Chá bar: tudo o que você precisa para um evento moderno e divertido

Embora mais informal e intimista, esse tipo de festa exige orçamento e bom planejamento

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Além de toda a organização, o período pré-casamento prevê, na maioria das vezes, um evento preparatório para o grande dia. Nos dias atuais, o mais utilizado sem dúvidas é o chá bar, que reúne amigos do casal de forma mais descontraída.

Para a cerimonialista Malise Kroth, o chá bar é uma modernização e associação da despedida de solteiro e do chá de cozinha. É a união do útil ao agradável.

Embora não precise ser muito formal, o chá bar exige um planejamento e geralmente é organizado pelos próprios noivos, contando talvez com a ajuda de familiares próximos, padrinhos e do cerimonial (que cuidará também do casamento). Saiba mais sobre as particularidades desse tipo de evento, o que considerar na hora de organizá-lo e inspirações para um chá bar realmente especial.

História e particularidades do chá bar

Foto: Reprodução / Carla Andrade

Atualmente, o chá bar é a opção mais utilizada pelos noivos, especialmente pelo fato de não separar homens e mulheres e reunir todos os amigos do casal de uma vez. Mas, nem sempre foi assim….

A cerimonialista Malise comenta que, tempos atrás, as madrinhas faziam às vezes de assessora, organizando o casamento e, também, de forma simplória, o tradicional chá de cozinha (ou chá de panelas) da noiva – que, por sua vez, veio substituir o hábito de fazer manualmente o enxoval para a noiva, com lindos bordados. “Com a evolução e amadurecimento social da mulher no decorrer do século XX, com a existência das lojas de departamento que tinham tudo pronto, este hábito tão peculiarmente feminino foi se perdendo e o chá de cozinha ganhou forma. Era algo ainda muito voltado para mulheres, onde a noiva ganhava acessórios de cozinha e outras informações domésticas”, diz.

Leia também: 80 vestidos de noiva simples para você se apaixonar

Mas, destaca Malise, o chá de cozinha foi evoluindo, ganhando outros nomes, brincadeiras e animações. “Aos poucos, com a participação mais ativa do noivo na organização do casamento, isso já nos anos 90, e também com um costume cada vez menor de se realizar a tradicional ‘despedida de solteiro’ do noivo, essas tradições exclusivamente feitas para mulheres foram ganhando novo formato. Foi então que alguém teve a feliz ideia de fazer um ‘chá bar’, reunindo homens e mulheres no mesmo evento”, conta.

A especialista comenta que, com o passar do tempo, o chá bar tornou-se uma verdadeira festa de despedida de solteiro de ambos (noiva e noivo) e um encontro animado entre amigos.

O que considerar na hora de organizar o chá bar

Foto: iStock

Não importa se o chá bar será formal ou uma reunião mais descontraída, é preciso se organizar. “Para organizar o chá bar, assim como outros eventos, é importante determinar inicialmente o que se pretende fazer, para quantas pessoas, pensar no orçamento, enfim, descobrir primeiro o seu perfil”, destaca Malise.

A cerimonialista explica ainda que o chá bar é um encontro social com múltiplas características e deve ser bem planejado, mas isso “sem tirar o fôlego ou extrapolar no orçamento do casamento”.

Confira os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de organizar um chá bar:

