Flores para buquê de noiva: dicas que vão te ajudar a escolher a opção ideal

Escrito por Vanessa Herrmann

Foto: iStock

Escolher flores para o buquê de noiva não é uma tarefa simples, já que é possível encontrar uma grande variedade de opções, que contam com as mais diversas cores e formatos. Até mesmo a noiva que já sabe o que quer pode ficar em dúvida com tantas opções disponíveis no mercado.

Para que essa tarefa seja um pouco mais simples, você pode conferir se o valor de um buquê de determinada flor cabe no seu orçamento ou até mesmo se ela estará disponível na data do seu casamento. Esse último fator é bem importante, já que pode reduzir o custo e fazer com que as flores estejam bem mais bonitas.

15 flores para buquê de noiva que são encantadoras

É grande a variedade de flores para buquê de noiva. Por isso, separamos algumas opções para você conhecer melhor e saber qual é o período em que elas estão mais bonitas e baratas. Além disso, você também pode fazer combinações para que o acessório contemple o seu estilo.

1. Rosa

Foto: Reprodução / something borrowed blooms

Preço mais baixo: maio.

Atemporal, a rosa pode ser usada tanto pelas noivas mais clássicas, quanto pelas mais modernas. Extremamente romântica, combina muito bem com o clima de casamento, já que simboliza o amor e profunda afeição. Além disso, é possível encontrar essa flor em várias cores.

Leia também: Vestidos de noiva: tudo o que você precisa saber para escolher o modelo perfeito

2. Lisianto

Foto: Reprodução / Carol Xavier

Preço mais baixo: novembro e dezembro.

Muito delicada e ao mesmo tempo sofisticada, essa é uma flor que representa o amor e a entrega ao/à parceiro(a). Com tons delicados, suas cores originais são branco e roxo, mas atualmente, é possível encontrar um leque bem grande de opções.

3. Astromélia

Foto: iStock

Preço mais baixo: setembro a março.

Com flores sem cheiro, essa é uma planta ornamental que deve ser tratada com bastante cuidado. Como é muito delicada, frio ou calor em excesso podem estragar sua aparência. Ela conta com tons que variam entre vermelho, amarelo e rosa.

4. Copo-de-leite

Foto: Reprodução / closer to love

Preço mais baixo: agosto a novembro.

Leia também: Flores para casamento: conheça as melhores opções para cada tipo de cerimônia

Como remete à pureza, o copo de leite é facilmente usado por noivas mais tradicionais. Além disso, ela é uma flor sofisticada e que pode ser uma ótima ideia para noivas que querem um buquê branquinho, mas com um toque de cor, já que seu interior é amarelo.

5. Orquídea

Foto: Reprodução / sugar bee flowers

Preço mais baixo: janeiro a setembro.

Para quem não liga de investir um pouco no buquê, a orquídea pode ser uma excelente opção. Além de ser delicada, ainda conta com um toque exótico e pode ser encontrada em diferentes cores e tamanhos.

6. Begônia

Foto: Reprodução / tulipina

Preço mais baixo: agosto a outubro.

Associada à lealdade do verdadeiro amor, a begônia tem tudo a ver com a celebração da união de duas pessoas. Existem diferentes variedades desta espécie, mas que contam com características semelhantes, como o protagonismo das folhas.

7. Tulipa

Foto: Reprodução / yandex

Preço mais baixo: junho a setembro.

A tulipa faz um grande sucesso na Holanda, mas também pode ser usada tranquilamente em casamentos feitos no Brasil. Como seu significado é o amor perfeito, pode ser uma ótima escolha para noiva que busca simbolismo para o seu buquê.

8. Gipsófila

Foto: iStock

Preço mais baixo: abril a maio.

Carinhosamente apelidada de mosquitinho, a Gipsófila comumente é usada para dar volume à arranjos ou buquês, mas também pode ser a única flor do buquê. Simbolizando felicidade, essa é uma planta delicada e com custo acessível.

9. Lírio

Foto: Reprodução / arte mesia

Preço mais baixo: outubro a dezembro.

