Casamento rústico: guia completo para garantir o casamento dos sonhos

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / William Nihues

Ao que parece, o casamento rústico nunca sairá de moda. Há muitos anos, o estilo tem se tornado cada vez mais popular entre os noivos, e garante uma atmosfera intimista e acolhedora durante todo o evento. Além do mais, os recursos utilizados para confeccionar a decoração e demais pormenores da ocasião podem ser bem mais baratos, contribuindo para que o casal possa economizar no orçamento da festa, para quem sabe até caprichar mais no investimento da lua de mel.

Confira a seguir uma lista completa do que não pode faltar na composição de um casamento rústico, e sugestões inspiradoras para adicionar em seu evento, e garantir que o seu grande dia seja muito especial, e claro, com a sua cara:

Decoração rústica para um casamento charmoso e rico em detalhes

Sabe o que faz do casamento um evento rústico? Os pequenos detalhes! Conheça a seguir algumas características fundamentais do estilo, adicionados na decoração do local.

Muita madeira

Foto: Reprodução / Adriana Morais

A madeira é um material que garante aconchego e aquela sensação de acolhimento ao ambiente. Ela pode estar presente na estrutura do espaço (um piso amadeirado ou revestimentos nas paredes), como também adicionados na decoração, em móveis, caixotes, cachepôs e adornos, como uma árvore artificial acomodada no centro do salão.

Juta

Foto: Reprodução / Party Rentals

A rusticidade da juta dá um toque especial na decoração, além de combinar com diversos outros materiais, como flores, tecidos refinados, renda, etc. Aproveite o custo baixo deste material para criar uma composição bem caprichada, seja entre as mesas ou no espaço para a cerimônia.

Leia também: Como fazer um convite de casamento rústico em casa

Iluminação amarela

Foto: Reprodução / Ale Bigliazzi

Seja com as charmosas lâmpadas redondinhas instaladas pelo salão e ao ar livre ou com as delicadas velas dentro de potes de vidro acomodadas nas mesas, a iluminação amarela oferece o mesmo charme e aconchego da madeira. São muito bem-vindas especialmente em casamentos noturnos.

Flores naturais

Foto: Reprodução / Décoratif

São elas as responsáveis por adicionar frescor em sua decoração, e também por trazer mais delicadeza à proposta rústica. A escolha das espécies e cores ficará por conta de seu gosto pessoal e da identidade escolhida para compor o casamento.

Garrafas e potes

Foto: Reprodução / Inspire Brides

Junte garrafinhas e potes de vidro para confeccionar diversos adornos decorativos para o seu casamento. Você pode aproveita-los justamente para acomodar as flores naturais e velinhas já mencionadas anteriormente.

Toque vintage

Foto: Reprodução / Maracangalha

Maletas, banquinhos, cadeiras de ferro, mobília retrô (como uma penteadeira ou cristaleira), vitrolas, entre outros objetos que remetem à uma época antiga fazem parte de uma outra característica bastante marcante em uma decoração de casamento rústico. Aproveite algumas relíquias da família para adicionar na composição, e de quebra dar um toque familiar ao ambiente.

DIY

Foto: Reprodução / Inspire Brides

Quer algo mais pessoal do que os próprios noivos colocarem a mão na massa na decoração do casamento? Além de deixar o grande dia mais especial, o casal ainda economizará bastante nas despesas. Vale decorar os potes e garrafas, produzir cartões e tags para a produção das mesas, fazer arranjos com flores e o que mais a sua criatividade deixar.

Leia também: Checklist de casamento: o que deve estar pronto até o grande dia?

Renda

Foto: Reprodução / Rayani Rocha

A renda é um material versátil que pode ser utilizado em casamentos dos mais variados estilos, inclusive o rústico. Toalhas, pequenos detalhes da composição da mesa ou cadeiras e cortinas podem fazer parte da lista de itens indispensáveis da decoração.

Rattan

Foto: Reprodução / Inspire Brides

Que tal incluir souplats de rattan na decoração das mesas? Combine as peças com toques delicados na composição, como uma toalha de tecido refinado, detalhes em renda e arranjos de flores naturais. Outra opção é compor um ambiente com poltronas confeccionadas com o material. As almofadas se encarregam de adicionar conforto a mobília.

