15 receitas caseiras de beleza com gengibre

Conheça diferentes maneiras espertas de usar esse produto natural para cuidar dos cabelos e da pele

Escrito por Vanessa Herrmann
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Alguns cuidados são necessários para manter a pele e o cabelo bonitos e saudáveis. E para isso nem sempre é preciso gastar muito dinheiro com produtos industrializados. Com alguns cuidados caseiros, você já pode obter resultados muito interessantes.

O consumo de gengibre pode resultar em diversos benefícios para o corpo, por isso é usado no tratamento de diversas doenças. Alguns dos usos são: desintoxicação do organismo, anti-inflamatório, antioxidante, anticoagulante, entre outros.

Mas além disso, também pode ser usado em receitas para você ficar ainda mais bonita. E a melhor parte disso é que existem opções muito fáceis e práticas que podem ser feitas em casa.

A seguir, você confere dicas de cuidados para quando quiser aproveitar o gengibre como um aliado da beleza.

Para a pele

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

1.Pele brilhante: com uma máscara de gengibre feita em casa você pode deixar a sua pele muito mais brilhante. Pegue um pedaço de gengibre e rale até que vire uma massa, aperte a massa (em uma peneira) até que você consiga retirar o líquido do gengibre. Misture uma colher de sopa do suco de gengibre com duas colheres de sopa de água de rosas e meia colher de sopa de mel. Com a ajuda de um pedaço de algodão espalhe uniformemente sobre o rosto e o pescoço. Deixe na pele por 20 minutos e depois remova com água morna.

Leia também: 14 truques de beleza caseiros e baratos

2. Remover bronzeado: o gengibre misturado com o limão é um ótimo removedor de bronzeado. Use meio copo de açúcar, meio copo de azeite de oliva, 2 colheres de sopa de suco de gengibre e 2 colheres de sopa de suco de limão, misture tudo. Depois é só espalhar pelo corpo com os dedos molhados. Use 2 vezes por semana.

3.Esfoliante facial: misture 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 4 colheres de sopa de açúcar mascavo e uma colher de sopa de gengibre.

4. Esfoliante corporal: com meio copo de açúcar mascavo, ¼ de copo de azeite de oliva e uma colher de sopa de gengibre fresco ralado. Misture tudo e guarde em um pote que fique bem fechado.

5. Esfoliante corporal de gengibre, limão e coco: use meio copo de açúcar, meio copo de sal marinho, ⅓ de copo de óleo de coco derretido, 4 colheres de sopa de azeite de oliva, 5 gotas de suco de gengibre e 10 gotas de suco de limão. Misture o açúcar e o sal marinho e depois acrescento o coco e o azeite de oliva, Misture bem. Acrescente o gengibre e o limão. Guarde em um pote que fique bem fechado e acrescente lascas de limão, caso deseje.

6. Esfoliante rejuvenescedor: você vai precisar de ½ copo de açúcar orgânico, ¼ copo de azeite de oliva, 2 colheres de chá de gengibre ralado e raspas de limão. Misture todos os ingredientes em uma tigela. É recomendado seu uso imediato, mas pode ser guardado na geladeira por uma semana.

7. Esfoliante de gengibre e limão: para essa receita use ¼ de copo de azeite de oliva, ½ copo de açúcar, 2 colheres de chá de gengibre ralado e raspas e um pouco de suco de limão. Misture bem e espalhe pelo corpo durante o banho.

8. Amenizar manchas escuras: aplique uma pequena fatia de gengibre diretamente nas manchas, depois enxágue. Você pode criar um adstringente: 1 copo de suco de gengibre, misture com 1 colher de sopa de mel e aplique sobre a pele com um pedaço de algodão. Você pode aplicar generosamente e deixar descansar por 30 minutos, então enxágue abundantemente.

9. Amenizar manchas brancas: corte um pedaço de gengibre e passe nas manchas brancas, não enxágue. Faça isso uma ou duas vezes ao dia. Os resultados são visíveis dentro de uma ou duas semanas, e em poucos meses sua pele estará com um tom muito parecido com o que realmente é.

Para o cabelo

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

10. Pontas duplas: misturar óleo de gengibre ao xampu ajuda você a se livrar das pontas duplas e a hidratar o cabelo.

11. Acelerar o crescimento do cabelo: 2 colheres de sopa de suco de gengibre e 6 colheres de sopa de óleo de jojoba. Massageie o óleo no couro cabeludo com movimentos circulares e deixe agir por pelo menos 20 minutos, caso prefira, passe antes de dormir e retire ao acordar.

Para relaxar

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

12. Banho desintoxicante de gengibre: ½ copo de sal de Epsom, 2 colheres de chá de gengibre. Encha a banheira e coloque os ingredientes. O gengibre aumenta a circulação e a imunidade, e o sal de Epsom alivia a tensão dos músculos.

13. Sal de banho aconchegante de gengibre e canela: ¼ de copo de sal marinho grosso, 3 colheres de chá de gengibre descascado (triturado ou ralado), ½ colher de chá de canela em pó, e se quiser acrescente 5 gotas de óleo de laranja. Misture todos os ingredientes em uma tigela. Coloque no seu banho quente e agite um pouco a água. Deixe de molho de 15-20 minutos. O uso deve ser imediato.

14. Óleo de massagem de gengibre e rosa: corte um pedaço de aproximadamente 2 centímetros de gengibre cortado em tiras, entre 10 e 12 pequenos botões de rosas, 1 copo de óleo essencial (amêndoas, oliva, jojoba, etc). Em um ponte de vidro, chacoalhe todos os ingredientes. Deixe misturar por 7 dias e chacoalhe diariamente; ou deixe de cabeça para baixo entre 30 minutos e uma hora. Use morno e tome cuidado com as partes delicadas do corpo, pois o gengibre é muito intenso.

15. Desintoxicante de mostarda e gengibre e relaxante para os pés: 1 e ½ colher de sopa de mostarda em pó, 2 colheres de chá de gengibre. Coloque em uma bacia água suficiente para cobrir os pés e misture os ingredientes. Deixe os pés de molho de entre 15-20 minutos, misturando a água ocasionalmente. Caso a água comece a esfriar, você pode ir acrescentando mais água morna. Enxágue.

Opinião profissional

Segundo a dermatologista Valéria Marondes, o gengibre tem vários benefícios para saúde. “Ele é termogênico. Dá mais disposição. Porém, para algumas pessoas que têm alteração sanguínea, o gengibre não deve ser utilizado. Pessoas com falha no complexo 5, hemofilia ou púrpuras. É aconselhável evitar o gengibre nas últimas semanas de gravidez.”

Em todo caso, antes de usar qualquer produto na sua pele, a recomendação é que converse com seu dermatologista para que ele avalie se é permitido usá-lo sem nenhuma complicação.

Assuntos: Corpo, Pele

Dicas pela Web
Comentários