Como limpar camarão: esclareça suas dúvidas para dominar o preparo

Escrito por
Em 08.07.19

iStock

Quantas vezes você já não comeu camarão sem nem se preocupar se ele havia sido limpo? Saiba que você não está sozinha, já que muitas pessoas nem sabem como limpar camarão ou até se esquecem que ele precisa ser higienizado antes do consumo. Por isso, independente do preparo, essa delícia do fundo do mar precisa ter seu intestino removido e isso é feito de maneira bem fácil. Então para entender melhor como essa higienização é feita, confira esta matéria completa sobre como limpar camarão.

Continua após o anúncio

Como limpar camarão

Então vamos lá: para limpar o camarão você não precisa ser mestre de técnicas culinárias, já que na verdade os processos são muito simples, conheça-os a seguir.

Passo a passo

  1. Para iniciar, você deve retirar a cabeça do camarão, segurando no corpo e puxando-a para fora;
  2. Feito isso, coloque a ponta dos dedos por baixo da casca na abertura onde ficava a cabeça e vá passando o dedo até o final, removendo toda a casca e com ela as patas do camarão;
  3. Assim, só irá sobrar a carne do camarão e o rabinho, se preferir retirar o rabo, segure em sua ponta e puxe, similar ao processo da retirada da cabeça;
  4. Com uma faca afiada, faça uma abertura nas “costas” do camarão de fora a fora, de maneira bem leve para não cortar demais;
  5. Ainda com a faca, dê uma leve separadinha entre os dois lados dessa abertura para facilitar a limpeza;
  6. Por fim, você verá nesse corte uma fina linha escura, esse é o intestino que você deve retirar e para isso utilize a ponta da faca para puxá-lo para fora e remova os demais vestígios com os dedos.

Nada muito complicado, certo? Basta um pouco de paciência e delicadeza que você consegue saborear um camarão delicioso sem se preocupar com as sujeirinhas incômodas.

Outras maneiras de limpar camarão

E apesar desse modo de limpeza anterior ser o mais tradicional, surgem algumas dúvidas quanto à higienização com camarões de tamanhos diversos ou com o uso de técnicas diferentes. Para entender melhor sobre as demais maneiras de limpar o camarão, veja os vídeos abaixo.

1. Higienização de camarão médio com rabo

Leia também: 31 receitas de risoto de camarão para dar um quentinho no coração

E se você pretende limpar o camarão de tamanho médio e manter o rabo para uma apresentação mais elegante, esse vídeo é para você. Nele, Nina mostra de modo rápido como tirar a cabeça, as cascas e as patas do camarão, mantendo o rabo. Feito isso, ela faz um corte no dorso do animal para remover as vísceras e passa água nos camarões para limpar por completo e assim eles já podem ser consumidos sem preocupações.

2. Limpeza de camarão com palito de dente

Deixando o camarão quase intacto, essa técnica inusitada apresentada no vídeo é ideal para quem deseja manter o formato mais certinho do camarão. Para ela, é utilizado um palito de dente, que funciona perfurando as costas do animal e puxando o intestino para fora. Esse modo de limpeza pode ser usado para quem preza pela apresentação do prato, já que com ela os cortes do camarão são mínimos.

3. Como limpar camarão gigante

Continua após o anúncio

Pode parecer desafiador limpar versões maiores como o camarão rosa ou pistola, mas não tem nenhum segredo. Nesse passo a passo, Fellipe inicia cortando a cabeça do camarão gigante, para depois puxar as patinhas e tirar a casca junto com elas. Em seguida, ele faz um corte superficial no topo do camarão, que separa a carne em duas partes e permite acesso ao intestino, que é o que deve ser retirado. Bem fácil né?

Leia também: 10 receitas deliciosas e surpreendentes de bobó de camarão

4. Limpando e descascando camarão pequeno

E para os camarões pequenos a maneira de limpar é a mesma. Você deverá arrancar a cabeça e usar os dedos para descascar, retirando também as suas patas e o rabo. A diferença é que vale ter um pouco mais de delicadeza para não exagerar nos cortes do camarãozinho, já que por ser menor ele pode ficar muito danificado.

5. Como facilitar a higienização com vinagre

Uma dica muito legal que agiliza a higienização do camarão é usar vinagre para tirar a casca. O truque é simples: basta você deixar o camarão marinando alguns minutos no vinagre até a casca soltar com mais facilidade. Assim, é só seguir os processos comuns: remover a cabeça, a casca e as patas, retirar as vísceras do animal, e o camarão estará pronto para uso.

6. Camarão limpo com casca

Leia também: Camarão na moranga: desvende os segredos desse prato sofisticado

Há também quem goste de preparar o camarão com casca, já que ela pode trazer sabor para alguns pratos, principalmente em preparações que envolvam fritura. E para mantê-la, você deverá retirar a cabeça e perceber um pontinho escuro na parte de cima da carne do camarão. Esse pontinho é a cavidade onde fica o intestino, daí é só usar a ponta da faca para puxá-lo para fora, mantendo a casca, patas e o rabinho intactos. Veja o vídeo para entender e ainda de quebra conhecer uma receita de camarão frito.

Agora é fácil preparar esse fruto do mar como uma verdadeira chef de cozinha, né? Você pôde ver como limpar camarão é supersimples, então nada de ignorar essa etapa na hora de criar um belo prato com essa delícia!

Continua após o anúncio

Assuntos: Cozinha

Para você