Dicas de Mulher Dicas de Casa

5 maneiras fáceis e baratas de limpar peças de prata

Objetos de prata são lindos e elegantes, mas também precisam de alguns cuidados especiais para manter todo seu encanto

em 14/07/2017

Foto: Kaboompics

Quase todo mundo tem alguma coisa de prata em casa. Ela está presente em talheres, joias, anéis, taças, bandejas e até em instrumentos musicais, entre outros produtos.

A prata é um metal muito bonito e brilhante que dá uma sensação de clareza, pureza e requinte. Mas qualquer objeto de prata precisa de certa atenção especial nos cuidados e de uma limpezinha periódica para manter toda sua vitalidade e brilho.

Com o tempo, mesmo a prata de melhor qualidade pode escurecer e suas reentrâncias vão ganhando uma coloração escura, como um encardido, ou manchas que se espalham pela superfície. Isso acontece por causa da exposição ao ar, que carrega poeira, e pela umidade que provoca a oxidação.

Porém, limpar a prata é mais simples do que pode parecer e, se o armazenamento também for cuidadoso, não será preciso se preocupar com a limpeza durante muito tempo.

Alguns produtos específicos para a limpeza da prata estão à venda em mercados ou lojas especializadas. Mas para quem pretende limpar sem gastar muito, existem algumas receitas caseiras que alcançam resultados tão bons ou melhores do que os produtos especiais. Deixe sua prataria com aparência de nova usando estes ingredientes e truques simples:

1. Pasta de dente

Foto: iStock

A pasta de dente é um dos macetes mais antigos que, apesar de estranho, funciona mesmo. Em sua composição, a pasta de dentes muitas vezes leva bicarbonato de sódio ou outros componentes abrasivos, ótimos para limpeza e para dar brilho. Utilize as pastas brancas comuns.

Passo a passo: Use sempre uma esponja ou escovinha bem macia. Se não tiver, prefira usar um pano mesmo, para evitar arranhões nas peças. Esfregue gentilmente as peças de prata com a pasta de dentes. Depois lave-as com água e sabão para retirar qualquer resquício e deixe secar. Você também pode usar uma flanela ou pano macio para polir e deixar a prata ainda mais brilhante.

2. Bicarbonato de sódio

Foto: iStock

O bicarbonato é a ferramenta perfeita para limpeza de objetos de prata. Mas atenção: não utilize esse método para peças de muito valor, pois o bicarbonato de sódio é muito abrasivo e pode desgastar a camada mais superficial da prata, mas nada que vá danificar a peça. Você pode usar esse produto de duas maneiras:

Limpeza com bicarbonato e água: utilize pasta de bicarbonato misturada com água. Utilizando esponja, escova ou pano macio, limpe toda a superfície do objeto, lave e pronto.

Banho de água fervente com bicarbonato: para peças pequenas como brincos, cordões, presilhas, broches etc, misture uma colher de café de bicarbonato de sódio em pó em uma panela com meio litro de água, mergulhe as peças e leve ao fogão. Deixe ferver, desligue o fogo e mantenha as peças mergulhadas na solução por alguns minutos. Elas saem clarinhas sem nenhum esforço. Para um efeito mais brilhante, dê uma polida nas peças com flanela ou pano bem macio. Atenção: não deixe as peças na solução por mais do que alguns minutos. Se passar tempo demais, a prata pode ser corroída e perder seu brilho natural. Seguindo essas instruções vai sair tudo perfeito!

3. Sal

Foto: iStock

A receita mais simples feita com o ingrediente mais fácil de se ter à mão. O sal também é abrasivo e recomendado para vários tipos de limpeza. Para a limpeza de prata, você vai precisar apenas de um recipiente e água quente.

Passo a passo: Deixe as peças de molho em um recipiente com água quente e sal. Após um tempo, as partes escuras vão clareando naturalmente. Depois é só lavar com água e secar bem.

4. Papel alumínio

Foto: iStock

Essa dica é principalmente para as peças de prata com mais detalhes e fendas mais difíceis de acessar com esponjas ou panos. O papel alumínio reage com a água e devolve o brilho total das peças.

Passo a passo: coloque as peças em um recipiente com água fervente e adicione pedaços de papel alumínio. Deixe ferver por cerca de vinte minutos ou quando a prata clarear. Aguarde alguns minutos até que as peças estejam claras, retire, lave com água corrente e seque bem, polindo com um pano macio se desejar mais brilho.

5. Casca de banana

Foto: iStock

Essa fruta tão maravilhosa não serve apenas para comer! A casca da banana também tem várias utilidades, incluindo o polimento de prata e metal.

Passo a passo: É só esfregar o interior da casca da banana nas peças a serem polidas e depois lustrar com pano limpo e macio.

Todas essas dicas funcionam de verdade e são muito simples de fazer. Mas nunca perca a atenção para os detalhes como o tempo de ação de cada produto. Mesmo os produtos vendidos em lojas especializadas podem danificar as peças se utilizados de forma incorreta.

Como conservar a prata

Foto: Kaboompics

Também existem maneiras simples de proteger suas peças de prata para que elas durem mais e sem a necessidade de limpezas frequentes. Vale a pena investir nessas dicas para manter a prata sempre limpa, brilhante e conservada, prontinha para o uso!

  • Armazene em local seco evitando contato com produtos de limpeza ou outros metais;
  • Guarde as joias ou peças pequenas dentro de saquinhos de pano ou flanela, evitando assim o contato direto com a umidade e com a poeira;
  • Evite guardar as peças sujas ou deixá-las sujas por muito tempo. Para pratos e talheres, lave-os após o uso e, se não puder lavá-los na hora, deixe de molho em água evitando que a sujeira grude ainda mais;
  • Não limpe ou lave os objetos de prata com escova de aço ou esponjas com muito atrito. Mesmo que pouco, eles podem arranhar a superfície das peças;
  • Guarde pratarias embaladas em plástico filme. Embale bem deixando o mínimo de ar possível dentro e sem nenhum pedacinho pra fora. Isso vai reduzir significativamente a quantidade de limpezas necessárias. Você também pode usar sacolas plásticas bem fechadas (e completamente limpas!);
  • Não lave peças de prata no lava-louças. Os produtos usados e a dinâmica de lavagem podem danificar a prata;
  • A umidade é o maior inimigo da conservação da prata, então sempre guarde as peças completamente secas e, se possível, com proteção;
  • Mantenha uma flanela macia separada exclusivamente para limpeza ou polimentos das peças de prata.

Com jeitinho e um pouco de cuidado, seus objetos de prata podem durar por um longo tempo, com toda sua beleza. Aproveite nossas dicas para fazê-los durar mais e melhor!

Comentários
Dicas relacionadas