Leia também: Casamento elopement: uma solução para quem quer gastar pouco

  • A escolha do local: Malise explica que a escolha do local é importante. “O ideal é que seja confortável para acolher os convidados e o mais descontraído possível”, diz. A maioria dos casais opta por fazer o chá bar na casa de um dos pais ou numa chácara, por exemplo.
  • A lista de convidados: a cerimonialista lembra que a lista de convidados é peça-chave para qualquer evento. “Portanto, é algo que o casal precisará considerar com bastante atenção. O chá bar é um evento pequeno e com características íntimas. Normalmente os convites são focados nos padrinhos, amigos mais próximos, familiares mais chegados, pessoas mais animadas, enfim, não deve ser um grupo grande. Este critério será sempre do casal, mas não há necessidade de convidar todas as pessoas que convidará para o casamento. Não é recomendável convidar alguém para ‘não ficar chato’. O momento pede descontração e a lista de convidados faz isto ser favorável ou não”, destaca.
  • O orçamento: é fato, o casamento já gera muitos gastos. Por isso, quando os noivos optam por fazer um chá bar, devem ser realistas e, antes de qualquer coisa, devem sentar e avaliar o orçamento disponível. “Como parte do casamento, esta tradição deve ser calculada antecipadamente, porque você precisará servir alimentos e bebidas, de acordo o horário e com a proposta da temática deste evento que, mesmo sendo pequeno, gera despesas”, diz Malise.
  • Comidas, bebidas e atrações: um passo essencial é pensar no que será servido no chá bar, se o evento terá ou não um tema e se haverá algum tipo de atração (como uma apresentação musical). O horário do evento é determinante para a decisão do cardápio.
  • A data: segundo Malise, o chá bar deve ser feito, preferencialmente, de três a quarto meses antes do casamento, por vários motivos… “Os noivos terão tempo para avaliar o que ganharam, listar o que precisarão comprar e até mesmo o que poderão incluir na lista de presentes para o casamento; evitarão ainda correrias e estresses desnecessários com a aproximação do evento. Mas isso não quer dizer que o chá bar não possa ser feito mais próximo ao casamento. A definição é uma questão pessoal, de acordo com a realidade de cada casal”, explica.

Malise ressalta que alguns noivos não têm a intenção de fazerem um chá bar, mas a adesão acontece muitas vezes pela animação dos padrinhos, que tomam a iniciativa e ajudam a organizar tudo. De toda forma, é certo que o chá bar gerará ótimos momentos entre os noivos e seus amigos!

Lista de presentes do chá bar

Foto: iStock

A verdade é que não há regras. A lista de presentes vai variar de acordo com as pretensões do casal. Mas, a maioria opta por pedir itens de utilidade doméstica. Vale destacar o bom senso de não se pedir presentes muito caros na lista do chá bar, lembrando que a maior parte dos convidados dará também um presente de casamento.

“Um balanço das necessidades deve ser feito, mas é essencial separar o que é presente para chá bar e o que é presente para casamento. No primeiro caso, o que impera são pequenos itens de utilidade diária (que são muito importantes inclusive). Se não sabem por onde começar esta lista de presentes, uma dica é avaliar cada cômodo e pensar o que poderá ser útil em cada situação”, explica Malise.

Muitas lojas oferecem hoje serviço de lista de presentes para chá bar. Neste caso, elas já contam com listas prontas e, se ganharem presentes repetidos, os noivos podem trocá-los. Nestes casos, é essencial citar no convite em que loja está a lista de presentes para que a maior parte do convidados compre ali.

Malise cita exemplos de produtos que costumam fazer parte da lista de presentes do chá bar:

Leia também: Casamento na praia: penteados lindos para quem vai ter este tipo de cerimônia

  • Colheres de pau e/ou de silicone
  • Coador
  • Potes com tampa
  • Bandeja
  • Rolo de macarrão
  • Conchas
  • Espátulas
  • Abridor de lata
  • Afiador de faca
  • Garrafa térmica
  • Lixeira de pia
  • Rodo de pia
  • Lixeira de chão
  • Rodo
  • Vassoura
  • Tesoura
  • Petisqueira
  • Panos de prato
  • Panos de limpeza
  • Saca-rolhas
  • Baldes
  • Pegador de gelo
  • Prendedores de roupas

Essas são apenas algumas sugestões, pois tudo depende das necessidades de cada casal. “Acima de tudo, os noivos devem pensar no que será realmente útil e necessário na casa nova, fazer uma triagem, separando os produtos de maior importância”, diz Malise.

Vale lembrar que existem casais que já moram juntos e não sentem a necessidade de pedir esses produtos de utilidade doméstica. Neste caso, podem optar por pedir outro tipo de presente, como, por exemplo, bebidas para integrar “o bar da casa”, uma pequena ajuda em dinheiro para a lua de mel, entre outras ideias.

Um cuidado caso os noivos optem por pedirem dinheiro em vez de presentes é fazer isso de maneira bem sutil, deixando os convidados à vontade para contribuírem com quanto puderem. Uma dica é colocar um cofre em formato de porquinho no evento e, assim, cada convidado contribui com o valor que puder.

