Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como limpar a tela da TV sem danificar o aparelho

O uso de produtos químicos inapropriados pode prejudicar a exibição das imagens da sua TV. Aprenda a fazer a limpeza de forma segura

em 17/07/2017

Foto: iStock

Finalmente chegou o fim de semana e você está pronta para fazer uma maratona de séries sentada no sofá, enrolada na coberta e comendo pipoca! Afinal, às vezes, tudo o que queremos é descansar um pouco.

O cenário pode parecer muito acolhedor – até você perceber que a tela da TV está cheia de poeira e marcas de dedos e se ver obrigada a limpar o aparelho.

Por mais populares que os televisores sejam, poucas pessoas realmente sabem como fazer a limpeza da tela de forma segura, sem correr o risco de danificar o funcionamento do aparelho. É só vasculhar o Google: você vai encontrar uma infinidade de dicas de limpeza de TV, mas nem sempre elas são confiáveis.

Só tem um jeito de garantir que a forma de limpeza escolhida não vai estragar seu aparelho, e esse jeito é consultar as recomendações dos fabricantes. Afinal, seria muito chato perder a garantia da sua TV novinha em folha porque você acabou estragando a tela ao aplicar um produto de limpeza inapropriado, certo?

Confira agora as orientações encontradas nos manuais dos aparelhos de TV dos principais fabricantes presentes no Brasil.

Limpeza segura

Foto: iStock

Os fabricantes de TV LCD e LED são unânimes em relação ao método de limpeza dos aparelhos: a melhor forma de remover poeira e sujeira leve da sua televisão sem causar danos é utilizar somente um pano seco e macio, que deve ser esfregado delicadamente sobre a tela. Algumas marcas fornecem um pano adequado para a limpeza junto com o aparelho. Para os cantinhos, você pode usar um cotonete.

Se você se deparar com algum tipo de sujeira que esteja custando a sair da tela, nada de esfregar o pano com mais força, pois isso poderá danificar a superfície e prejudicar a exibição das imagens. Nesse caso, você poderá borrifar o pano com água limpa e esfregá-lo na tela com movimentos suaves, seguindo sempre a mesma direção (da direita para a esquerda, por exemplo).

Entre os principais fabricantes de TV (Samsung, Phillips, Philco, Sony e LG), a maioria recomenda que não seja utilizado qualquer tipo de produto de limpeza sobre a tela do aparelho, principalmente os abrasivos. Isso significa que você não deve nem mesmo passar o popular vinagre branco ou o limpa-vidros.

A exceção à regra é a fabricante LG: de acordo com o manual de um de seus modelos, você pode aplicar um pouco de detergente neutro no pano para limpar a tela. ATENÇÃO: se você possui uma TV da LG, sempre verifique o manual do seu aparelho antes de usar detergente para limpar o vidro, pois as instruções podem variam conforme o modelo.

Outros cuidados na hora de limpar a tela da TV

Foto: iStock

Uma dica importante é que você nunca deve aplicar água ou detergente diretamente sobre a tela, pois eles poderão vazar para dentro do aparelho e danificar seus componentes internos ou até mesmo causar um incêndio. Da mesma forma, jamais use um pano encharcado, pois o líquido poderá escorrer pelas beiradas da tela.

Além disso, lembre-se de que não devemos forçar uma sujeira persistente com o pano, com as unhas ou com outro objeto, pois isso poderá amassar ou arranhar a tela, resultando em distorções na imagem. Tenha paciência e siga apenas com o pano umedecido em água.

Não custa reforçar que, antes de efetuar a limpeza, seu aparelho deverá ser desconectado da tomada para evitar o risco de choques elétricos.

Comentários
Dicas relacionadas