Dicas práticas para lavar e guardar roupas de lã

Saiba como deve ser a lavagem e conservação das peças em lã para que elas durem por mais tempo

Escrito por Andressa Dias

Algumas pessoas acabam evitando de comprar roupas de lã com receio de não conseguirem lavá-las ou conservá-las em um bom estado, porém existem alguns pequenos truques simples e práticos que ajudam bastante na hora de lavar e guardar roupas de lã.

Uma das precauções que devem ser tomadas é nunca lavar as peças na máquina, pois isto pode danificar irreparavelmente seus fios. Porém, se não tiver mesmo tempo de lavá-las à mão, procure utilizar o modo delicado na lavagem na máquina e colocá-las em saquinhos especiais para proteção de roupas delicadas.

Outro cuidado com as roupas de lã é não deixá-las de molho por um longo período. Lave à mão com sabão de côco e evite esfregá-las, dê somente leves apertadinhas e em seguida, enxague bem. O uso de amaciante é liberado, contanto que as peças não fiquem de molho por mais que cinco minutos.

As roupas em lã branca podem ficar amareladas com o tempo, portanto para evitar esse sinal de envelhecimento e conservá-las por mais tempo, adicione uma colher de chá de água oxigenada 30 volumes na hora da lavagem.

Quanto à secagem, evite ao máximo colocar as roupas de lã em secadoras ou expostas ao sol forte. Elas devem ser torcidas delicadamente envoltas em uma toalha e depois, estendidas horizontalmente na toalha. A secagem deve ser preferencialmente à sombra e nunca pendurada no varal.

Como as roupas de lã são pouco usadas durante o ano, as lavagens podem ser menos frequentes para garantir melhor conservação das peças. Além disso, não é necessário passar lã com ferro quente, pois o próprio método de secagem sugerido já evita que a roupa fique amassada.

Quem tem pouco tempo para cuidar da lavagem e secagem das roupas lã, pode optar pela alternativa de mandar as peças para uma lavanderia especializada neste tipo de material.

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web
Comentários