Maquiagem para morenas: vídeos e dicas para fazer makes incríveis

Usando as cores e técnicas certas, você consegue dar ainda mais evidência à beleza do seu tom de pele e cor de cabelo

Escrito por Andressa Dias

Foto: Reprodução / Camila Coelho

A pele morena, seja ela bronzeada ou naturalmente morena, pode ser combinada com diversos tipos de maquiagens, sendo possível adaptar qualquer técnica aos tons que casam bem com esse tipo de pele.

Para valorizar a sua cor, o ideal é apostar em uma maquiagem com boa preparação de pele e iluminação e contorno adequados para o seu formato de rosto. Caprichar na pele é essencial, pois as morenas tendem a ter mais manchas de sol, o que pode ser disfarçado com a maquiagem bem feita.

Já o iluminado garante o aspecto saudável e bronzeado na pele morena, enquanto o contorno pode ser usado para valorizar os traços que você mais gosta e disfarçar os que menos gosta.

Outro ponto que faz a diferença na maquiagem da pele morena é o cuidado que você tem com ela. Usar protetor solar sempre é a regra número 1 que você deve seguir. Assim, além de se prevenir contra o câncer de pele, você ainda evita as manchas de sol.

Hidratar a pele sempre e principalmente antes de se maquiar também é essencial. A pele morena é naturalmente um pouco mais seca e se você aplicar a maquiagem sem hidrata-la, os produtos podem craquelar (ter pequenas rachaduras) e o resultado não será tão bonito como esperado.

Seguindo essas dicas, o próximo passo é caprichar na pele e aprender algumas maneiras diferentes de fazer combinações de olho e boca no seu make.

Preparando a pele morena

Dependendo do que você for fazer nos olhos, a ordem da maquiagem muda. Por exemplo, se você vai fazer um olho bem escuro, com sombras, ou colorido, o ideal é fazer primeiro a maquiagem do olho e depois preparar a pele.

Por outro lado, se você for fazer um olho mais básico, só com rímel ou com um delineado e sem sombra, você pode fazer a preparação da pele antes de maquiar o olho. Usando essa regra fica mais fácil evitar aquelas manchas de sombra escura na pele após aplicar o produto no olho.

Veja um vídeo da blogueira Camila Coelho que explica passo a passo como preparar a pele, iluminá-la e contorna-la para uma maquiagem para a noite:

3 opções de maquiagem para noite

Para completar o make, experimente as três opções de maquiagem a seguir ou escolha a sua favorita e a treine bastante até ficar do jeito que você quer.

1. Olho esfumado escuro

Combina com: batom nude, rosa claro suave, mauve e cor de boca suave. Os tons neutros são ideais para complementar essa maquiagem.

Essa opção é ideal para dias em que você vai usar uma roupa mais colorida ou quanto está sem inspiração para pensar em algo diferente. É uma maquiagem marcante, que fica bonita em praticamente todo mundo e que, se feita com capricho, fica maravilhosa. Veja o passo a passo do olho preto:

2. Olho com delineado gatinho

Combina com: batom vermelho, pink, nude, roxo, vinho, rosa. Basicamente qualquer cor de batom vai bem com esse make.

O delineado é a maquiagem perfeita para quem gosta de usar batom forte ou escuro, pois deixa o olhar neutro e delicado, o que permite uma boca mais chamativa. Para deixar o make super delicado, aposte em um batom nude ou rosé cremoso. Confira o tutorial:

3. Maquiagem com sombra colorida

Combina com: um rosa bem suave ou um nude. O ideal é que o batom não chame muita atenção.

Quando você usar uma roupa mais neutra, como um look todo preto, ou peças em cores discretas, a maquiagem com sombra colorida se torna uma boa opção. Porém, vale frisar que deve-se evitar combinar a cor da roupa e da sombra, por exemplo – sombra verde e blusa verde. O ideal é usar outra cor, mas que seja um tom que se harmonize com a cor da roupa. No tutorial abaixo você confere uma opção com sombra verde:

Maquiagem leve para o dia a dia para pele morena

Para a maquiagem do dia a dia, a sugestão é apostar na leveza do BB cream, rímel, lápis de olho e de sobrancelhas e um batom suave. Se você prefere e pode ousar um pouco mais, vale investir em um delineador e/ou um batom mais marcante.

No vídeo abaixo, a blogueira e maquiadora Ba Ferrazzo ensina como fazer uma maquiagem bonita para usar no dia a dia:

6 dicas de maquiagem que você deve seguir sempre

  1. Se possível, tenha uma base de alta cobertura para quando quiser fazer maquiagens elaboradas e um BB cream para usar no dia a dia;
  2. Quanto mais elaborada for sua maquiagem dos olhos, mais importante é você preparar bem a pele para deixa-la livre de manchas, assim você garante um resultado com qualidade profissional;
  3. Para o dia a dia, se não quiser usar “muita maquiagem”, a maquiadora Ana Paula Rodrigues sugere o uso de, pelo menos, um bom rímel, lápis de sobrancelha e corretivo;
  4. Nunca se esqueça de corrigir as falhas da sobrancelha. Você pode usar uma sombra castanho médio ou um lápis próprio para esse fim;
  5. As cores quentes são aliadas das morenas. Para sombra, tons como terracota, marrom e preto sempre combinam com a pele morena. Ana Paula recomenda também o uso de sombras coral, laranja, rosé e cintilantes para maquiagens mais elaboradas;
  6. Para os lábios, vermelhos e variações de coral também casam bem com esse tom de pele. “Batom vinho, vermelho e gloss labial” são as sugestões da especialista.

Inspirações: as maquiagens das blogueiras morenas

Confira algumas blogueiras que você pode seguir no Youtube e em seus próprios blogs para se inspirar sempre que precisar de novas ideias de make-up.

Foto: Reprodução / Jéssica Flores

Foto: Reprodução / Juliana Goes

Foto: Reprodução / Mariana Saad

Foto: Reprodução / FabulousVi

Foto: Reprodução / Bruna Tavares


Foto: Reprodução / EasyNeon

Assuntos: Maquiagem

Para você