Glicerina no cabelo: benefícios, dicas e recomendações de especialista

Escrito por
Em 07.08.19

iStock

A glicerina no cabelo é comumente usada para fins de hidratação e definição dos fios. Como tem alta capacidade de hidratar a pele e o cabelo, é uma queridinha da indústria de cosméticos e está presente em vários shampoos, sabonetes e cremes.

Continua após o anúncio

Mas afinal, o que é a glicerina? Tecnicamente, é um álcool de açúcar e sua extração se dá a partir de fontes animais ou vegetais, podendo também ser sintetizada. Você consegue comprá-la em frascos na farmácia e ela é bem baratinha! Aprenda a seguir como usar o produto, seus benefícios e veja as recomendações da nossa dermatologista convidada.

Como usar glicerina no cabelo

Existem várias formas de usar a glicerina no cabelo, mas nem todas fazem bem para os fios. Sendo assim, separamos as receitinhas e dicas mais relevantes, que foram testadas e aprovadas por algumas mulheres:

Como usar glicerina no cabelo em dias quentes e secos

O uso da glicerina no cabelo é recomendado em dias úmidos. Mas como fazer para usufruir de seus benefícios em dias quentes e secos? Aprenda o truque neste vídeo!

Leia também: Hidratação com abacate: 10 receitas para um cabelo de respeito

Glicerina no cabelo loiro: adeus, fios secos!

Se você tem dúvidas de como usar a glicerina no cabelo loiro, a Marília compartilha aqui o passo a passo para deixar seus fios tão hidratados quanto o dela. E o melhor: é barateza!

Receitinha potente com glicerina no cabelo cacheado

Cachos hidratados e definidos com uma receitinha simples? Temos! Aprenda com a Mari Morena a hidratação que, para ela, é a mais potente da vida!

Continua após o anúncio

Agora que você já sabe como usar a glicerina no cabelo, que tal testar as receitas e escolher sua preferida?

Leia também: Glicerina é aliada da beleza da pele e dos cabelos

6 benefícios da glicerina no cabelo que vão deixar seus fios ainda mais lindos!

Ok, já sabemos como usar a glicerina no cabelo. Mas quais benefícios ela vai trazer para os fios? A Dra. Lorena Visentainer (CRM 179092), nossa dermatologista convidada, traz essas informações. Confere aí:

  1. Ajuda na hidratação: a glicerina tem o poder de atrair água e por isso é responsável por hidratar, lubrificar e umectar os fios.
  2. Evita o ressecamento dos fios: por ajudar na hidratação do cabelo, a substância pode deixar os fios menos secos.
  3. Deixa os fios mais definidos: devido aos seus efeitos umectantes, a glicerina tem o poder de definir os fios e é ainda mais potente para modelar cachos.
  4. Reduz o frizz: com o cabelo menos seco e mais definido, o frizz, por consequência, também é suavizado.
  5. Diminui a quebra dos fios: a substância deixa os fios mais resistentes às agressões externas, o que atenua a quebra dos fios.
  6. Reduz a formação de pontas duplas: e, por fim, com fios menos quebradiços, as pontas duplas também vão te dar um tempo!

Todos esses benefícios, de acordo com a profissional especialista, vêm principalmente do potencial da glicerina de “puxar” a água. Por isso, é indicado que a substância seja usada preferencialmente em dias úmidos ou em conjunto com produtinhos a base de água, evitando que o fio perca água ao invés de retê-la.

Dermatologista esclarece dúvidas sobre a glicerina no cabelo

iStock

Para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter restado, a Dra. Lorena Visentainer (CRM 179092) nos deu mais alguns detalhes. A seguir, ela responde os principais questionamentos sobre o assunto:

Para que serve a glicerina no cabelo? De acordo com a doutora, a glicerina serve para hidratar o cabelo. Porém, ela informa que é mais comum que seja utilizada com bases ou fórmulas adicionais, pois sozinha pode ter efeito contrário ao da hidratação.

Glicerina diminui a caspa? Segundo a Dra. Lorena, a glicerina não combate ou diminui a caspa. Ela explica: “No caso da caspa, devem ser usadas substâncias que sejam capazes de reduzir a oleosidade do couro cabeludo ou tratar doenças que podem estar acontecendo” – e finaliza alertando que, em casos graves, o ideal é buscar um dermatologista.

Leia também: 8 receitas caseiras de hidratação profunda que salvarão qualquer cabelo

Glicerina no cabelo faz mal? Se utilizada no comprimento dos fios e em conjunto com produtos a base de água, não fará mal nenhum. Contudo, se aplicada diretamente no couro cabeludo, é possível que cause irritações ou aumente a oleosidade, podendo levar até à queda de cabelo.

Continua após o anúncio

Glicerina funciona para alisar o cabelo? Para a Dra. Lorena, o cabelo pode parecer sim mais liso com o uso da substância, pois ela é capaz de diminuir o frizz e deixá-lo mais “pesado”.

Quantas vezes é recomendado usar glicerina no cabelo? Não há uma frequência a ser recomendada, segundo a doutora. O que ela diz sobre isso é: “Sugiro fazer junto com a hidratação do cabelo, uma vez por semana”.

Se utilizada conforme as recomendações, a glicerina vai deixar seus fios ainda mais lindos. Por isso, aproveita e compartilha a matéria com quem ainda tem dúvidas e ajude a espalhar a beleza saudável!

Assuntos: Cabelos

Para você