15 receitas sem açúcar para se jogar nos docinhos com mais saúde

Com pequenas substituições, é possível degustar uma sobremesa saborosa sem nada de açúcar

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Conhecido como o vilão de algumas dietas, o consumo excessivo de açúcar pode desencadear doenças crônicas como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até câncer. Sua versão refinada é a que possui ainda menos benefícios: cerca de 90% de seus nutrientes são perdidos no seu processo de refinação.

Atualmente existem variadas opções de adoçantes naturais que garantem o sabor adocicado para diversos pratos, e quem não resiste a uma sobremesa pode ficar tranquilo, pois pequenas adaptações podem garantir alternativas saborosas que não perdem em nada para a versão utilizando açúcar.

Confira a seguir uma seleção de receitas que não utilizam açúcar e surpreenda-se:

1. Danette protéico

Foto: Reprodução / Fru-fruta

Novamente o mel é o adoçante natural escolhido. Com apenas quatro ingredientes – tofu, leite de coco, mel e cacau em pó, é possível fazer uma sobremesa cremosa e cheia de sabor, muito parecida com a versão industrializada do doce. Vale a pena conferir! Veja as etapas de seu preparo.

2. Beijinho Vegano

Foto: Reprodução / Lactose Não

Alternativa ideal para quem adora um docinho de festa, esta receita ensina a preparar um beijinho que não utiliza produtos animais, se tornando uma boa opção para veganos e alérgicos ao leite. A base do doce é feita com lentilha rosa cozida. Damasco ou uva servem como adoçante natural. Aprenda esta opção.

Leia também: 10 alternativas saudáveis para matar sua vontade de comer doces

3. Bolo de banana

Foto: Reprodução / Fru-fruta

A banana é uma ótima opção de fruta para se utilizar em receitas. Quando assada, esta ganha um sabor adocicado acentuado. Opção vegana e sem glúten, esta receita utiliza farinha de aveia, além de tâmaras sem caroço para deixar a sobremesa ainda mais saborosa. Veja a lista de ingredientes e o modo de preparo.

4. Bolo de banana e chocolate

Foto: Reprodução / Lactose Não

Alternativa ideal para utilizar a fruta quando esta estiver bem madura, aqui a banana ganha a companhia de chocolate com 60% de cacau, mesclando os sabores doce e amargo. Uma mistura de farinha de aveia e farinha de amêndoas foi utilizada para substituir a tradicional farinha de trigo. Acesse o passo a passo completo.

5. Bolo de laranja com chocolate

Foto: Reprodução / Lactose Não

Receita sem glúten, leva farinha de linhaça, farinha de coco e farinha de amêndoas no lugar da farinha de trigo. Aqui, o uso do xilitol substitui a necessidade de adicionar açúcar à massa e o suco de laranja ajuda a equilibrar o sabor. Veja todos os detalhes da receita.

6. Brownie com batata doce

Foto: Reprodução / Dani Noce

Opção fit, é o doce ideal para ser consumido pré-treino, já que conta com o uso da batata doce em seu preparo. Esta é uma fonte de carboidrato com baixo índice glicêmico, garantindo energia e fácil digestão. Não contém glúten e utiliza mel para garantir o sabor adocicado do brownie. Confira a receita completa.

7. Torta de frutas vermelhas

Foto: Reprodução / Lactose Não

Novamente a batata doce cozida é utilizada como base da massa, acompanhada da farinha de amêndoas, farinha de linhaça e óleo de coco. O resultado é uma massa que lembra a textura da tradicional “massa podre”. Nesta opção, o stevia e a canela ajudam a equilibrar o sabor cítrico das frutas vermelhas. Acesse as instruções aqui.

Leia também: 8 alternativas naturais para substituir o açúcar na sua alimentação

8. Churros

Foto: Reprodução / Lactose não

Ótima opção para celíacos, veganos, intolerantes à lactose ou alérgicos, esta receita não utiliza glúten, ovos ou leite de origem animal. Aqui, o papel de adoçante natural é cumprido pelo uso das tâmaras e as farinhas de grão-de-bico e de amêndoas entram em ação para o preparo da massa. Confira a receita completa.

9. Bolo de micro-ondas

Foto: Reprodução / Lactose Não

Nada melhor do que uma receitinha fácil e que fica pronta em poucos minutos quando bate aquela vontade de comer um doce. Assado no micro-ondas, após ter seus ingredientes misturados, este pequeno bolo fica pronto em apenas um minuto e meio. Para deixá-lo ainda mais saboroso, a sugestão é adicionar manteiga de macadâmia, canela e frutas na cobertura. A lista de ingredientes e o modo de fazer estão detalhados aqui.

10. Pasta de amendoim

Foto: Reprodução / Lactose Não

Opção rica em proteínas, a pasta de amendoim pode ser degustada sozinha ou como acompanhamento de bolos ou pães. Simples de fazer, pode ser preparada somente com o amendoim ou ter seu sabor enriquecido com ingredientes como cacau, óleo de coco, sal ou adoçantes naturais como açúcar de coco, stevia ou xilitol. Veja os detalhes de como preparar/a>.

11. Cheesecake de pistache e manga

Foto: iStock

Mais uma opção vegana, aqui o cream cheese é substituído por um creme de castanha de caju. Com sabor diferenciado, esta receita leva xarope de agave como alternativa vegana ao uso de mel. Confira as instruções completas para esta receita que vale a pena provar!

12. Romeu e Julieta

Foto: Reprodução / Fru-fruta

Outra versão de cream cheese ideal para intolerantes à lactose. Preparada com leite de castanha de caju e engrossado com tapioca, a versão ainda leva um toque de manteiga ghee, sal e gotas de limão para garantir o sabor característico de queijo. Já a geleia de goiaba é elaborada com a fruta batida e peneirada e ágar-ágar, uma gelatina vegetal derivada de algas marinhas. Veja o passo a passo!

Leia também: Açúcar faz mal: por que e como retirá-lo do seu dia a dia

13. Geleia de morango

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Mais uma saborosa opção de geleia, aqui a fruta escolhida é o morango. Esta receita ainda utiliza chia para garantir mais nutrientes e ajudar na consistência gelatinosa do doce. Para o sabor adocicado, tâmaras sem caroço. A lista com ingredientes e instruções pode ser visualizada aqui.

14. Picolé de coco

Foto: Reprodução / Lactose Não

Com a opção de utilizar leite de coco industrializado ou sua versão preparada em casa, este picolé vai ganhar o coração dos amantes de sorvete, especialmente em dias mais quentes. Aqui, o açúcar refinado é substituído por algumas gotinhas de stevia, garantindo o sabor adocicado da sobremesa. Confira a receita completa e faça em casa!

15. Mousse de morango com leite Ninho

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Utilizando apenas três ingredientes – o leite em pó, água e suco de morango em pó, esta sobremesa necessita de poucas etapas em seu preparo. Pronta após 15 minutos de refrigeração, é uma ótima alternativa para quando chega uma visita inesperada ou quando bate a vontade de comer um doce. Acesse o passo a passo da receita.

Seja com opções utilizando o sabor adocicado de frutas como tâmaras ou bananas, ou ainda optando por usar adoçantes naturais como o açúcar de coco, stevia, mel ou xilitol, bastam pequenas adaptações para reduzir o consumo de açúcar, mesmo em sobremesas. Escolha sua receita favorita e comprove todo o seu sabor!

Leia também: Comer muito açúcar pode causar diabetes?

Assuntos: Alimentação

Para você