Dicas de Mulher Dicas de Casa

10 itens essenciais para um quarto mais confortável e funcional

Veja como mobílias e objetos aparentemente simples podem fazer toda a diferença no cômodo e torná-lo mais aconchegante

em 17/03/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Cada vez mais, o quarto deixa de ser um cômodo da casa reservado apenas ao sono e se transforma em um refúgio, onde as pessoas procuram ter um período de relaxamento e até de lazer. Além disso, com o crescimento dos trabalhos do tipo home-office, tem se tornado comum muitas pessoas utilizarem o local onde dormem também como ambiente de trabalho.

Com tantas novas funções para uma parte da casa em que antes só se pensava que não pudesse existir sem uma cama, agora é natural completá-la com outras mobílias e objetos que sejam capazes de otimizar o espaço, mas sem deixá-lo menos aconchegante.

Tanto para planejar uma decoração que tenha a sua cara quanto para deixar o quarto mais funcional, a especialista e editora de interiores da WGSN Heloisa Righetto recomenda que o ambiente comece a ser montado pela escolha do melhor local para a cama: “pode parecer óbvio, mas a dinâmica do quarto muda totalmente dependendo de onde a cama está. Mesas de cabeceira, armário, cômoda, prateleiras e o que mais você quiser ou for necessário dependerá dessa primeira etapa. Aliás, definir as cores e materiais dos móveis e objetos também depende do posicionamento da cama”, detalha.

Se você pretende redecorar seu quarto ou está de mudança para uma nova casa e vai começar do zero, confira quais são os 10 itens essenciais para fazer do seu cantinho um espaço agradável e útil.

1. Cabeceira

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Normalmente compradas separadamente da cama, muitas vezes as cabeceiras podem ser vistas como um capricho ou mero objeto decorativo, ficando, portanto, de fora de muitos quartos. Contrariando um pouco dessa lógica, a personal organizer e diretora da Organizzarte, de São Paulo, Simone Serrano explica que, por evitar o contato direto com a parede, essa peça aumenta a sensação de proteção no leito.

Além do fator conforto, a cabeceira também pode dar personalidade ao quarto, podendo ser formada por tecido, placa de madeira, ou até mesmo luzes natalinas. Aqui vale ter criatividade para encontrar a melhor solução para o cômodo!

2. Pufes, cadeiras ou poltronas

Foto: Reprodução / Aimo Plus

Foto: Reprodução / Aimo Plus

Para quem prefere reservar a cama apenas para o sono, uma boa ideia é ter no quarto um pufe ou uma poltrona confortável, que podem ser utilizados para leituras, breves descansos ou mesmo para receber uma visita. Cadeiras são bem-vindas para acompanhar mesas, principalmente no caso de estudos e uso de computadores. A editora de interiores da WGSN Heloisa Righetto ressalta ainda que é importante que essas mobílias sejam fáceis de mover, o que facilita a limpeza e a organização do cômodo.

3. Mesa multiuso

Foto: Reprodução / Alicia Paley Home Interiors

Foto: Reprodução / Alicia Paley Home Interiors

Se espaço não for um problema e o seu quarto for um ambiente no qual você passa muito tempo, um investimento recomendado por Righetto é uma mesa multiuso, que tenha um tamanho suficiente para dar conta das suas necessidades, podendo servir de bancada de estudos e penteadeira, por exemplo. Mesmo porque, segundo ela, esse cômodo não é útil apenas na hora de dormir, servindo também como um “refúgio” na casa. Assim, é primordial que este seja um ambiente, além de aconchegante, versátil.

4. Ganchos e/ou cabideiros

Foto: Reprodução / Leverone Desinger

Foto: Reprodução / Leverone Desinger

Depois de um dia cheio, entrar no quarto e abandonar a bolsa, os sapatos e as roupas espalhadas pelo chão é um alívio, exceto porque as coisas não se organizarão sozinhas depois. Para facilitar esse processo, cabideiros podem amparar seus objetos pessoais até que você possa guardá-los em seus lugares de origem ou mesmo servir para armazenar suas bolsas.

Outra dica dada por Heloisa Righetto é a de usar ganchos nas paredes para pendurar bijuterias, lenços e cintos, o que também permite que você visualize melhor essas peças no dia-a-dia.

5. Caixas organizadoras

Foto: Reprodução / Closet Design

Foto: Reprodução / Closet Design

Um item essencial, recomendado tanto por Simone Serrano quanto por Heloisa Righetto são as caixas organizadoras, que podem servir de depósito para todo tipo de objeto e até como item de decoração se forem revestidas ou tiverem um design diferenciado. O segredo é encaixá-las nos espaços vazios, como sobre os armários ou embaixo da cama.

