Bem-estar

Como beijar bem: seu jeito de usar a boca

Dicas de Mulher

Com revisão da psicóloga Fernanda Cassim

Atualizado em 15.01.24

“Comigo é na base do beijo!” – Ivete Sangalo. Todos eles. Esquimó, selinho, cinematográfico, de arrepiar, no cangote, titanic… quando as línguas se encaixam, é bom demais. Beijo quente, carinhoso, apaixonado. O beijo é singular, cada pessoa tem o seu. No entanto, com algumas dicas, é possível aumentar o repertório e tirar o fôlego da outra pessoa. Confira como beijar bem.

Conheça a especialista

Fernanda Cassim é psicanalista e palestrante, graduada em Psicologia e em Letras, com Mestrado e Doutorado em Linguística e Pós-Graduada em Sexualidade Humana. Dedica sua carreira ao desenvolvimento de mulheres líderes no trabalho, nos relacionamentos e na vida.

Tipos de beijo: aumente seu repertório

Um beijo tipo Jack e Rose na proa do Titanic (1998), com os braços abertos ao vento. Ou ao estilo Homem-Aranha (2002): o Peter de cabeça para baixo beijando a Mary Jane com a chuva caindo ao fundo. Nem tudo o que acontece nas telinhas pode ser reproduzido na vida real. Entretanto, todo mundo merece o seu beijo de cinema – aquele que ficará gravado na memória. Conheça diferentes tipos de beijo:

  • Beijo esquimó: você esfrega a pontinha do seu nariz na pontinha do nariz da outra pessoa.
  • Selinho: os lábios se tocam de leve e rapidamente. Nem sempre é um beijo romântico, pode indicar amizade, carinho ou costume cultural.
  • Beijo peixinho: parecido com o selinho, porém os lábios fazem biquinho.
  • Beijo surpresa: quando a pessoa estiver distraída, você chega e dá uma bitoquinha estralada na boca dela. Mas só faça isso se você tiver liberdade para tanto.
  • Beijo de língua: romântico, sensual. As línguas se encontram e se movimentam em sintonia.
  • Beijo cinematográfico: teoricamente, é técnico, sem língua e sem envolvimento emocional. Porém, popularmente, é um beijo apaixonado, de arrancar suspiros, longo, digno de um filme.
  • Beijo titanic: muito molhado, com grande troca de salivas.
  • Beijo brincalhão: uma mistura de beijo com risada, pode envolver o selinho e o esquimó. É carinhoso e fofo.
  • Beijo conde drácula: começa na boca e desce até o pescoço.
  • Beijo arrepio: começa na boca e termina no pé do ouvido.

Qual deles merece o seu Oscar? Para decidir, é preciso experimentar. Com o tempo, cada casal vai criando sua coleção de beijos. Deixe rolar! Há até estudos dizendo que beijar queima cerca de 12 calorias e movimenta 29 músculos da face.

Como beijar bem: 12 dicas para criar memórias perfeitas

Ao som de “Bella Notte”, a Dama e o Vagabundo (1955) dividem um prato de espaguete, que termina em um beijo delicado e fofo. Para mim, esse é o mais singelo e bonito beijo do cinema. Porque há carinho, afeto, olhar e presença. Há o encantamento do momento. Com as dicas abaixo, você ficará mais segura:

1. Primeiro beijo

O primeiro beijo dá um friozinho na barriga. Você cria expectativas, imagina o gosto, a sensação, se compara com as amigas e, talvez, se decepciona. A dica mais importante: não tenha pressa. Não “fique” com uma pessoa só porque suas amigas já beijaram na boca. Perder o famoso BV (boca virgem) é um acontecimento, então, que seja com alguém que você gosta e confia. Se estiver confortável, converse sobre o assunto com a pessoa.

2. Na mesma harmonia

Quando um não quer, dois não beijam! Se a pessoa não estiver a fim, o beijo não vai rolar ou será muito ruim. Sinta o clima, troque olhares, comece com um carinho. Se estiver em uma balada, nada de chegar beijando. Peça consentimento. Algumas pessoas preferem uma boa conversa antes de partir para os beijos. Então, sem afobação, sintonize-se!

