Como tirar cravos: será que é seguro fazer isso em casa?

Escrito por
Em 28.08.19

iStock

Muitas pessoas reclamam dos cravos, aqueles pontinhos pretos na pele que podem incomodar tanto a ponto de até influenciar a autoestima. Mas nada de sair espremendo o rosto! Existem formas de prevenir que os cravos apareçam e, caso eles insistam em aparecer, você pode tomar algumas medidas que não vão agredir sua pele.

Continua após o anúncio

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente! Temos aqui as principais dúvidas esclarecidas por uma esteticista e alguns vídeos que podem te ajudar nessa missão. Confira!

Produtos para prevenir e tratar cravos

A biomédica steta e cosmetóloga Cássia Jardim não recomenda a retirada de cravos em casa, devido aos riscos que essa atitude pode oferecer à saúde. Porém, alguns produtinhos podem te ajudar a ficar longe desses pontinhos chatos. Veja só!

  1. Sabonete de limpeza facial Vichy Normaderm, na Panvel
  2. Goma esfoliante rochás Quintal, na Sephora
  3. Tônico secativo Acne Solution Adcos
  4. Antioxidante hidratante Sallve
  5. Máscara facial de argila verde Chata de Galocha, na Sephora
  6. Água demaquilante Bioderma Sébium H20, na Beleza na Web

Viu como é fácil? Existem, também, máscaras caseiras que podem ajudar na remoção dos cravos. Veja este artigo sobre máscaras faciais.

Leia também: Água micelar: descubra o que é o cosmético que promete fazer milagres na pele

Tudo sobre cravos: dermatologista esclarece principais dúvidas

iStock

Conversamos com a biomédica esteta e cosmetóloga Cássia Jardim sobre os principais pontos a respeito da remoção de cravos. Dê uma olhada!

Qual a diferença entre cravos internos e cravos pretos? Os cravos internos são chamados de comedões fechados. São cravos mais recentes que têm a camada da pele encobrindo, portanto, sua remoção torna-se mais difícil. Nesses casos, fazemos uma emoliência bem caprichada e utilizamos as lancetas (agulhas bem fininhas), que ajudam muito nessa remoção. Já os cravos pretos são os mais velhos. O “preto” significa que já estão oxidados e, portanto, já habitam aquele local faz um tempo.

É seguro fazer a remoção de cravos em casa? De preferência, não. Existe toda uma preparação da pele e do ambiente para esse procedimento. Remover um cravo em casa pode gerar uma inflamação ou até infecção do local.

Continua após o anúncio

Existem tratamentos caseiros recomendados? Não. Cada pessoa tem um tipo de pele, logo não existe uma coisa que seja boa para todo mundo. Em se tratando de pele, devemos sempre fazer uma avaliação personalizada para só depois indicar os cosméticos dermatológicos específicos para a pele a ser tratada. Esses tratamentos caseiros são muito prejudiciais, podendo ferir, queimar e gerar manchas.

Como prevenir cravos na pele? Para a prevenção dos cravos, o ideal é que a paciente tenha os cuidados básicos em casa diariamente para manter a pele limpa e saudável. Isso inclui um sabonete específico, um bom hidratante e um excelente filtro solar. Mas, claro, é importante manter a limpeza de pele em dia com um profissional da estética.

Leia também: Base para pele oleosa: 10 opções para uma maquiagem livre de brilho

Lembrando que consultar um(a) profissional especializado antes de realizar qualquer procedimento é fundamental para a garantia da sua saúde. Caso tenha mais dúvidas sobre o assunto, não hesite em procurar um(a) esteticista e/ou dermatologista!

Como tratar cravos: vídeos explicativos

É sempre bom acompanhar as experiências de quem entende um pouco mais sobre o assunto e tem boas dicas para dar, não é mesmo? Confira alguns vídeos que podem te auxiliar:

Alimentos que causam acne

Não é segredo para ninguém que a alimentação influencia na saúde da pele, não é mesmo? A nutricionista Patricia Leite fala sobre 10 alimentos que podem piorar o quadro da acne. Será que o açúcar pode causar acne? Veja o vídeo e descubra!

Limpeza de pele caseira

Leia também: Tônico facial: conheça esse item de cuidado diário para a pele

Limpeza de pele nem sempre significa sair espremendo os cravos e espinhas, sabia? A esteticista Patrícia Elias fala sobre alguns passos que você pode seguir para manter a pele mais saudável e lisinha. Ela alerta ainda sobre a necessidade de sempre visitar uma(a) profissional para fazer aquela limpeza de pele mais profunda.

Continua após o anúncio

Cuidados suaves com a pele

Nesse vídeo, a Lara Makeup mostra alguns procedimentos que você pode fazer em casa sem prejudicar a saúde da sua pele. Lembrando, mais uma vez, que você nunca deve extrair cravos e espinhas em casa, combinado?

Gostou de aprender mais sobre como cuidar dos seus cravos? Então, aprenda também sobre esfoliantes para o rosto e como deixar a sua pele bem lisinha!

Assuntos: Pele

Para você