Não é vantajoso, porém utilizá-las apenas para esconder a bagunça: é importante identificá-las e mantê-las organizadas, de forma que os objetos guardados continuem acessíveis. Para tanto, de acordo com Simone, é válido se utilizar de acessórios como porta CDs, porta livros, revisteiro, entre outros, todos “objetos de custo acessível, fáceis de serem encontrados e que ‘fazem milagre’ na organização, colocando cada coisa em seu devido lugar”.

6. Cabides

Foto: Reprodução / Pause Architecture + Interiors

Foto: Reprodução / Pause Architecture + Interiors

Cabideiros e ganchos ajudam a manter o espaço em ordem e o mesmo deve acontecer com o seu guarda-roupas. Ter um bom número de cabides disponíveis garante que suas roupas não fiquem amassadas e não sejam esquecidas no fundo do armário por terem sido ocultadas por sobreposições de peças.

7. Tapete

Foto: Reprodução / SISSY+MARLEY

Foto: Reprodução / SISSY+MARLEY

Pode parecer banal, mas um simples tapete na lateral da cama pode ajudar a tornar o quarto um ambiente mais confortável. Conforme explica Simone, isso “favorece o aquecimento do quarto, principalmente quando o piso do cômodo é frio” e faz com que acordar e colocar os pés no chão seja mais agradável do que encontrar uma superfície gelada.

8. Cortinas

Foto: Reprodução / Marmalade Interiors

Foto: Reprodução / Marmalade Interiors

Além de ser um bom item de decoração, podendo complementar os quartos mais temáticos ou quebrar a monocromia dos mais sóbrios, as cortinas são essenciais para bloquear um pouco da entrada de luz direta. Simone as considera indispensáveis para um ambiente mais aconchegante e ainda lembra que podem ajudar a manter a privacidade, principalmente para quem mora em prédio e tem vizinhos de janela.

9. Luminárias ou abajoures

Foto: Reprodução / Jennifer Robin Interiors

Foto: Reprodução / Jennifer Robin Interiors

Para aquelas pessoas que estudam ou trabalham no quarto, uma boa iluminação natural pode fazer toda a diferença para que se tenha dias mais confortáveis. Na ausência do sol, ou mesmo para climas mais intimistas, Simone recomenda o uso de luminárias: “a iluminação quente e indireta também é essencial para inserir aconchego e aquecer o ambiente, ideal para quem gosta de ler. Colocar um abajour em cada criado mudo ou uma luminária de chão num cantinho do quarto já é capaz de transformar o espaço sem muito esforço ou intervenções arquitetônicas”.

Além da luminosidade, é fundamental prestar atenção nas cores que você vai ver todos os dias, antes de dormir. “Cores fortes, como vermelho, preto, amarelo e laranja devem ser evitadas na decoração de quartos, pois são cores energizantes que podem causar agitação”, pontua a profissional.

10. Boas memórias e inspirações

Foto: Reprodução / Sarah Gunn

Foto: Reprodução / Sarah Gunn

Com os itens acima providenciados, agora a tarefa é dar um toque um pouco mais pessoal ao quarto e, para tanto, quem dá a dica é Heloisa: “temos que estar cercados de coisas que amamos, que nos fazem felizes. E nada mais legal do que essas lembranças, objetos que nos fazem sorrir e trazem ótimas memórias”. Todo tipo de objeto é bem-vindo para essa finalidade, sejam fotografias, uma coleção de souvenirs de viagens ou os CDs da sua banda preferida.

O segredo é, ainda assim, manter o ambiente organizado e, se as suas inspirações implicarem num pequeno acúmulo de objetos, Simone ainda sugere a alternativa de utilizar suas coleções como ponto focal da decoração, podendo, inclusive, acomodá-las em uma prateleira ou estante exclusiva.

Muito embora essas sejam as peças mais indicadas por profissionais na hora de compor um quarto, vale lembrar que todo o ambiente pode ser adaptado conforme suas necessidades e seu gosto pessoal. A brincadeira é fazer com que você se sinta confortável no lugar e a principal recomendação da personal organizer Simone Serrano para não errar a mão é procurar não deixar o cômodo muito exagerado: “evitando transformá-lo em um ambiente carregado de informação visual, sonora e energética, que interferem na qualidade do sono”, finaliza.

Comentários
Dicas relacionadas