Publicidade

3. Movimentos suaves

Movimente-se suavemente. Comece com um selinho, respire fundo, coloque todos os sentidos para interagirem. Um beijo de corpo inteiro. Envolva a outra pessoa em seus braços, se entregue e deixe o clima ganhar ritmo naturalmente.

4. Não use somente os lábios

Agora, as coisas começaram a esquentar! Não use somente os lábios. A língua e os dentes podem entrar nessa dança. Um beijo de língua, com uma leve mordidinha nos lábios. Não fique com a boca parada, varie os movimentos, intercale beijos longos e curtos. Cuidado para não exagerar na velocidade. Esteja sempre atenta às respostas corporais da outra pessoa.

5. Crie um clima

Você pode beijar quando e onde quiser. Entretanto, o clima faz toda a diferença. O perfume, o hálito, o toque, o cenário, todos os sentidos são importantes para um beijo perfeito. Não exagere na fragrância, escolha algo agradável, doce ou floral. Um ambiente tranquilo, com luz baixa, é romântico e ajuda a diminuir a ansiedade. O escurinho do cinema também faz sucesso!

6. Mãos, carinho e cafuné

Nada de beijo flutuante – somente as bocas se encostam. Use as mãos para acariciar o corpo da outra pessoa, segure o pescoço, o rosto, a cintura, a bunda… cuidado para não ultrapassar os limites! Se perceber algum desconforto, pare imediatamente. Intercale o beijo de língua, com um cheiro no cangote, um esquimó e um conde drácula.

7. Olhos fechados

Olhos fechados, imaginação solta. Além de ajudar na focalização, aumenta a percepção tátil. Você fica mais sensível ao toque, respiração e cheiros. Todas as preocupações podem ficar para depois. Claro, uma troca de olhares também é importante para criar conexões e ter uma ideia visual da reação da outra pessoa.

8. Higiene bucal

Ninguém merece beijar um bafo de onça. Se isso acontecer, certamente, a outra pessoa jamais esquecerá de você, no entanto, não será com uma lembrança positiva. Mau hálito não combina com beijo gostoso. Tenha uma rotina de higiene bucal. Quando sair, leve uma balinha no bolso. Se estiver em uma festa, peça um suco de abacaxi ou limão.

Publicidade

9. Provoque a pessoa

Essa é a hora de garantir o seu beijo cinematográfico! Isso não significa que você precise quase engolir a outra pessoa com a boca. Use os lábios para provocar. Finja que vai beijar e se afaste. Peça para a pessoa pedir pelo beijo. Comece na boca, com um titanic, e termine no pé da orelha, com o arrepio. É bom demais e esquenta o clima.

10. Não precisa terminar em sexo

O beijo pode, sim, ser uma preliminar, porém isso não significa que você precisa fazer sexo. Sinta o clima. Realmente está com tesão? Se você conheceu a pessoa em uma balada, cuidado redobrado – não faça sexo sem camisinha! Respeite o seu tempo e seu desejo.

11. Não existe regra

Não existe uma regra para beijar. Depende muito dos fatores emocionais envolvidos: se você gosta da outra pessoa, se está confortável com a situação, se existe intimidade suficiente. E quer saber? Muitos casais dizem que o primeiro beijo foi horrível. Acontece! Com o tempo, intimidade e diálogo, vocês encontram o encaixe perfeito.

12. Termine o beijo com um selinho

Terminar o beijo com um selinho é fofo e carinhoso. Também pode ser um beijo peixinho ou um brincalhão. Assim, o clima fica mais leve e, quando vocês menos percebem, as horas voaram, o contato está muito mais íntimo e a ansiedade foi por água abaixo. Aproveite o momento.

Beijar é gostoso demais. Para fechar com axé, siga o conselho da Cláudia Leite: “Eu quero mais é beijar na boca e ser feliz daqui para a frente!”. Podemos resumir como beijar bem em três palavras: atenção, afeto e sinceridade. Com tantas dicas boas, já dá para tirar o diploma de beijocas. Então, chegou a hora de começar a graduação. Confira outros tipos de beijo, que vão muito além da boca.

Toda vez que você me lê, a gente se torna um pouquinho amigas. Acredito na escrita como ponto de encontro, fofoca, compartilhamentos e trocas. Sou mestre em literatura. Poeta. Revisora. Redadora. Que o nosso tempo juntas seja divertido.