8 truques de maquiagem para aumentar os olhos

Escrito por Ana Carolina Martins

iStock

A maquiagem tem o dom de ser uma grande aliada das mulheres. Ela pode enfatizar os melhores pontos do rosto, esconder pequenas imperfeições ou simplesmente colorir a face e criar um visual totalmente diferente do seu. A verdade é que a make é praticamente um instrumento mágico.

Se já é possível mudar a dimensão da face com maquiagem, certamente também é viável transformar o tamanho dos olhos, sejam eles grandes ou pequenos. Para quem deseja aumentá-los existem algumas dicas que são infalíveis. Confira a seguir os melhores artifícios para acentuar o olhar.

1. Utilize lápis de olho de cor clara

iStock

Para realçar ou aumentar o tamanho dos olhos, um truque principal é usar lápis de olho branco ou bege na linha d’água. Segundo o maquiador Luciano Alencar, do Pierre Louis Coiffeur (RJ), garante que a técnica dá resultado. “Com certeza este é um truque ótimo. Ajuda a tirar a profundidade do olhar, consequentemente, aumentando-o”, explicou.

Sabe aquele lápis de olho preto, super pigmentado que você ama? Mesmo com olhos pequenos, você ainda pode usá-los. Basta utilizar rente aos cílios inferiores. Já na linha d’água, o item deve ser evitado. A maquiadora Adriana Krieger explicou que ao ser aplicado neste local, o produto faz oposto do lápis bege, diminuindo ainda mais os olhos.

2. Capriche na máscara de cílios

Uma ótima dica para quem deseja modificar a aparência reduzida dos olhos é caprichar na máscara de cílios. Basta elevar o olhar e aplicar a máscara. De acordo com o maquiador Robson Peres, do Werner Coiffeur, a utilização do produto não têm mistérios e faz uma grande diferença. “Esse é um truque muito simples e que pode ser usado no dia a dia com facilidade”, diz. A técnica ajuda ainda a exterminar com aquela cara de cansaço.

Há tantas opções no mercado que hoje dá para escolher o tipo do produto – máscara de cílios para alongar ou dar volume – e a escovinha. Ela pode ser encontrada em diversos formatos, assim você seleciona a que melhor se adequa aos seus cílios. Vale também usar o curvex e cílios postiços para abrir o olhar. O resultado é um visual poderoso.

3. Faça as sobrancelhas

iStock

Engana-se quem pensa que elas não influenciam no olhar. Mantê-las limpas e delineadas pode fazer toda a diferença. Adriana contou ainda que ela pode mudar a expressão. “Isso ajuda a deixar o rosto com um aspecto mais jovial e com um olhar mais erguido”, diz ela.

Raphaela Bahia, maquiadora do Studio, concorda e faz um alerta. “Assim como uma moldura influencia a aparência de um quadro, sua sobrancelha influencia a aparência dos seus olhos. Por outro lado, não cometa o erro de achar que quanto mais fina a sobrancelha, maior os olhos”. Lembre-se de procurar um profissional qualificado, pois será ele quem irá ajudar a criar o formato ideal para as suas sobrancelhas.

4. Faça um traço fino com o delineador

A prática leva à perfeição, tanto na maquiagem como em qualquer outro âmbito na vida. De tanto praticar é fácil descobrir as técnicas preferidas ou as cores de sombra de que mais se gosta.

E se você faz parte do grupo das apaixonadas por delineador, não precisa se desesperar. As mulheres que tem olhos pequenos podem continuar usando este item, mas devem maneirar na aplicação do produto. “Não coloque delineador ao redor de todo o olho. Ao fazer isso seus olhos vão parecer ainda menores”, contou Dudu.

5. Ilumine-se

iStock

Os iluminadores são produtos novos, que surgiram no mercado para deixar a sua pele glamorosa, com um brilho digno de uma estrela. Eles podem ser encontrados em diferentes texturas, como líquida ou pastosa.

Quanto aos olhos também é possível iluminá-los. Basta usar uma sombra iluminadora no canto interno dos olhos. O truque é eficaz. “O brilho é importante para aumentar os olhos e dá efeito imediatamente”, falou o maquiador Dudu Castro, do Crystal Hair Ipanema (RJ).

6. Prefira sombras claras …

Na hora de fazer o make, prefira cores claras, como champagne, bege e branco. Dê preferência ainda aos tons acetinados na pálpebra móvel. Eles irão refletir a luz do ambiente, dando assim a impressão de olhos maiores. O oposto ocorre com as sombras opacas, que impedem a criação dos pontos de luz.

7. … Mas não esqueça de fazer o côncavo

iStock

Antigamente, os artistas usavam a técnica do claro-escuro para criar a sensação de profundidade nas pinturas. No ramo da maquiagem, funciona do mesmo jeito. A sombra clara reflete a luz e mais escura, que deve ser usada no côncavo, vai fazer um contraponto.

Para quem não ainda não conhece a técnica, Adriana Krieger explica. “Após aplicar a sombra clara na pálpebra, pode ser usada uma sombra marrom no canto externo, marcando o côncavo. Se quiser pode até usar aquele lápis preto, só é legal da uma esfumada”.

8. Corrija as olheiras

Pode ser antes ou depois de fazer a maquiagem dos olhos, mas corrija as olheiras. As manchas amarronzadas causadas por elas podem fazer com que o olhar pareça menor. Hoje há no mercado corretivos iluminadores, que podem melhorar a aparência da região. Além disso, ao utilizar produtos para disfarçar a marca de cansaço a sensação é de uma maquiagem com melhor acabamento.

Vídeo: como aumentar os olhos com maquiagem

No tutorial abaixo, a blogueira ensina uma maquiagem ideal para aumentar os olhos. Ela tem tons claros e iluminados no canto interno, côncavo marcado suave e lápis bege na linha d’água. Vale lembrar que o delineado deve ser um pouco mais fino que o dela para não dar o efeito contrário do desejado.

Depois de todas estas dicas é só colocar mãos à obra e tornar o seu olhar ainda mais expressivo.

Assuntos: Maquiagem

Dicas pela Web