Placas

Foto: Reprodução / Ítalo Cesar

Capriche nos dizeres de suas plaquinhas, que podem conter informações essenciais sobre o evento para os convidados, frases especiais para os noivos, ou curiosidades sobre o casal. Elas podem ser confeccionadas em ponto cruz, chalkboard ou quadrinhos impressos em letra cursiva. E onde as peças podem ser acomodadas? Onde você quiser: cadeiras da mesa principal, hall de entrada do salão, espalhadas pelo ambiente, etc.

Bases de madeira para arranjo

Foto: Reprodução / Rafa Ramos

Elas farão uma grande diferença como centro de mesa, pode apostar, principalmente se a composição contar com toques suaves e delicados, como tons claros, flores delicadas e ornamentos minimalistas. É o equilíbrio certo que faltava em sua decoração.

Onde realizar um casamento rústico

A escolha do local é o primeiro passo a ser dado depois da data marcada. Veja algumas sugestões e tipos de estabelecimentos que podem receber o seu dia especial em grande estilo:

Leia também: Casamento elopement: uma solução para quem quer gastar pouco

Celeiros

Foto: Reprodução / Casa Ventura Eventos

Muito popular nos Estados Unidos, o casamento no celeiro é uma forma de promover um evento intimista e bastante pessoal, como pede um estilo rústico. Por ter habitualmente metragens pequenas, o espaço serve perfeitamente para acomodar um mini wedding, ou se preferir, executar a cerimônia e decorar o ambiente para a recepção separadamente: um do lado de dentro e outro ao ar livre, do lado de fora.

Gramado amplo

Foto: Reprodução / Inspire Brides

Seja no campo, sítio ou em uma fazenda, os noivos terão liberdade total de criar o cenário dos sonhos em um gramado amplo, como se fosse uma tela em branco, independentemente se o grande dia será realizado durante o dia ou de noite. Este é o lugar perfeito para você que gosta de escolher tudo, da decoração até a mobília, nos mínimos detalhes.

Quintais

Foto: Reprodução / Adriana Morais

Se você ou algum parente mora em uma casa espaçosa com um enorme quintal, eis uma ótima saída para economizar no orçamento de seu casamento. Basta escolher um canto bonito para a cerimônia e disponibilizar as mesas e decoração no entorno do espaço. Caso a ideia te interesse mesmo que não haja um ambiente deste tipo disponível gratuitamente, que tal buscar uma casa especializada para este tipo de ocasião?

Vinícolas

Foto: Reprodução / Marina Cook Assessoria

Já pensou em se casar em meio a uma plantação de uvas? Além de garantir um cenário ímpar, o casal e seus convidados poderão desfrutar de um bom vinho durante todo o evento diretamente da fonte. Que tal viver esta experiência em um fim de tarde para lá de romântico?

Florestas e bosques

Foto: Reprodução / Rafa Ramos

Não tem ambiente mais rudimentar que uma floresta ou bosque, não acha? Ideais para casamentos diurnos, com decoração clean para contrastar com as cores da natureza do entorno. O clima bucólico do espaço certamente oferecerá uma magia especial ao seu grande dia.

Leia também: 40 ideias para você mesma fazer a decoração do seu casamento

Salões com decorações rústicas

Foto: Reprodução / Casa Quintal

Alugar um buffet com estrutura rústica é uma mão na roda para quem não quer se preocupar com pequenos detalhes. Além do mais, o pacote pode incluir um serviço completo, com mobília, comes e bebes, decoração, som e iluminação tudo incluso. Uma boa saída para quem busca praticidade na organização do casamento.

Noiva: como acertar no look?

A noiva, sem dúvidas, é a grande estrela da festa, sendo a pessoa mais esperada do evento. E para a ocasião, o vestido de noiva deve representar a fundo a sua identidade, e harmonizar adequadamente com o tema escolhido. Espia só as dicas abaixo para compor o figurino ideal de seu casamento rústico:

Vestidos minimalistas

Foto: Reprodução / Adriana e Patricia Fotografia

Um vestido com poucos detalhes e bem estruturado combina perfeitamente com o charme e a simplicidade de um casamento rústico. É também a saída perfeita para a noiva que quer curtir e muito o seu grande dia, sem limitar os seus movimentos.

