7 removedores de maquiagem que você tem em casa e não sabia

Descubra como aproveitar produtos simples que você já tem para remover a maquiagem quando seu demaquilante acabar

Escrito por Sïlvia Henz

Foto: Thinkstock

Maquiagem faz parte da rotina diária de beleza da maior parte das mulheres brasileiras. Coloca-se de manhã, retira-se antes de deitar. Simples. Para ficar ainda mais simples, empresas de cosméticos lançam todo ano novos demaquilantes para diferentes áreas do rosto e tipos de pele.

Mas uma situação recorrente é a mulher dormir fora de casa, não levar o demaquilante e tentar tirar a maquiagem com água e sabonete, o que além de dificultar o processo pode fazer mal à pele do rosto. “Pior ainda quando é usado sabonete e água com ajuda de um papel higiênico na tentativa de retirar lápis de olho ou rímel, lesando a pele e correndo o risco de levar maquiagem para dentro dos olhos”, alerta a dermatologista Alessandra Lombardi.

Outra alternativa que não deveria ser considerada é fazer a higiene incorreta da pele, passando só lenços umedecidos, ou só o sabonete facial, enfim negligenciando limpeza e tonificação ou hidratação da pele.

Outro hábito muito condenado é dormir de maquiagem. “Os poros precisam respirar, mesmo com toda a tecnologia: produtos minerais; base com protetor; bb cream, sua pele não deve ficar ‘abafada’ por mais de 12 horas. O ideal é não dormir com nenhum produto no rosto”, aconselha a médica.

A função do demaquilante vai além de auxiliar na retirada da maquiagem aparente. Segundo Alessandra, um bom produto retira as impurezas que não são visíveis a olho nu. “É essencial investir num produto que realmente limpe a pele, esses resquícios de maquiagem trazem danos ao rosto, agravam problemas de pele como a acne. Tão importante quanto usar maquiagem de boa qualidade é saber retirar essa maquiagem”, alerta.

7 opções de demaquilantes caseiros improvisados

Apesar de não serem recomendadas por dermatologistas, existem substâncias que você tem em casa que podem auxiliar na retirada da maquiagem em uma situação extrema na qual você precisa muito remover a maquiagem, mas está sem o produto específico.

Foto: Thinkstock

São sete soluções improvisadas: azeite de oliva, óleo de bebê, hidratante, leite com óleo de amêndoas, sabonete íntimo, xampu de bebê e condicionador. Eles podem servir como um quebra-galho uma vez ou outra, mas segundo a especialista, nenhum deles realmente demaquila o rosto como um produto profissional, desenvolvido após anos de estudos e testes.

  1. Azeite de oliva: Embebede um cotonete em azeite de oliva e passe na região dos olhos. Ele vai facilitar a retirada da maquiagem evitando o ressecamento da sua pele por lavagens sequenciais. Enxague com água morna e se ainda houver resíduos repita o processo.
  2. Óleo de bebê: Assim como o azeite de oliva, por ser oleoso, o produto auxilia na remoção da maquiagem, principalmente na área dos olhos. Aplique com a ajuda de um algodão e lave o rosto na sequência. Para a maquiadora e designer de sobrancelhas do salão Torriton Taunay Luci Caldas numa situação improvisada, o óleo de bebê certamente seria a melhor opção. “Os produtos fabricados para a pele especial do bebê não são abrasivos e nem causarão irritação. O óleo como propriedade de base tem poder para remover toda a maquiagem, incluindo produtos à prova d’água”, garante Luci.
  3. Hidratante facial/corporal: O hidratante aplicado com o uso de um pedaço de algodão pode facilitar a retirada da maquiagem forte dos olhos e cílios. Como não tem propriedade demaquilante, o rosto deve ser lavado em seguida e o hidratante não pode ser usado muitas vezes para esse fim.
  4. Leite com óleo de amêndoas: Esse ingrediente tão usado em cosméticos pode ser um grande auxiliar para a retirada da maquiagem. Molhe um algodão no leite, pingue gotas de óleo de amêndoas e passe pelo rosto todo e em seguida enxague com água morna.
  5. Sabonete íntimo: O sabonete íntimo tem o pH mais adequado para a limpeza da pele do rosto do que os sabonetes comuns. Enquanto os comuns são alcalinos, com pH entre 6 e 9, os íntimos tem em média o pH 4,4. Ele limpa o rosto sem desidratar a pele, mas não tem componentes que retiram a maquiagem, então pode ser usado junto com um dos ingredientes citados acima para maximizar o potencial de limpeza.
  6. Xampu de bebê: Os xampus Johnson são bastante usados pelas mulheres como demaquilante. Eles tem pH balanceado, são livres de álcool e sabão, e substituem, sim, o sabonete facial por terem uma fórmula leve, neutra e que não arde nos olhos. Mas não é um demaquilante em si. Assim como o sabonete íntimo, mesmo se usado várias vezes, o xampu de bebê não retira os resíduos de maquiagem invisíveis a olho nu. Por isso, também age somente como coadjuvante com os outros ingredientes indicados.
  7. Condicionador: A maquiadora Luci Caldas lembra que os condicionadores também são muito utilizados em desfiles quando há muita troca de maquiagem. “Em casos de improviso, é uma excelente opção”, indica.

Vale ressaltar que nenhuma dessas soluções deve ser usada em substituição do demaquilante. Elas auxiliam na retirada da maquiagem em situações atípicas nas quais não é possível ter acesso a um demaquilante, mas não são capazes de limpar a pele apropriadamente. Em caso de dúvidas, consulte um dermatologista.

Teste do algodão: descubra se seu demaquilante é realmente bom

Quer saber se um demaquilante é realmente bom? Faça o teste do algodão com tônico. Após passar demaquilante, lavar e secar, passe um tônico no rosto – de preferência sem álcool – e se o algodão sair limpo, o produto é bom.

Esse teste foi popularizado pela propaganda do Leite de Colônia na qual o algodão com o produto retira as impurezas de um rosto aparentemente limpo.

Apesar de funcionar para a limpeza profunda da pele, o leite de colônia não é recomendado pelos dermatologistas. A Dra. Alessandra Lombardi reprova o uso de produtos com álcool, como o leite de colônia e o leite de rosas, mesmo para quem tem a pele oleosa. “O álcool resseca a pele, o que causa envelhecimento a longo prazo. A curto prazo, ele agride a pele que, por sua vez, tenta compensar produzindo mais oleosidade”, exemplifica.

A blogueira de beleza Karen Bachini, do “E aí, beleza?” fez o teste do algodão com o xampu para bebê Johnson&Johnson. Confira o resultado:

3 passos importantes: Limpar, tonificar, hidratar

Para ter uma pele realmente limpa é necessário seguir os passos básicos todos os dias: retirar todo o excesso de maquiagem com demaquilante, lavar o rosto com sabonete neutro para retirar as impurezas da pele, passar um tônico para equilibrar o pH da pele e por fim um hidratante específico de rosto.

Segundo Alessandra, essa rotina básica aliada a uma alimentação adequada são os grandes segredos de uma pele perfeita. A médica lembra que cada pele é um caso e nem sempre um produto que serve para da sua melhor amiga vai servir para você, por isso é importante visitar sua dermatologista antes de escolher sabonetes, cremes e até mesmo o filtro solar.

Assuntos: Maquiagem

Para você