Conheça a estética cottagecore, que prega uma vida simples e bucólica

Escrito por
Em 24.11.20

iStock

Por                                
Em 24.11.20

A estética do cottagecore é uma tendência que está em alta, sobretudo por ter viralizado devido às hashtags em redes sociais, como Instagram e Tiktok. É inspirada na vida simples e no campo, prega um estilo de vida próprio e também se estendeu à moda. Saiba mais sobre esse assunto e confira fotos lindíssimas!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é cottagecore?

Ainda há algumas ambiguidades acerca da tradução verdadeira do termo, isso porque algumas blogueiras afirmam que veio do francês, enquanto outras defendem que veio do inglês. A definição mais comum é que “cottage” significa casa da fazenda ou cabana, enquanto “core” é derivado da música punk hard core dos anos 1980 e significa núcleo.

O importante é saber que essa tendência é permeada de algumas palavras-chave, tais como campo, flores, animais, jardinagem, piquenique, simplicidade, cozinhar em casa, dentre outras. Na sequência, confira suas principais características e fique por dentro dessa nova moda.

7 características do cottagecore

Para algumas pessoas, o cottagecore é uma estética baseada na idealização da vida campestre. Para outras, trata-se de uma estética que busca uma vida simples, tarefas manuais, comunhão com a natureza (valorizando plantas e animais), roupas leves e delicadas. Nesse sentido, não há espaço para smartphones repletos de notificações, e-mails e reuniões de trabalho com chefes abusivos. Confira as características desse estilo:

Valorização da vida no campo e da natureza

O bucolismo está presente nessa estética e se traduz na vida no campo sendo tomada como uma vida ideal, que não possui excessos justamente por ser simples. Além de se estar em harmonia com os animais e as plantas diariamente, longe do estresse e da ansiedade, elementos muito comuns na vida urbana atual.

Nostalgia

O cottagecore é interpretado como um estilo de vida nostálgico, porque privilegia hábitos e até vestimentas que são antigos, como peças de roupa vintage e a ideia de que a vida no campo, longe da cidade, é melhor, porque tem mais harmonia e leveza.

Publicidade

Afinal, seguindo esse estilo de vida, busca-se estar distante das pressões diárias, de toda tecnologia e demandas sociais, advindas do mundo capitalista. E isso não se aplica, por exemplo, aos direitos e conquistas das mulheres e de LGBTQI+.

Tarefas manuais ou domésticas

O desenvolvimento de tarefas manuais feitas com as próprias mãos, também lidas como domésticas, são um ponto importante. Isso vale principalmente para o cuidado com plantas e o trato com os alimentos, como colher frutas e legumes e/ou fazer o próprio pão ou uma torta suculenta.

Atividades ao ar livre

Dentre as atividades ao ar livre, os piqueniques são momentos ideais para estar em harmonia com natureza e com os verdadeiros amigos. Além disso, aqueles alimentos preparados com as próprias mãos podem ser partilhados, assim como frutas.

Esses momentos contam com toalhas claras ou xadrez, flores e looks floridos, com transparências ou até mesmo de linho. Outras opções são ler em um local aberto, embaixo da sombra das árvores, ou caminhar por entre campos de lavandas ou girassóis.

Louças e objetos decorativos floridos

As flores são um dos pontos altos dessa estética, tanto para a decoração de um cantinho seu, como sala ou quarto, quanto para as roupas. Chaleiras e louças floridas ou vasos com lindas flores trazem aquele ar de campo para qualquer ambiente, assim como quadros com flores acompanhadas de borboletas – melhor ainda se você mesmo pintá-los.

Vestimentas leves, de algodão ou de linho

Roupas leves e claras, como saias, blusas e vestidos, são ideais nessa tendência. Casaquinhos de lã e meia-calça também, em dias mais frios. Os tons geralmente são claros ou terrosos e, se as peças forem estampadas, costumam ter flores e borboletas.

Publicidade

Afinal, a busca pelo equilíbrio e pela valorização das coisas simples não combina com roupas pesadas, repletas de brilho e cores muito vibrantes. Nem mesmo dá certo com saltos, por isso é comum apostar em sandálias rasteiras, sapatos e coturnos delicados, com cadarços e cores terrrosas.