Renda

Foto: Reprodução / Karen Rodrigues

Olha ela aqui outra vez! A renda é, indiscutivelmente, o material que mais tem a ver com casamentos. A leveza do material é certeira para o vestido de noiva ideal, e garante um toque sofisticado e bastante delicado à composição da grande estrela do evento.

Coroas de flores

Foto: Reprodução / Ítalo Cesar

Uma boa substituta para as tradicionais tiaras são as coroas de flores. Elas podem ser naturais ou até mesmo artificiais, contanto que suas cores harmonizem com a delicadeza do vestido, e também com o buquê e decoração do espaço.

Vestidos versáteis

Foto: Reprodução / Géraldine Leblanc

Já pensou em se casar com um vestido que poderá ser usado facilmente em outras ocasiões? Pode apostar, isso é possível! Escolha uma peça que represente a sua personalidade, e que possa ser combinada futuramente com outros calçados e acessórios de seu acervo, ou customizada para o evento ou depois dele.

Casquetes e voilettes

Foto: Reprodução / William Nihues

Quer da um ar sofisticado ao look da noiva? Os casquetes e voilettes, muito tradicionais na Europa, são superchiques e podem substituir perfeitamente o véu, caso a ideia seja inovar.

Maquiagem na medida certa

Foto: Reprodução / William Nihues

Casamentos rústicos, especialmente os diurnos, pedem por uma maquiagem equilibrada: ou boca tudo e olho nada, ou vice-versa, ou uma composição com cores suaves, para dar aquele ar saudável e delicado, valorizando o rosto da noiva.

Vale lembrar que o que deve ser levado em conta é a personalidade da noiva. Quanto mais bonita você se sentir diante do espelho, melhor!

E o que o noivo deve vestir?

As regras de dress code para os noivos são simples, porém importantes:

Cores mais claras para casamentos diurnos

Foto: Reprodução / Inventices Decorações

Quanto mais cedo for a cerimônia, mais claro o traje do noivo deve ser. Basta escolher um tom neutro e clean, e harmonize com acessórios que representem a personalidade do noivo.

Tons mais escuros para o fim do dia ou para a noite

Foto: Reprodução / Femi Ajisafe

Para eventos noturnos, o ideal é apostar em trajes mais escuros, como preto, marrom e azul. Para cerimônias a tarde, que tal optar por um tom no meio termo?

Camisas claras sempre

Foto: Reprodução / Adriana e Patricia Fotografia

Independentemente se a cerimônia é de dia ou de noite, sempre opte por uma camisa mais clara que o terno. Pode ser off white, branca ou de um tom pastel.

Coletes são bem-vindos

Foto: Reprodução / Inspire Brides

Seja com gravata borboleta ou tradicional, o colete deixará o look do noivo bem diferente e sofisticado. Use-o por baixo do blazer a noite e, durante o dia, pode até apostar somente nele com camisa, principalmente em dias mais quentes.

Gravatas e suspensórios

Foto: Reprodução / William Nihues

Tanto a escolha do modelo da gravata como a adição de outros acessórios, como suspensórios e abotoaduras, devem ser de acordo com o estilo do noivo. Gravatas borboletas são super charmosas e descontraídas, enquanto modelos slims são ideais para homens altos e de ombros largos.

No final das contas, toda noiva deseja encontrar o seu parceiro lindo e emocionado lá no altar, não é mesmo?

Looks para casamentos rústicos

Madrinhas, padrinhos, daminhas e pajens também merecem uma atenção especial. Confira as inspirações a seguir:

