Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Flores para casamento: conheça as melhores opções para cada tipo de cerimônia

Tire suas dúvidas de como usar flores na decoração do casamento e escolha as flores perfeitas para o seu grande dia

em 12/09/2017

Foto: Reprodução / Style me Pretty

Existem diversas maneiras de decorar uma cerimônia de casamento e utilizar flores é sempre uma boa ideia. Elas são românticas, delicadas, coloridas e deixam tudo mais bonito.

Quem está planejando se casar nem sempre é especialista no assunto e, às vezes, parece que só a boa vontade não é suficiente para executar cada detalhe a fim de que tudo saia do jeitinho que você sonhou. Novamente, as flores são uma ótima alternativa, além de uma escolha bastante tradicional, mas quais flores escolher?

Essa é uma tarefa difícil e que merece muito cuidado, afinal, ninguém quer chegar no grande dia e ter uma decepção com a decoração do casamento, não é mesmo? Tudo precisa estar em harmonia e, acima de tudo, combinar com a personalidade do casal.

Para deixar essa missão mais fácil, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a usar flores na decoração do seu casamento e organizar uma cerimônia cheia de delicadeza e charme:

O que considerar na hora de escolher as flores

Foto: Reprodução / Style me Pretty

Na hora de pensar a decoração do casamento, o gosto pessoal sempre prevalece (e deve ser assim mesmo!), mas será que só isso é o suficiente? Conversamos com a cerimonialista Maritsa Augusto, que contou com a ajuda de João Bueno, proprietário de uma floricultura, e eles pontuaram o que levar em conta na hora de escolher as flores para o casamento.

A época do ano: Nos meses de maio e junho, a maior parte das flores são mais caras por conta da procura no Dia das Mães e no Dia dos Namorados. Durante o inverno, a produção de flores também é menor, o que aumenta significativamente o preço.

O local da festa e da cerimônia: Casamentos ao ar livre e durante o dia precisam de flores mais resistentes e podem ter um aroma mais forte, como os lírios, jasmim e lavanda. Para ambientes internos, os arranjos podem ser menores e em menos quantidade, “nesse caso, menos é mais”, aconselha Maritsa.

O horário do casamento: Para eventos noturnos, flores mais marcantes como as rosas e as orquídeas são ótimas opções. Já para eventos de dia, as flores menores e delicadas em tons pastéis são mais adequadas.

Além de todos esses pontos, a personalidade e o gosto dos noivos devem ser os principais fatores considerados. Selecione quais são suas flores favoritas e leve a ideia ao florista para que juntos possam chegar a um projeto que caiba no seu orçamento e que satisfaça suas vontades.

As 6 flores mais tradicionais para casamentos

A cerimonialista elencou quais são as 6 flores mais usadas nos casamentos. Confira:

1. Rosas

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

As rosas já são bem conhecidas pelo romantismo que transmitem. Além disso, são flores resistentes e possuem uma paleta de cores bem extensa. A única ressalva é o preço, que costuma ser elevado.

2. Gérberas

Foto: Reprodução / Wedding Wire

A gérbera é uma flor muito charmosa e que também tem diversas variedades de cores. Elas são fáceis de cultivar, o que garante um preço mais acessível. Para você que vai casar ao ar livre, as gérberas vão deixar seu casamento delicado e colorido.

3. Lisianthus

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

Se você é apaixonada pelas rosas mas elas não cabem no seu orçamento, o lisianthus é a alternativa perfeita. Essa flor é muito parecida com a rosa e floresce o ano inteiro, o que a torna mais barata sem perder a delicadeza e o romantismo.

4. Copo de leite

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

O copo de leite é uma espécie bastante sofisticada e elegante. Os arranjos de copo de leite geralmente são altos e imponentes. Por serem mais raras e nobres, elas acabam sendo caras.

5. Gipsofilas

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

Popularmente chamada de “mosquitinho”, as gipsofilas geralmente são utilizadas para dar volume aos arranjos. Elas podem ser utilizadas em qualquer tipo de casamento e são bastante acessíveis. Caso você queira optar por flores mais caras, mas em pequena quantidade, completar o arranjo com as gipsofilas é uma ideia interessante.

6. Flores do campo

Foto: Reprodução / Wedding Wire

As flores do campo são várias espécies de flores que nascem espontaneamente no campo e necessitam de poucos cuidados. Juntas, elas formam buquês ou arranjos coloridos e mesclados, o que dá um toque descontraído aos casamentos. Por demandar poucos cuidados e não precisarem de replantio, elas são bem baratas e fáceis de encontrar.

