Como fazer sabão líquido: 10 formas fáceis e econômicas para testar

Escrito por
Em 26.10.19

iStock

Os produtos de limpeza são um dos itens mais caros na hora das compras no mercado. Por isso, ter dicas de como economizar é sempre uma boa pedida. Para te ajudar nessa missão, veja como fazer sabão líquido com diversas receitas que vão te ajudar a poupar e limpar com eficiência. Confira!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como fazer sabão líquido

A primeira receita é perfeita para quem precisa de um ótimo rendimento e um poder de limpeza bem concentrado. Além de ser prático e fácil de preparar, ela é superversátil e pode ser usada para limpar tudo!

Passo a passo

  1. Para fazer a mistura, escolha um recipiente grande e uma espátula ou colher de plástico para mexer os ingredientes. Além disso, também é necessário o uso de luvas, óculos de proteção e máscara;
  2. Adicione no recipiente 300 ml de água em temperatura ambiente e 170 gramas de soda em escama. Para garantir a qualidade do seu sabão, é recomendado o uso da soda com pureza de 99%. Dessa forma, você evita que ele não engrosse, talhe ou dê qualquer problema na textura e eficiência;
  3. Aguarde alguns minutos distante da mistura para evitar inalar o gás, até que a soda dissolva na água;
  4. Com a mistura homogênea, adicione 1 litro de óleo de soja em temperatura ambiente, de preferência que já tenha sido usado para fritura. Mexa por 2 minutos para incorporar a mistura;
  5. Em seguida, adicione 250 ml de álcool comum aos poucos. Mexa novamente de 2 a 5 minutos.
  6. Após a mistura ferver e endurecer, adicione 1 litro de água fervente, sempre aos poucos e misturando tudo para dissolver.
  7. Com a mistura bem líquida, transfira a solução para um balde com 10 litros de água fria e mexa até que tudo fique homogêneo e bem incorporado.
  8. Por fim, dilua 200 gramas de bicarbonato de sódio em 300 ml de água e incorpore no seu sabão líquido.

Caso você perceba que o sabão ainda está grosso no final, adicione mais alguns litros de água em temperatura natural até que haja uma consistência fina e líquida. Além disso, você também pode adicionar essências ou 50 ml de amaciante para aromatizar seu sabão.

Outras formas de fazer sabão líquido

Além da receita básica de sabão líquido para qualquer finalidade, separamos também opções mais específicas para você testar em casa – com vídeos que te ajudarão na prática. Confira!

Leia também: Sabão caseiro: 8 receitas certeiras para não errar mais

Sabão líquido tipo OMO

O vídeo ensina como fazer um sabão líquido do tipo OMO, perfeito para lavagem de roupas e louça. Além disso, o rendimento para as medidas indicadas é de 65 litros, ou seja, você poderá usar ou até mesmo vender o seu próprio sabão!

Sabão líquido com menos de R$ 5

Essa receita também é do tipo OMO, com uma consistência lisa, líquida e azul brilhante. No entanto, o rendimento dessa versão é de 16 litros e a receita é feita com menos de 5 reais!

Continua após o anúncio

Sabão líquido com barra azul

Leia também: Como tirar chiclete de roupa: 5 técnicas simples e que funcionam

Essa versão de sabão líquido é feita com um sabão de barra azul e seu preparo custa menos de 4 reais. Além disso, ela tem um rendimento maravilhoso de 10 litros com um único sabão.

Sabão líquido com 3 ingredientes

Para quem gosta de economia e praticidade, essa receita fácil de sabão limpa-tudo leva apenas 3 ingredientes!

Sabão líquido branco

Sabe aquele sabão líquido branquinho e perfumado? Essa receita ensina uma opção de sabão de coco multiuso, com um aroma leve e um ótimo rendimento.

Leia também: Como desentupir pia: 10 maneiras infalíveis para facilitar a sua vida

Sabão líquido com desinfetante

Com efeito superpotente e perfumado, essa receita nos mostra como fazer sabão líquido com ação desinfetante. Uma ótima opção para limpezas mais pesadas e higiênicas, como banheiros, áreas de serviço e lavabos.

Continua após o anúncio

Sabão líquido vegano

Para quem ama receitas veganas e naturais, essa opção de sabão líquido para lavar roupas é uma alternativa perfeita e com ação concentrada que rende muito!

Sabão líquido de álcool

Com essa receita de sabão de álcool você conseguirá um rendimento de 26 litros gastando apenas 12 reais. Além disso, você precisará de apenas 4 ingredientes essenciais, ganhando em praticidade e facilidade no preparo.

Sabão líquido para lavar louça

Com a dica dessa receita, você nunca mais precisará gastar muito com detergentes de supermercado. O resultado final é muito semelhante e a ação limpante garantirá suas louças brilhantes e limpinhas!

Com certeza, essa seleção de receitas de sabão líquido será muito útil na economia e limpeza de seu lar. Confira também dicas sobre como tirar cheiro de mofo e manter sua casa sempre cheirosa!

Para você