1. As madrinhas podem usar vestidos iguais

Foto: Reprodução / Ítalo César

2. Ou modelos diferentes, tom sobre tom

Foto: Reprodução / William Nihues

3. Os curtos e longuetes são perfeitos para cerimônias diurnas

Foto: Reprodução / Hitch & Sparrow Wedding

4. E cores escuras são ideais para ambientes fechados

Foto: Reprodução / Hitch & Sparrow Wedding

5. Prefira renda a brilhos e aplicações de pedras

Foto: Reprodução / Leila Leão

6. Os padrinhos também podem utilizar trajes de uma cor específica

Foto: Reprodução / Hitch & Sparrow Wedding

7. E até escolher acessórios e calçados inusitados

Foto: Reprodução / Ítalo César

8. Camisas e gravatas estampadas são bem-vindas

Foto: Reprodução / Eaden Myles Design

9. Mas eles devem sempre se diferenciar do noivo

Foto: Reprodução / Casório à Vista

10. O terno também pode ser deixado de lado em dias mais quentes

Foto: Reprodução / Ticiana Ribas

11. Para o pajem, tons terrosos e gravatinha borboleta

Foto: Reprodução / Inspire Brides

12. E para daminhas, branco ou tons pastel

Foto: Reprodução / Ítalo César

13. O ideal é que as cores entre eles fiquem bem harmonizadinhas

Foto: Reprodução / Inspire Brides

14. Não esqueça de implementar placas e adornos fofinhos na entrada da criançada

Foto: Reprodução / FV Cerimonial

15. Coroas de mosquitinho para as pequenas para complementar o lookinho

Foto: Reprodução / Heitor Moreira Castro Carrilho

O que achou das opções para o time do altar?

Comes e bebes: opções para encher os olhos e a barriga

O que não pode faltar em um casamento perfeito são comidinhas e bebidas deliciosas. E para um casamento rústico, você precisará de…

Naked cake

Foto: Reprodução / Inspire Brides

Também conhecido como “bolo pelado”, o naked cake não possui cobertura nas laterais, e para um casamento rústico, enfeitá-lo com frutas e flores é a pedida.

Finger Foods

Foto: Reprodução / Nabila Manjoo

Os convidados nem precisam se sentar à mesa para comer os finger foods servidos durante a recepção. Inclua nessa lista sanduíches, salgadinhos fritos e folhados, tortinhas, canapés, miniquiches e espetinhos.

Bolos e tortas simples

Foto: Reprodução / Inspire Brides

Quanto mais carinha de “feito em casa” os bolos e tortas tiverem, mais rústica a sua mesa será. O charme deste conceito está justamente na simplicidade de cada detalhe.

Bebidas em filtros e jarras

Foto: Reprodução / Inspire Brides

Pode ser bebidinhas refrescantes, como água aromatizada e sucos dos mais diversos sabores. Não esqueça de acomodá-los em um aparador bem bonito, preferencialmente de madeira, e decorado com flores naturais.

Docinhos caseiros

Foto: Reprodução / Inspire Brides

Suspiro, doce de leite, de abóbora, beijinho e brigadeiro são só algumas das opções de doces caseiros que você pode implementar em sua mesa, colocando-os em bandejas ou copinhos.

O cardápio fica por conta do gosto dos noivos, mas lembre-se: convidados bem alimentados saem mais felizes nas fotos!

Flores para casamento rústico

São elas as responsáveis por colorir e alegrar o ambiente. Quer conhecer as espécies mais populares?

Girassol

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

Girassóis simbolizam lealdade, vitalidade e felicidade, além de dar um colorido especial à decoração, deixando o ambiente ainda mais alegre. Uma energia perfeita para um casamento, não acha?

Hortênsia

Foto: Reprodução / Arminda Antunes

A hortênsia adiciona frescor à cartela de cores no ambiente e seu significado está relacionado com tranquilidade e estabilidade. Aproveite para combiná-la com outras flores com cores mais impactantes, e criar uma harmonização suave na decoração.

Suculentas

Foto: Reprodução / Inesquecível Casamento

Purificadoras de ambientes, as suculentas também são vistas como guardiãs de boas energias. E por terem longa durabilidade, é garantido que todas elas resistirão firmes e fortes por todo o evento, e até depois dele. Prepare-se para ver seus convidados levando seus arranjos para casa no final da festa.

Mosquitinho

Foto: Reprodução / Santo Studio

As gipsófilas, conhecidas como mosquitinhos, são bastante delicadas e versáteis, já que combinam com diversos tipos de decorações e estruturas. Garanta detalhes minimalistas com a espécie colocada em vidrinhos, ou adicionadas a arranjos com outras flores.

Gérbera

Foto: Reprodução / Powers Photography Studios

O significado das gérberas não podia ser melhor: vida e simplicidade. São facilmente encontradas em tamanhos e cores diferentes, e difícil será escolher uma delas! Ficam perfeitas em arranjos de centro de mesa e buquês.

