Dicas de Mulher Dicas de Beleza

O que devo perguntar ao dermatologista em uma consulta?

Confira várias sugestões pra você aproveitar ao máximo sua consulta com o médico e sair sem dúvida alguma

em 06/05/2013

Foto: Thinkstock

Já aconteceu com você de sair de uma consulta com seu médico dermatologista e se dar conta de que você se esqueceu de tirar uma dúvida com ele? Saiba que não é a única. Isso porque quando a questão não é a principal causa de sua consulta, você acaba se distraindo e se esquecendo dela. Pensando nisso, listei tudo o que vale a pena você perguntar ao seu dermato. Primeira dica: não sinta vergonha alguma, o médico está lá pra isso – deixar você segura e pôr fim nas suas preocupações.

Faça uma lista

A partir do momento que você já agendou sua consulta, vale ir fazendo uma listinha em casa com suas encanações. E não economize nas anotações: pode perguntar sobre unhas, cabelos, pele, manchas, pintas e até sobre os cosméticos que você tem o costume de usar. Assim, durante a conversa com seu médico você não corre o risco de deixar algo passar.

Não se intimide: se seu médico parece estar com pressa e sem paciência de responder suas dúvidas, troque de médico. Ter uma relação de confiança com esse profissional é o primeiro passo pra garantir mais saúde.

Durante a consulta

Se é a primeira vez que se consulta com o dermatologista, o procedimento correto é que ele avalie toda a sua pele, por isso muitos pedem pra você tirar a roupa e examinar, inclusive, as áreas mais escondidas. Nada de timidez, hein! O fato de ele tomar essa atitude já sinaliza que é um profissional preocupado com seu bem-estar.

O que você usa na pele: seu médico também deve lhe perguntar sobre os cremes e protetores solar que você tem o hábito de passar, por isso, vale levar tudo anotadinho, caso não se lembre de cabeça.

Cuidados extras

A maior parte dos dermatologistas se especializa em alguma área de estética. Então, vale questionar sobre os tratamentos que darão um upgrade em sua beleza. Você pode optar por:

  • Tratamentos com laser: que reduz rugas e manchas, deixando a pele mais rejuvenescida.
  • Depilação: você pode optar pelas depilações com laser ou luz pulsada, que eliminam o pelo, retardando bastante o nascimento destes.
  • Tratamentos contra celulite, flacidez e gordura localizada: hoje em dia, pode-se combinar diversas técnicas que, juntas, ajudam a suavizar bastante todos esses problemas. Por isso, vale a pena trocar uma ideia com o médico.
  • Peelings: eles podem ser mais profundos ou suaves e deixam sua pele mais lisinha e cheia de vida. Sem contar que são grandes aliados pra mandar embora marcas de espinhas e rugas mais leves.

Além do que se vê…

Muitos dermatologistas podem indicar que você faça consultas com nutricionistas e encaminhá-la para academias pra malhar. É que muitas questões de pele e cabelo têm a ver com a boa alimentação, além disso, é com atividade física que você também ajuda a eliminar a celulite e a flacidez. Por isso, não estranhe se sair de lá com a necessidade de agendar outras consultas.

Mudança de hábitos

É comum que você tenha que mudar a rotina dos produtos que usa. E nada de duvidar: é supernecessário obedecer a seu médico, caso contrário, o tratamento não surte efeito.

Do mais, aproveite os minutos com o dermatologista e saia de lá livre de preocupações, combinado?

Daniela Hueb

é colunista do Dicas de Mulher e especialista em Dermatologia

Comentários
Dicas relacionadas