Mãos descascando: saiba como prevenir e cuidar desse problema

Escrito por
Em 01.11.20

iStock

Por                                
Em 01.11.20

O efeito de mãos descascando pode ser resultado de diversos fatores, como o uso de produtos que agridem a pele, genética e alguns hábitos. Preparamos a seguir uma matéria completa com todas as informações e dicas para você que sofre com esse problema. Confira!

Continua após o anúncio

Por que as mãos descascam?

iStock

Conversamos com a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, que trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais; e tem, entre suas clientes, famosas como as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa. Segundo Roseli, as mãos são mais propensas à desidratação por terem contato com a maioria dos processos que realizamos no dia a dia.

A profissional esclarece que pode ser também por influência genética ou devido à sensibilidade ao uso de alguns produtos derivados do petróleo. Esses produtos comprometem a saúde da pele, levando ao ressecamento e a descamação das mãos.

O que fazer para cuidar de mãos descascando

De acordo com Roseli, todas as vezes que usamos detergente para lavar louça, ou quando as mãos entram em contato com sabonete e álcool em gel, comprometemos a saúde da pele. Isso porque alguns produtos contêm derivados do petróleo e álcool, desidratando a área. Para saber como cuidar de mãos descascando e prevenir esse problema, veja as dicas da esteticista:

  1. Hidrate a pele sempre após lavar as mãos: depois de lavar as mãos, aplique um óleo natural de semente de abóbora, de girassol ou de coco. Roseli comenta que seguir essa dica, ajuda a resgatar a vitalidade e resistência da pele;
  2. Esfolie a pele uma vez por semana: o efeito será de remoção das células mortas, colaborando para renovar a pele. Segundo a esteticista, esse procedimento pode ser feito uma vez por semana e, se você quiser usar uma receitinha caseira, aposte na borra de café para esfoliar;
  3. Faça uma desintoxicação da pele das mãos: para esse processo, após realizar a esfoliação, misture uma colher (sopa) de aveia com uma colher (sopa) de mel. Espalhe nas mãos, deixe agir por 15 minutos e enxágue. Para finalizar, aplique algum óleo de sua preferência, inclusive nas unhas;
  4. Tome um pouquinho de sol por dia: manter essa regularidade é importante, pois a luz solar estimula a melatonina, um hormônio que ajuda a recuperar a saúde da pele;
  5. Use produtos com ativos biotecnológicos: esses produtos agem a nível celular e ajudam também a aumentar a resistência da pele.
    1. Após conferir essas dicas incríveis, que tal saber as respostas para as principais dúvidas relacionadas às mãos descascando? Acompanhe no próximo tópico!

      Dúvidas respondidas sobre mãos descascando

      Em nossa conversa com a esteticista e cosmetóloga, perguntamos algumas dúvidas comuns acerca desse problema e já aproveitamos para incluir algumas dicas.

      1. Pode ser Covid-19? Roseli afirma que o problema das mãos descascando não é indício da doença. Porém, devido aos métodos preventivos da doença, como álcool em gel e limpeza constante, as mãos podem ficar ressecadas.
      2. Mãos podem descascar por stress? “Sim, pois, quando a pessoa fica tensa, nervosa ou agitada, pode eliminar as toxinas pelas mãos”, aponta Roseli.
      3. O que podem ser as rachaduras nas mãos? Elas podem ser causadas pela sensibilidade, parte do stress, uso excessivo do sabonete ou, até mesmo, pelo contato com papéis e documentos, além das pessoas que digitam muito. Essas atividades deixam o pH da pele mais ácido.
      4. Pode usar hidratante corporal para hidratar as mãos? Conforme aponta a esteticista, pode-se sim usar hidratante corporal, mas é importante buscar produtos que deixem a pele umectada, mas, ao mesmo tempo, possuam boa absorção. Lembre-se ainda de optar por produtos sem derivados do petróleo.
      5. Quais os principais ativos que os hidratantes para as mãos devem conter? Uma boa escolha é procurar por hidratantes que contenham óleo de amêndoas na composição. Esse tipo de óleo traz estabilidade para o pH da pele. Além disso, para Roseli, apostar em algum hidratante que contenha abóbora também é interessante, pois atua na recuperação da melanina da pele, protege da radiação e aumenta a vitalidade.
      6. Mãos descascando pode ser indício de alguma alergia ou dermatite? “Quando as mãos estão ressecadas e desvitalizadas pode ser sintoma de alergia e até dermatite. Por isso é importante a avaliação clínica. Dependendo do diagnóstico, posso sugerir uma máscara de prata, que é bactericida e tem água glacial do ártico. Ela ajuda a melhorar a vitalidade celular e fortalecer a pele. E toda vez que você aumenta a resistência, deixa a pele das mãos mais resistentes.”, explica Roseli.
        1. Manter o cuidado na hora de escolher os ativos certos que estarão em contato com a sua pele é essencial para evitar o ressecamento. Se você quer saber mais sobre o assunto, aprenda como ter mãos macias com dicas e sugestões de produtos!

          Continua após o anúncio

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.