Com o significado de pureza e respeito, o lírio pode ser usado como solitário em um buquê para as noivas mais discretas ou até mesmo em um grande e chamativo arranjo.

10. Girassol

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

Preço mais baixo: agosto a dezembro.

A flor da alegria e da vida, o girassol é uma opção de destaque para o buquê da noiva. Como o tamanho dessa opção é grande, não é preciso usar muitas flores para deixar seu buquê bonito.

11. Gérbera

Foto: iStock

Preço mais baixo: novembro e dezembro.

A gérbera é uma flor parecida com o girassol, mas com um tamanho bem menor. Além disso, ela pode ser encontrada em uma grande variedade de cores, até porque seu significado é alegria.

12. Lavanda

Foto: Reprodução / daniela picoral

Preço mais baixo: setembro a março.

Sinônimo de paz, a lavanda é uma flor roxa que conta com um aroma muito interessante, tanto, que sua essência é utilizada para perfumar vários produtos. Para noivas que querem fugir do comum, essa pode ser uma boa aposta.

13. Suculenta

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

Preço mais baixo: durante todo o ano.

Com o significado de proteção, a suculenta é parente do cacto e pode ser encontrada durante todo o ano. Existe uma grande variedade de espécies, que podem ser combinadas entre si ou até mesmo com flores mais delicadas.

14. Cravo

Foto: iStock

Preço mais baixo: maio.

Mesmo sendo comum como lapela do noivo, o cravo também cai muito bem como flor para um lindo buquê de noiva, já que sua simbologia diz que ele atrai bênçãos.

15. Magnólia

Foto: Reprodução / heather brulez

Preço mais baixo: maio a julho.

A magnólia é a flor da simpatia. Com as pétalas grandes e abertas, ela encanta pela sua delicadeza. As cores são pálidas, por isso, é ideal para quem busca por tons mais neutros.

A estação do ano escolhida para o casamento pode fazer com que determinadas flores fiquem mais baratas ou até mesmo mais bonitas, mas, na verdade, é possível encontrar uma grande variedade de opções durante o ano todo.

5 Dicas para economizar no buquê

Foto: Reprodução / rock and roll bride

Que as flores para o buquê da noiva podem ter um valor alto não é nenhuma novidade, por isso, separamos algumas dicas para você saber como economizar nesse momento, mas fazendo com que o resultado fique como desejado.

  • Use flores da estação: por serem mais fáceis de serem encontradas, as flores da estação contam com um preço mais acessível, além disso, a aparência delas estará incrível. Se você ainda não marcou a data do seu casamento, pode pensar nesse fator na hora de marcar. Caso tudo já esteja certo, confira as que estarão disponíveis sua data especial.
  • Monte seu próprio buquê: você pode comprar as flores soltas em um local barato ou até mesmo colher algumas do seu jardim ou da rua. Existem muitas opções que são encontradas facilmente pelas calçadas que podem render um ótimo buquê.
  • Abuse do mosquitinho: com um baixo custo e delicado, é encontrado na cor branca. O mosquitinho pode ser a peça que faltava para deixar seu buquê com uma cara mais cheinha. Além disso, também é possível que o acessório seja feito apenas com ele.
  • Use folhagens: baratas, as folhagens podem ajudar a preencher o seu buquê ou até mesmo serem as protagonistas. Elas são bem democráticas e combinam desde os casamentos rústicos até os mais sofisticados.
  • Faça um buquê falso: se a grana está apertada, gastar horrores com um buquê pode estar fora de cogitação, certo? Nesse caso, é possível usar a criatividade e fazer esse ornamento com flores de papel, corações de feltro, conchas do mar e muito mais! A lista de opções é imensa e, provavelmente, não será difícil encontrar alguma que te agrade.

Escolher as flores para o buquê de noiva pode não ser uma tarefa muito simples, mas é possível fazer com que esse momento seja bem prazeroso e que o resultado fique a cara do casal. Além disso, depois de todas as dicas que você conferiu, o processo tende a ficar mais simples.

E se você ainda está em dúvidas sobre o vestido para o seu grande dia, confira um guia completo de vestidos de noiva para te ajudar nessa missão.

Dicas pela Web