Aprenda como dançar funk em 5 passos simples e rebole até o chão

Escrito por
Em 13.10.19

Anitta

A dança e a música no mundo do funk andam juntas e estão sempre evoluindo. Afinal, quantos passos já surgiram depois que começou essa febre no país? Quadradinho, passinho do romano, passinho do maloka… e por aí vai. E você, sabe dançar? Tem vontade de aprender? Confira boas dicas de como dançar funk e ficar fera nos bailes!

Continua após o anúncio

Como dançar funk

Dançar funk requer muito molejo, deslocamento de ombro, bumbum empinado, etc e tal. Para começar, é essencial ter um pouco de ritmo, querer aprender e deixar a música te levar, afinal, o que não falta nesse gênero musical é um bom ritmo para sair dançando. Confira o vídeo para você sair do básico já:

Que tal um passo a passo de como rebolar certinho e fazer bonito? Temos!

Vá até o chão em apenas 5 passos

  1. Movimente os joelhos: o passinho é executado com os joelhos, você dá uma leve agachada, empina o bumbum e rebola;
  2. Empine e desempine o bumbum: é simples, empina e encolhe para dar várias quebradas (expressão utilizada no funk);
  3. Junte os dois primeiros passos: com eles é possível fazer o famoso quadradinho;
  4. Desça até o chão: afaste as pernas com os pés em diagonal e agora sim você vai até o chão e rebola até cansar;
  5. Abra e feche as pernas: da mesma forma que você fez no passo 3, só que com a variação de abrir e fechar as pernas, vá quebrando e rebolando de um lado para o outro.

Com esses movimentos, você já pode iniciar sua vida de funkeira!

Leia também: 10 canais do Youtube para se exercitar e aprender a dançar em casa

11 passos de funk para você aprender de vez

Quer mesmo aprender a dançar funk? Então, confira os principais passinhos e não perca mais nenhuma balada!

1. Solte o quadril e comece aprendendo a rebolar

Essa é a proposta desse tutorial: ensinar a rebolar. Já que seu objetivo é aprender funk, é essencial que comece desde já a soltar o quadril. Como Carolina é professora de dança, ela dá toques didáticos bem legais. Assista e confira!

2. O funk e seus vários passinhos

Continua após o anúncio

Esse vídeo é um apanhado geral do que é dançar funk. A youtuber explica rapidamente os passinhos mais presentes na dança e após assistir ao vídeo já dá para começar a dar uma boa quebrada na balada. Veja!

Leia também: 10 atividades físicas para quem não gosta de academia

3. A tremidinha é um passo básico e fácil

Aqui você aprenderá esse passinho que não pode faltar na dança funk: a tremidinha. Tainá explica de forma bem prática como requebrar o bumbum dando tremidinhas.

4. Aprenda também a nova tremidinha, que é bem mais rápida

Nesse tutorial você vai saber como fazer o passinho mais novo do funk: a tremidinha rápida. É tão fácil como a tremidinha comum, apenas requer mais rapidez e agilidade no passo. Dê um play no vídeo e aprenda logo!

5. Empine e desempine o bumbum até chegar ao quadradinho

Leia também: 10 truques para perder a timidez

Aqui você aprende o funk desde o início, do passo mais simples, que é o empina e desempina, passando pela tremida de bumbum, até chegar ao quadradinho — considerado o mais complexo dos passinhos de funk

6. Rebolar rápido é requisito para avançar no funk

Continua após o anúncio

Se você já sabe rebolar, o pulo do gato desse tutorial é tornar mais rápidos seus rebolados. Confira o vídeo e aprenda a sacudir o bumbum com mais agilidade. Ramana explica como!

7. Um tutorial para você descer até o chão

Se você pretende aprender a dançar funk, descer até o chão faz parte desse aprendizado. Por isso, nesse vídeo, veja como descer rebolando.

Leia também: 12 melhores coreografias do FitDance para queimar calorias em casa

8. O passinho cruzado é simples e só requer treino

Com esse tutorial é possível tirar de letra esse passinho funk. A dica é não desistir e repetir até se sentir mais segura. Confira no vídeo e dê o play quantas vezes precisar!

9. O quadradinho não é fácil, mas aqui tá moleza aprender

Com uma explicação bem didática, você aprende mais facilmente esse passo que enrola tanta gente: o quadradinho. Veja que fácil!

10. Aprenda brincando o passinho dos maloka

De forma bem divertida, as meninas ensinam o passinho dos maloka, considerado um dos mais complexos do funk. Dê um play no vídeo já!

Continua após o anúncio

11. Para finalizar, o passinho do romano

Se você já treinou os passinhos dos vídeos anteriores, chegou a vez do passinho romano. Será mais fácil aprender, veja como!

Depois desse curso intensivo, é só se jogar nas festas! Mas a dica é treinar bastante, afinal são muito passinhos e quanto mais você treinar, mais fera ficará nas pistas!

Coreografias de funk

Agora que você já aprendeu os principais passos de funk, será mais fácil aprender as coreografias. Veja as que selecionamos para você!

Coreografia Só Quer Vrau (La Casa de Papel)

A coreografia da Cia. Daniel Saboya aproveita a versão dessa música e manda ver nessa coreografia bem fácil de funk. Dance junto com eles!

Popotão Grandão do Mc Neguinho

Com uma coreografia mais complexa, que contém praticamente todos os passinhos de funk, as meninas mandam muito bem. Dê um play e arrisque acompanhar!

Outra coreografia da Cia. Daniel Saboya

Confira uma coreografia fácil e que anima qualquer um que queira se matricular em uma academia para dançar funk.

O “Hit Contagiante” dessa música dita o ritmo da coreografia

Essa coreografia do FitDance é bem simples. Se você quer começar a treinar com uma coreografia bem fácil, acabou de encontrar!

Para dançar funk basta ter ritmo e treinar

Nessa coreografia com os passinhos mais conhecidos, Thais Carla manda ver no funk e mostra que tem ritmo. Tente você também!

Curtiu? Para você começar a treinar, veja também a nossa lista de músicas para dançar que vão te envolver na batida e te fazer se soltar!

Para você