Casa e Decor

5 dicas de organização de espaço pela expert Micaela Góes

Micaela Goés

A apresentadora e especialista em organização ensina como manter tudo no lugar certo e fala da nossa relação com a casa pós-pandemia

Atualizado em 19.07.22

Micaela Góes é especialista em organização, empreendedora, professora e apresentadora do canal GNT. Depois de 10 anos à frente do ‘Santa Ajuda’, atualmente ela está no ar, ao lado de Sabrina Sato e da arquiteta Gabriela de Matos, no reality show ‘Desapegue se for Capaz’.

Ao Dicas de Mulher, Goés conta “A sensação é como se a gente estivesse começando agora porque tenho essa premissa na minha vida, a do eterno aprendizado”. Além disso, ela deu 5 dicas para manter a organização dos espaços – e da vida – de uma vez por todas. Confira:

1. Lista: Faça uma lista com os compromissos pessoais e profissionais. Quando você lista, tira da cabeça, coloca no papel e concretiza seus afazeres.

2. Planejamento: Depois de listar, tem que ter um plano para executar. Não é simplesmente jogar. Tem que ver o que é prioridade e o que pode ficar para depois.

3. Começo e fim: Um exemplo é o armário. Não adianta tirar tudo de dentro porque não vai dar conta. Arrume uma porta, depois uma gaveta…

Publicidade

Relacionadas

4. Tempo: Vale sempre mensurar o tempo com o desejo do que você quer fazer, avaliar o que dá tempo de fazer no dia, não agir sem planejar.

5. Organização: Tudo o que tirar do lugar tem que ser colocado de volta. Esse é um hábito que as pessoas precisam se reeducar, e ensinar as crianças também. Não adianta organizar o armário inteiro e depois tirar uma peça que nunca mais vai voltar.

As apresentadoras do “Desapegue se for Capaz”, Gabriela de Matos, Sabrina Sato e Micaela Góes | Dicas de Mulher

Cada coisa em seu lugar

Uma das personal organizers mais conhecidas do país, Micaela ajuda os desorganizados além dos programas na televisão. Ela é proprietária da ‘A Casa com Vida’, escola de bem-estar e cuidados com a casa.

“A escola é meu xodó, ajudo pessoas que buscam prosperar, mudar de carreira e que encontram na organização uma ferramenta de facilitação. Para mim, é muito gratificante formar pessoas competentes para esse mercado profissional, apesar da escola não ser necessariamente para quem quer ganhar dinheiro com isso”, conta a profissional, que também tem projetos futuros voltados ao ensino sobre agroecologia para crianças.

Lar pós-pandemia

Se antes da pandemia de Covid-19, as pessoas quase não ficavam em suas casas, com a necessidade do isolamento, a relação com o lar mudou completamente. E Micaela, que passou todo esse tempo em um sítio, fala sobre a nova rotina: “A gente passou a ver a nossa casa de maneira totalmente diferente. Agora sabemos onde bate o sol, que horas, época do ano, se o sofá está confortável, a mesa de trabalho arrumada, e mais. A organização foi muito importante porque a nossa casa virou escritório, escola, academia de ginástica, restaurante, tivemos que dar conta de tudo”, explica a apresentadora.

Publicidade

Para ela, ter tudo arrumado está relacionado qo nosso comportamento. “Com essa nova dinâmica na casa, precisamos achar os espaços onde a criança estuda, o do trabalho, e com isso a individualidade ficou bem prejudicada. Nesse momento, só se trancando no banheiro mesmo”, finaliza Micaela.

Jornalista há quase 20 anos com experiência em comunicação estratégica, reportagens, social media, e sempre interessada em contar histórias reais e inspiradoras.