Margarida

Foto: Reprodução / Rejane Wolff

As delicadas margaridas remetem a inocência e fortalecimento. O uso desta flor na decoração é indicada principalmente em casamentos diurnos. Providencie muitas delas, porque quanto mais, melhor!

Difícil será não querer incluir todas juntas na decoração.

Convites rústicos para ditar o tom da cerimônia

São eles os responsáveis por mostrar ao seus convidados uma pequena prévia do que verão em seu grande dia. Saiba quais materiais são utilizados para produzir um convite rústico com a sua cara:

Juta

Foto: Reprodução / Elo 7

Utilize o material para adicionar um detalhe de destaque na decoração do convite, ou incluí-lo como um laço no envelope. Como você até pôde ver anteriormente, a juta é bem democrática quando se trata em combiná-la com outras texturas, como a renda, por exemplo.

Papel kraft

Foto: Reprodução / Loja de Convite

Além de ser supercharmoso, o papel kraft possui um precinho bem acessível, e atende perfeitamente ao estilo rústico da decoração. Convites com letra cursiva ou imitando caligrafia vão dar um toque especial ao design.

Renda

Foto: Reprodução / About Love

Renda nunca é demais quando se trata de casamento, certo? Em seu convite, ela pode ser adicionada em um detalhe na parte externa, uma tira adicionada com juta ou em papel cortado a laser.

Tons terrosos

Foto: Reprodução / Loja de Convite

Já percebeu como os tons terrosos dão a sensação de acolhimento? Incluir tais cores no design de seu convite será um pequeno spoiler do que o seu convidado pode esperar de seu evento, seja nos detalhes da estampa ou no envelope feito de papel reciclado.

Flores

Foto: Reprodução / Loja de Convite

Falando em estampas, as flores são as mais utilizadas para decorar os convites de casamentos rústicos, tanto impresso no papel, como nos detalhes do amarrinho ou fecho da peça.

Escolha uma gráfica de confiança para produzir os seus convites e não se esqueça de entregá-los entre 2 e 3 meses antes do evento.

Lembrancinhas fofas para fechar com chave de ouro

Os pequenos mimos entregues antes dos convidados irem embora da festa devem representar todo o carinho dos noivos por cada um dos presentes. Abaixo, algumas sugestões de lembrancinhas podem te inspirar ainda mais:

Docinhos caseiros

Foto: Reprodução / Elo 7

Depois daquele cafezinho, nada melhor do que um doce caseiro para que os convidados consumam durante o caminho de volta para casa. Pode ser doce de leite de colher, em formato de dadinhos, paçoca no pote, entre outras delícias.

Bebidas

Foto: Reprodução / Elo 7

Todos os convidados adoram uma lembrancinha consumível e, assim como os docinhos, as pequenas garrafas de bebidas farão muito sucesso no final de sua festa. Afinal de contas, quem não gosta de uma miniatura de algo gostoso?

Plantinhas

Foto: Reprodução / Para Sempre Assessorias

Dizem que quando presenteamos alguém com plantas, desejamos prosperidade. Para isto, você pode oferecer aos seus amigos e familiares sementes, mudinhas, cactos, suculentas e flores plantadas em vasinhos. Que tal?

Imãs de geladeira de rolha

Foto: Reprodução / Elo7

Quer oferecer uma lembrança DIY em seu casamento? Dê uma olhada nestes imãs de geladeira, feitos com rolha de garrafa. Elas são superfáceis de fazer, e você pode adicionar suculentas naturais ou artificiais.

Embalagens artesanais

Foto: Reprodução / Elegance Embalagens

Há diversos modelos diferentes de embalagens que podem ser escolhidos para ser a sua lembrancinha: feitas de papel, de MDF, revestidas de tecido ou pintadas a mão. Depois é só incluir algo de sua preferência em seu interior, como um bem-casado, docinhos, uma miniatura de um terço, etc.

Um dia como este merece ficar registrado para sempre. Portanto, todas as dicas acima merecem uma atenção especial para que você sempre se lembre do casamento com carinho. Ah! E não se esqueça de curtir muito o seu dia: eles são únicos!

Assuntos: Organização

Para você