Vida simples e redução de gastos financeiros

Quando o assunto é vida simples no cottagecore, fala-se de viver somente com o necessário, sem extravagâncias, como se idealiza que é a vida no campo. Nesse sentido, há uma redução de gastos financeiros, sobretudo se você passa a desenvolver atividades manuais que, antes, pagava para alguém fazer – como cozinhar, arrumar a própria casa ou até fazer artesanato, como bordados. Ao levar uma vida simplista, busca-se a valorização do que realmente importa.

Curiosamente, o estilo teve sua alta durante a pandemia de 2020, durante a qual muitas pessoas se viram trancadas em suas casas, tendo de lidar com as demandas do lar e do trabalho. Foi uma alternativa para buscar equilíbrio e conforto. Outra curiosidade é que o estilo tem se mostrado bastante comum entre mulheres lésbicas, que têm buscado uma vida mais leve. Mas vamos de looks agora? É a melhor parte, sem dúvida!

25 looks de cottagecore repletos de beleza, leveza e flores, claro

Embora o cottagecore faça sucesso como estilo de vida, passando por atividades e decoração, é na moda que ele se traduz muito bem. Os looks geralmente são registrados por meio de fotos ambientadas em fazendas, sítios, parques com gramados e lagos ou até florestas. Confira e se apaixone!

1. Preparada para mergulhar no estilo cottagecore?

2. Ele encara a vida de um modo mais “slow”, sem a correria da vida contemporânea

3. Cenários urbanos são trocados por ambientes campestres

4. E, assim, os looks vão do estilo mais rústico

5. Ao mais floral

Grace Ellen

Publicidade

6. As peças sempre são leves

7. E de tons claros ou mais terrosos

8. Acessórios, como bolsas ou chapéus, costumam ser de palha ou materiais semelhantes

9. Sapatos são delicados e, geralmente, de cores mais terrosas

10. Quanto aos cabelos, podem ser usados mais soltos

11. Mas também é possível prender apenas uma parte com delicados acessórios

12. Vestidos são as peças mais incorporadas aos looks

13. Mas saias e blusas leves também são bem-vindas

14. Calças e jardineiras vão muito bem no cottagecore, olha só

15. Principalmente apostando no xadrez

16. Aliás, o cottagecore também combina com frio

17. É só tirar casaquinhos de lã do guarda-roupa

18. Ou charmosos casacos mais grossos, mas igualmente delicados

19. Aposte em um ambiente que lembre o campo e que lhe traga tranquilidade

20. Pode ser em meio às árvores

21. Ou num lindo campo de lavandas

22. O importante é que o espaço te deixe bem à vontade

23. Livre e leve para ser quem é

24. Escolha o look cottagecore que mais te agrada

25. E desfrute do bucolismo e da nostalgia que o estilo oferece!

Esses looks te deixaram inspirada, não é? Vamos te ajudar a apostar nessa tendência. Espia só os vídeos que separamos na sequência.

Saiba mais sobre o cottagecore para garantir a decoração e o look perfeitos

Se você ficou com gostinho de quero mais, confira os vídeos que separamos para você sobre a estética do cottagecore.

Mais detalhes sobre a estética do cottagecore

Nesse vídeo, a Adriana Alfaro fala das principais características do cottagecore – sobretudo o bucolismo e a nostalgia – e como essa estética se traduziu na moda, mencionando algumas peças de roupas e acessórios comuns.

O que é o cottagecore e como montar looks nesse estilo

Aqui, a Talitah Sampaio menciona o que é o cottagecore e te ajuda a pensar looks incríveis de acordo com esse estilo que está em alta. Confira!

Cottagecore pode ser barato

Nesse vídeo, a Julia Silva mostra roupas, sapatos e acessórios que podem compor seu look cottagecore sem gastar muito. Além disso, menciona ambientações que combinam com os looks, como jardins, florestas e fazendas. E não deixa de lado decorações, que são um charme, e receitinhas para você colocar a mão na massa. Não perca!

Makeup cottagecore

Quer aprender uma make para compor seu look bucólico? Então, confira o tutorial desse vídeo. É simples e não tem erro. Lembre-se de não abusar da maquiagem, porque esse estilo preza pela simplicidade.

Além do cottagecore, quer conhecer outros estilos para dar aquele up no seu guarda-roupa? Então, fique por dentro da moda coreana, que conta com looks incríveis!

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

Assuntos: Estilo, Tá na moda