Risoto de bacalhau: 20 receitas para se aventurar na cozinha

Escrito por
Em 03.02.20

iStock

O risoto de bacalhau é um excelente prato para quem quer inovar na cozinha, pois possui combinações supersaborosas e autênticas. É uma receita tradicional da Páscoa, mas também pode ser uma ótima ideia para fazer aquele jantar especial para a família ou receber visitas. Veja as receitas desse prato que vão te impressionar:

Continua após o anúncio

1. Risoto de bacalhau simples

Os ingredientes deste risoto de bacalhau fazem uma combinação perfeita com o arroz arbório. A receita leva vinho branco, azeitona preta, manteiga e pimenta do reino. O segredo é fazer o caldo de legumes com mandioca mostrado no vídeo. É uma receita fácil e leva de 30 a 40 minutos para ficar pronta.

2. Risoto de bacalhau com arroz cateto

O arroz cateto é excelente para fazer risotos e seu tempo de cozimento é rápido, facilitando o preparo. Ele fica com um sabor maravilhoso quando preparado com vinho branco. Por fim, a manteiga, as azeitonas e o tomate dão charme e sabor para este prato.

3. Risoto de bacalhau com leite de coco

iStock

Esta receita deixa o risoto bem cremoso, além de levar pimenta, o que confere um sabor único ao prato. O bacalhau desta receita é desfiado, o que ajuda no tempo de preparo, já que ele demora menos para dessalgar. Uma dica é servir com parmesão e azeite de oliva, dando o toque final.

4. Risoto de bacalhau simples com arroz normal

Para quem quer praticidade, esta receita é uma ótima escolha. Ela é fácil de fazer e leva em média 20 minutos para ficar pronta. O segredo deste prato é despejar um fio de azeite de oliva antes de servir, e decorar com ovos cozidos.

5. Risoto de bacalhau com cream cheese

iStock

Continua após o anúncio

Se o risoto de bacalhau já é bom, com cream cheese fica melhor ainda. A receita leva bacalhau em lascas, arroz arbóreo e manjericão. Para finalizar, acrescente o cream cheese até ficar bem cremoso, na quantidade que você desejar. Além de dar mais sabor, o risoto fica com uma aparência magnífica. Veja aqui!

6.Risoto de bacalhau com caldo de pequi

E para quem gosta de incrementar com ingredientes autênticos, esta receita é ideal. Isso porque ela leva pequi, uma excelente fruta do cerrado e supersaudável. O preparo é simples e uma dica é temperar com pimenta.

7. Risoto de bacalhau com tomates assados

Tempere os tomates para assá-los no forno por 30 minutos. Enquanto isso, você pode ir preparando o risoto com arroz arbóreo e o vinho branco. Quando o arroz estiver quase pronto, adicione os tomates assados. O prato fica lindo e delicioso com esse toque dos frutos. Veja a receita aqui.

8. Risoto de bacalhau simples Chef Taico

Uma receita especial ensinada pelo Chef Taico, que leva posta de bacalhau dessalgado e outros ingredientes fáceis de encontrar. O segredo desta receita é dessalgar o bacalhau em água fervente, e depois utilizar o caldo deste cozimento para preparar o arroz. Isso irá acentuar o gosto do bacalhau em todo o risoto, deixando o prato ainda mais saboroso.

9. Risoto de bacalhau praiano

Esta receita prova que para qualquer ocasião, o risoto de bacalhau cai superbem. Um prato cheio de especiarias e uma combinação de temperos maravilhosa, é o que promete este risoto de bacalhau praiano. A receita leva caldo de peixe, louro, pimentões e você pode acrescentar outras especiarias como: hortelã, manjericão, salsinha e cebolinha.

10. Risoto de bacalhau com espinafre

Continua após o anúncio

Esta receita é uma opção saudável e fácil de fazer, utilizando um truque de culinária com azeite congelado. Os ingredientes desta receita fazem uma versão saudável e cheia de sabor para o risoto de bacalhau.

11. Risoto de bacalhau com abobrinha

iStock

A abobrinha verde faz uma ótima combinação com o bacalhau, deixando o risoto ainda mais saboroso e saudável. O preparo é simples e leva apenas 40 minutos para ficar pronto. Sirva com bastante queijo parmesão para dar mais cremosidade e harmonia ao prato. Para ver a receita completa, clique aqui.

12. Risoto de bacalhau com alho-poró

Praticidade e sabor é o que faz esta receita ser uma excelente escolha. Você pode fazer o seu risoto de bacalhau na panela elétrica, utilizando alho e cebola para gratinar. A receita leva também ervilhas e o alho-poró dá o toque especial ao prato.

13. Risoto de bacalhau com folhas-de-louro

Aqui as folhas de louro vão dar o tom perfeito para harmonizar a sua receita. Refogue os ingredientes com o bacalhau, acrescentando leite de coco para dar cremosidade. Depois você acrescenta o arroz à mistura e seu risoto fica simplesmente perfeito e único.

14. Risoto de bacalhau com brócolis

iStock

A receita leva leite de coco e caldo de legumes para trazer cremosidade no cozimento do arroz. O brócolis deve ser cozido ao dente para deixar uma textura um pouco mais crocante ao prato. Confira aqui!

15. Risoto de bacalhau com ervilhas e salsão

Cozinha Travessa

Continua após o anúncio

Para esta receita, você vai utilizar ervilhas frescas e salsão picado. Ao servir, salpique pimenta e seu prato ficará delicioso.

16. Risoto mineiro de bacalhau

Este risoto pode ser feito com arroz branco e molho de tomate. O que deixa a receita especial são os ovos de codorna e os pimentões. Veja aqui!

17. Risoto de bacalhau com espumante

Essa é uma versão refinada e elegante para preparar o seu risoto de bacalhau, pois utiliza espumante para preparar o arroz. É uma excelente escolha para quem quer diferenciar o sabor e deixar a receita ainda mais elaborada. Ocasiões de festa, como a Páscoa por exemplo, merecem este toque especial.

18. Risoto de bacalhau e abóbora

Um risoto que agrada tanto no olhar quanto no paladar. A abóbora cabotiá deixa o prato com uma cor maravilhosa e um sabor especial. Confira a receita completa aqui!

19. Risoto de bacalhau com creme de leite

Há quem diga que qualquer receita com creme de leite é deliciosa. Neste caso, não é diferente. Ele dá a cremosidade perfeita para o seu risoto e combina com os pimentões e a azeitona verde.

20. Risoto de bacalhau low carb

Uma versão mais leve e protéica para aqueles que não querem abusar dos carboidratos na refeição. A receita leva cebola roxa, alho e azeite para refogar o bacalhau em lascas. Sirva com parmesão ralado e surpreenda-se com os sabores autênticos.

Escolha a receita que mais te agrada ou teste combinações e sabores para fazer sua própria versão de risoto de bacalhau. Para se aventurar ainda mais, veja as receitas de bolinho de bacalhau!

Assuntos: Cozinha