Cardápio do chá bar

Foto: Reprodução / Omoide Factory

O primeiro passo é definir como será o chá bar. O evento pode ter um tema e, assim, os comes e bebes deverão estar de acordo com ele. Num chá bar junino, por exemplo, pode-se servir cachorro-quente, cuscuz, paçoquinha… Como o próprio nome já sugere, o chá bar pode seguir o tema boteco/bar, com comidinhas como calabresa, batata frita, torresmo, entre outros petiscos.

É essencial ter em mente também qual será o horário do chá bar para poder definir o cardápio. Se o evento tiver o objetivo de ser mais formal, o ideal é contratar um buffet para fazer o almoço, um jantar ou até finger foods.

Leia também: Mini casamento: uma forma charmosa e intimista de celebrar seu amor

Contratar um buffet de churrasco ou um churrasqueiro também é uma ideia válida, especialmente para os casais que buscam um chá bar informal.

O orçamento é ponto fundamental nesse sentido. Se “a grana estiver curta”, por exemplo, é válido pensar em algo bem mais informal, com os próprios noivos e familiares próximos preparando as comidas do evento, ou ainda, fazer o chá bar num formato de “evento comunitário”, onde se pede para que os convidados levem o que forem beber.

Decoração do chá bar

Foto: iStock

É verdade que a maioria dos casais aproveita para fazer o chá bar com a temática “bar”, inserindo na decoração elementos ligados a um boteco de forma elegante. Mas essa não é, de forma alguma, uma regra!

Malise destaca que a criatividade é o que fará diferença nesta questão. Não há regras. Se o casal decidir por um chá temático, ótimo, a decoração seguirá nesta linha; porém, se não definir um tema, basta apostar nas cores e elementos que mais gostar.

“Não é necessário um grande investimento na decoração, nem muito aparato, mas quem não gosta de receber bem e principalmente de forma diferenciada, não é? Então é preciso pensar em tudo com carinho, mas sem exageros. Definir o estilo mais apropriado, o cardápio, as bebidas e tudo sempre de acordo com o horário e característica do evento”, diz a cerimonialista.

Para Malise, é interessante usar na decoração elementos mais descontraídos, como sofás, almofadas, cadeiras e usar este espaço inclusive para a realização das brincadeiras. “Escolha ainda um cantinho para os presentes, uma mesa, um cesto ou baú. Pense em todos os detalhes possíveis, mas lembre-se que é um momento mais descontraído, e quanto mais simples, melhor. O importante é que este dia seja especial e deixe saudades”, ressalta.

16 fotos para inspirar a decoração do seu chá bar

Está buscando ideias para o seu chá bar?! Inspire-se com as imagens abaixo:

Quadros personalizados podem fazer a diferença na decoração

Foto: Reprodução / finalfelizfesta

Elementos relacionados a bar costumam complementar a decoração

Foto: Reprodução / Dona Festeira Decorações

A festa pode ter estilo rústico

Foto: Reprodução / Camillott

Fotos do casal personalizam o ambiente

Foto: Reprodução / Camillott

A decoração pode ser simples, mas elegante

Foto: Reprodução / Daiane Kemel Decor

Pode ser inspirada em uma bebida em especial

Foto: Reprodução / Caramela Festas

Ter um toque romântico

Foto: Reprodução / Dona Festeira Decorações

Ou ser simplesmente alegre

Foto: Reprodução / Faça a Festa

Nada mais encantador do que uma decoração totalmente personalizada

Foto: Reprodução / Com Amor Festas

O capricho e a criatividade podem estar em todos os detalhes

Foto: Reprodução / MR Festas Personalizadas

A decoração pode incluir curiosidades sobre o casal

Foto: Reprodução / Dona Caramella Festas

A decoração não precisa necessariamente conter elementos relacionados a bar

Foto: Reprodução / Dona Caramella Festas

Decoração clássica é ótima aposta para um chá bar em casa

Foto: Reprodução / Ana Agostini Decorações

A decoração pode ser baseada nos hobbies do casal

Foto: Reprodução / Lápis de Noiva

O chá bar pode ter as cores que você mais gosta

Foto: Reprodução / Lápis de noiva

Um chá bar pode ser chique e intimista

Foto: Reprodução / Lápis de noiva

Inspirações são sempre bem-vindas, mas o essencial é que a decoração combine com o estilo do casal!