São muitas opções e cabe aos noivos e as pessoas que os ajudam escolher quais flores serão ideais para o casamento. A cerimônia deve transmitir a personalidade dos noivos com flores que afirmem isso.

A flor certa para cada época do ano

A cerimonialista também apontou quais flores são mais adequadas para cada estação do ano. Veja na tabela abaixo qual flor é mais indicada para a data do seu casamento:

Imagem: Dicas de Mulher

Assim como as frutas, cada flor tem sua particularidade e pode ser mais fácil encontrá-la em determinada época, o que também interfere em seu preço e no frescor.

Flores para casamento baratas

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

Algumas flores são mais baratas que outras por serem encontradas com mais facilidade e também porque demandam menos cuidados. Uma dica interessante é apostar em flores mais em conta para fazer volume nos arranjos e colocar algumas flores mais nobres como pontos de cor.

Boas escolhas: Gipsofila (mosquitinho); Crisântemo; Cravo.

Flores para casamento à noite

Foto: Reprodução / Versati Decorações

Para a noite, utilizar flores mais coloridas na decoração do casamento pode ser uma alternativa interessante. Elas funcionam muito bem com a luz artificial do local do casamento.

Boas escolhas: Tulipa; Copo de leite; Rosa.

Flores para casamento rústico

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

Geralmente em casamentos rústicos, os noivos optam por objetos em madeira e ornamentos menos delicados. Nesse caso, as flores em tons terrosos caem super bem.

Boas escolhas: Girassol; Hortênsia; Dente de leão.

Flores para casamento no campo

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

Casamentos no campo combinam com detalhes naturais. Investir em folhagens junto com flores pode dar um ar bucólico ao seu casamento, o que fica super charmoso e as fotos com certeza ficarão incríveis!

Boas escolhas: Margarida; Gérbera; Flores do campo.

Mais fotos de flores para casamento que vão te inspirar

Ainda está difícil escolher quais as flores perfeitas para o seu grande dia? Selecionamos mais algumas fotos para servir de inspiração.

O copo de leite é clássico e refinado

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

Ele encanta pela sua elegância

Foto: Reprodução / Sweet Violet Bride

E deixa qualquer casamento com um ar sofisticado

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

As flores do campo são perfeitas para quem gosta de cor

Foto: Reprodução / Wedding Wire

Ideal também para casamentos ao ar livre durante o dia

Foto: Reprodução / Deer Pearl Flowers

Charme e delicadeza para os arranjos do seu casamento

Foto: Reprodução / Wedding Wire” target=”_blank”>

As tulipas são apaixonantes

Foto: Reprodução / Beto Burim Decorações

Apostar na combinação de suas cores deixa a mesa linda!

Foto: Reprodução / Beto Burim Decorações

Quando as tulipas estão abertas, elas são ainda mais imponentes

Foto: Reprodução / Beto Burim Decorações

E o que dizer da beleza das rosas?

Foto: Reprodução / André Lança Fotografia

Elas são o símbolo do amor

Foto: Reprodução / André Lança Fotografia

São opções perfeitas para quem quer um casamento cheio de romance

Foto: Reprodução / Beto Burim Decorações

As gérberas são flores coloridas que dão frescor às decorações

Foto: Reprodução / Funny How Flowers Do That

Elas combinam com outras flores em tonalidades neutras

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

Ficam incríveis nos buquês!

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

O lisianthus é parecido com a rosa, porém bem mais acessível

Foto: Reprodução / Funny How Flowers Do That

Para quem quer um buquê discreto, elas são uma ótima alternativa

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

Em outras tonalidades também são incríveis

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

As gipsofilas, popularmente chamadas de mosquitinho, são pequenas e delicadas

Foto: Reprodução / Deer Pearl Flowers

Elas funcionam muito bem como arbustos para arranjos baixos

Foto: Reprodução / André Lança Fotografia

São a escolha certa para quem não é muito fã de cores e de arranjos grandes

Foto: Reprodução / Deer Pearl Flowers

O casamento é um momento muito especial que ficará eternizado. O cuidado com a decoração e, principalmente com as flores, é essencial para que essa ocasião seja lembrada com muito carinho. Quem não adora ver fotos de casamentos com a decoração impecável?

Comentários
Dicas relacionadas