20. Risoto de camarão com avelã: frutos do mar fresquinhos, avelãs torradinhas e uma redução de pimenta, água e açúcar. Um prato diferente de tudo o que você já provou – e que com certeza vai fazer bastante sucesso naquele jantarzinho a dois.

21. Risoto de camarão com palmito: o risoto é um daqueles pratos que dá um quentinho no coração, tanto por ser cremosinho tanto por todo o cuidado que envolve o seu preparo. O palmito, ingrediente especial nesse preparo, deixa tudo equilibrado, sem ofuscar o sabor do camarão.

22. Risoto de camarão com ervilha e ervas: esse risoto com um toque refrescante vai fazer o seu coração bater mais depressa. O segredo está na escolha dos temperos utilizados, entre eles dois ramos de manjericão fresco e dois ramos de hortelã. Manteiga e cream cheese garantem que o resultado seja cremoso, enquanto as ervilhas trazem ainda mais sabor.

23. Risoto de camarão com cenouras: receitinha para aproveitar um pouquinho de cada coisa que você tem na geladeira? Sim! Camarões, arroz, azeite, cebola, cenouras, caldo de legumes, uma tacinha de vinho branco, creme de leite, manteiga e temperinhos. Tudo isso reunido em uma comidinha que mais parece um presente para você mesma.

Receitas com combinações surpreendentes de risoto de camarão

Foto: Reprodução / Brigadeiros e Barcelona

24. Risoto de camarão com presunto parma e melão: gastronomia das mais requintadas na sua própria cozinha! Essa receita é inspirada em uma criação da chef Carla Pernambuco. Coisa chique, viu? Por mais que pareça inusitada, a combinação do camarão com o presunto de parma e o melão cantaloupe é fantástica. Só experimentando para saber.

25. Risoto de camarão, bacon e repolho roxo: bacon combina com tudo. Até mesmo com frutos do mar. Essa mistura de peixe com carne, aliás, é bem comum em várias partes do mundo. Vamos experimentar? O primeiro passo para preparar esse risoto é deixar o repolho roxo refogar por 40 minutos em uma panela com água. O restante do passo a passo você confere na receita.

26. Risoto de camarão com bacon e manga: praticidade com um toque de sofisticação. É assim que podemos definir esse risoto cheio de contrastes. O sabor principal do risoto em si é a manga, enquanto os camarões ganham uma casquinha crocante de bacon. Salpique raspas de casca de limão para um toque final.

27. Risoto de camarão com lula: onde estão as apaixonadas por aquelas receitinhas que sujam uma panela só? Acredite se quiser, mas aqui temos uma ótima versão! Com camarão, lula em anéis e iscas de badejo empanado, esse risoto parece requintado, mas é pura praticidade na hora de fazer.

28. Risoto de camarão com brie: amamos queijo, amamos camarão. Logo, paixão total por esse prato. Para um resultado ainda mais saboroso, o aconselhado é que você faça o seu próprio caldo de legumes, sem usar aqueles que já vem prontos – e são cheios de conservantes. Tomates-cereja são um diferencial.

29. Risoto de camarão com alcachofra: foi aqui que pediram um risoto que não exigisse um tempão na frente do fogão? Eis a alternativa: forno! Com sabor delicado, esse prato combina caldo de galinha, alcachofras, camarão e raspinhas de limão. Sirva com queijo parmesão ralado.

30. Risoto de camarão com mascarpone: queijo de consistência cremosa, o mascarpone pode ser feito em casa ou comprado em supermercados. O ingrediente é acrescentado à receita quando o arroz já estiver al dente. Logo depois os camarões devem ser incorporados.

31. Risoto de camarão e lagostim: nem camarão grande, nem lagosta pequena. Lagostim é um crustáceo igualmente delicioso, porém com suas próprias características. Nessa receita aqui eles são preparados em paralelo com o risoto, refogados em cebola, manteiga e alho-poró. Fantástico.

Alguma dessas receitas combinou com o seu gosto? Esperamos que sim. Não deixe de conferir essas outras 55 receitas de risoto para impressionar na cozinha.

Assuntos: Alimentação

Para você