Brincadeiras para o chá bar

Foto: iStock

Malise sugere brincadeiras que façam com que os convidados não sejam meros espectadores, mas, sim, sejam envolvidos de forma ativa. Confira algumas ideias abaixo:

  • Abrir os presentes: dentre as brincadeiras mais tradicionais, destaca Malise, uma que envolve os convidados é a de abrir os presentes. Os noivos devem ter os olhos bem vendados e receber um presente por vez nas mãos… Precisam então adivinhar quem deu o presente. Se errarem, “pagam um castigo”; se acertarem, escolhem um “castigo” para o convidado que presenteou.
  • Esconder a aliança: Malise explica que as alianças dos noivos devem ser colocadas numa travessa aberta com água para que eles as encontrem com a língua. Depois, elas são depositadas num prato com farinha e os noivos devem novamente procurá-las com a língua, para depois se beijarem (e se sujarem de farinha). Vale uma torcida animada para ver quem encontra primeiro.
  • Questionário: antes do chá bar, a noiva responde a um questionário com perguntas sobre ela. No dia do evento, o noivo deve responder às mesmas questões sobre ela e, claro, as respostas “devem bater” para ver se eles se conhecem bem. O mesmo acontece com o noivo.
  • Desafio da sintonia do casal: uma brincadeira legal e moderna é colocar os noivos um de costas para o outro. Eles devem segurar, cada um, um pé de sapato feminino e um pé de sapato masculino. Os amigos deverão fazer perguntar relacionadas ao casal, como, por exemplo, “quem é o mais dorminhoco”, “quem é o mais romântico”, etc. E então eles deverão levantar o sapato feminino se a resposta for “a noiva” e levantar o sapato masculino se a resposta for “o noivo”. Se os dois apostarem na mesma resposta (levantarem o mesmo tipo de sapato), acertaram. Caso contrário, erraram. Ao fim da brincadeira, se os noivos tiverem acertado a maioria das respostas, escolhem uma prenda para os amigos pagarem; se tiverem errado a maioria das questões, pagam uma prenda.

“Muitas outras brincadeiras foram adaptadas para esta ocasião, algumas muito infantilizadas, outras bem descoladas, mas a dica é: invente uma brincadeira que não seja ofensiva, que descontraída e anime os participantes”, destaca Malise.

Outra opção também é não fazer brincadeiras específicas, a fim de deixar os convidados/amigos mais à vontade. Enfim, tudo depende do estilo e desejos do casal, ou também do que os padrinhos/amigos estão planejando para o chá bar!

Barnela: chá bar + chá de panela

Foto: Reprodução / Marias Creative Party 

Pode ser visto em toda a história do casamento o quanto as tendências mudam. “E mudam não de acordo com a moda, mas sim com a procura do diferente, do inovador… De toda forma, as tendências estão sempre amarradas às tradições mais antigas”, comenta Malise.

Segundo a cerimonialista, o Barnela surge como uma tendência para satisfazer essa nova procura, que é exatamente a de fazer uma despedida de solteiro para o casal, unificando o chá bar e o chá de cozinha, como já acontece com o chá bar…

“Porém, esta versão se apresenta de forma mais madura. É um evento menor, mais íntimo. Para os homens, pede-se itens de bar, como coqueteleiras modernas, copos de wisky e vale até pedir bebida para já degustarem juntos. Para as mulheres, pede-se os tradicionais itens de cozinha e casa no geral. A decoração tem um toque mais moderno e refinado, uma mesa mais elaborada. As tradicionais brincadeiras costumam ser mantidas”, explica Malise.

Barnela pode, enfim, ser considerado um tipo de chá bar mais específico, em que serão necessariamente pedidos itens de bar e também itens de cozinha e casa.

Como, na verdade, não existem regras, pouco importa as denominações! O mais importante é que os noivos organizem algo que combine com eles e celebrem, ao lado de familiares e amigos íntimos, a proximidade do casamento!

Assuntos: Planejamento

Para você