Casaco tweed: confira como incorporar essa peça clássica ao seu estilo

Não tem ideia de como combinar o casaco tweed com as suas roupas? Veja dicas e inspirações de como compor looks de vários estilos com a peça

Escrito por Isabella Tamaki

Foto: Reprodução / Fashion Jackson

O tecido tweed tem como característica a textura mais áspera e é composto todo de lã, ou mesclado com outros tecidos, muitas vezes formando padrões coloridos e diferentes! Originalmente, era muito utilizado para a fabricação de casacos e ternos, devido seu aspecto mais grosso e resistente. O casaco feminino de tweed, porém, se popularizou com a estilista Coco Chanel na década de 50 e hoje em dia pode ser incorporado em diversos looks.

Para a consultora de estilo Lucila Vilarins, “o casaco de tweed é um clássico atemporal e traz elegância para os looks que compõe.” Segundo a stylist, é possível compor looks para diversos tipos físicos e de estilo: Do mais romântico até o mais moderno, e por ser versátil, pode ser combinado de muitas maneiras. Lucila ressalta também que o casaco tweed é uma “excelente alternativa de terceira peça (como o blazer também é) para o look.”

A seguir, você confere algumas dicas essenciais para saber como compor looks diferentes e com variadas peças do seu guarda-roupa com o casaco tweed, com comentários da consultora de estilo Lucila Vilarins

Com calça

Foto: Reprodução / Camila Coelho / Songofstyle / Girl With Curves

Dá para montar looks variados mesclando o casaco tweed com calça. Segundo Lucila, para um visual mais despojado, fica legal combinar o casaco com camiseta, calça jeans e sapatênis. O look continua descontraído mesmo se combinado com um sapato de salto, porém o visual fica mais elegante. Lucila comenta ainda que uma calça de couro, você pode montar um look mais sexy!

Com saia

Foto: Reprodução / Luisa Accorsi / Viva Luxury / Gal Meets Glam

Há várias opções de como usar o casaco tweed com saia, e tudo isso também depende do seu estilo e suas preferências! Para um look mais formal, Lucila indica combinar o casaco com uma saia de alfaiataria, uma blusa de seda ou tecido mais fino e um scarpin. Para uma combinação descolada, dá pra combinar o tweed com uma t-shirt e uma saia colorida. Também é possível ousar com um pouco de transparência na parte de cima, mas ainda manter um visual clássico.

Leia também: 10 jaquetões jeans para você comprar pela internet e fazer bonito neste inverno

Com Shorts

Para as mais mais modernas, dá pra compor um look com o casaco tweed e shorts! É possível combinar o tecido nas duas peças ou usar a textura só na parte de cima. É prático para o dia a dia, e a peça de tweed deixa o visual super elegante! Lucila ressalta que “com short, meia calça e sapatilha, você consegue um ar mais descolado”.

Com Vestido

Foto : Reprodução / Pink Sole / Big or Not to Big / Camila Coelho

Assim como as outras peças, dá pra combinar vestidos com diversos modelos de casaco tweed, dependendo da ocasião e do seu estilo. É possível usar com outra peça clássica, o vestido preto, ou até mesmo com algum vestido estampado. Segundo Lucila, o visual fica feminino quando combinamos o casaco tweed com vestido, um scarpin e um acessório como um belo colar.

Sobretudo de Tweed

Foto: Reprodução Reprodução / Viva Luxury / Viva Luxury / Devoguettes

Para o inverno e os dias mais frios, o sobretudo de tweed é um clássico! Dá pra combinar o casaco mais comprido com as outras peças já listadas acima, e incorporar itens que deixe o look mais resistente às temperaturas baixas, como um sapato fechado, uma bota, ou um cachecol para complementar. Para Lucila, com a bota e peças de couro, você deixa o visual mais sexy!

Casaco tweed 3/4

E nos dias mais amenos, você pode optar pelo casaco tweed com manga 3/4. É possível combinar o casaco com uma camisa por baixo ou mesmo uma camiseta! Assim como os sobretudos e os casacos, os de manga 3/4 também contam com vários modelos. Os clássicos, com cores neutras, alguns coloridos com franjas nas mangas e outros que possuem cortes diferentes e um pouco mais curtos! O principal conselho de Lucila é “que cada mulher use-o de acordo com o seu estilo pessoal e da maneira que se sinta mais bonita e confiante – isso faz TODA a diferença.”

10 Casacos tweed para completar seu look de inverno

Agora que você tem uma ideia de como montar um look com casaco tweed, saiba onde encontrar modelos pra completar seu guarda-roupa de inverno:

Leia também: Camisa de seda: elegância e modernidade para o seu look

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar:

  1. Casaco tweed Abóbora, na Shoulder
  2. Casaqueto em tweed, na Renner
  3. Casaqueto em tweed com bolsos, na Renner
  4. Casaco tweed Plus Size, na C&A
  5. Jaqueta Slim de tweed, na Farfetch
  6. Jaqueta Bouclé de tweed, na Farfetch
  7. Casaqueto tweed Azul Marinho, na Dafiti
  8. Jaqueta tweed, na Riachuelo
  9. Blazer de tweed Longo, na Pop up Store

Mais looks inspiradores com casaco tweed

Com a noção de como usar o casaco tweed com várias peças e, claro, sempre pensando no seu próprio estilo e conforto, confira mais looks para te inspirar!

Para o dia a dia, sem perder a elegância, dá pra combinar o tweed com uma calça jeans rasgada e salto

Foto: Reprodução / Viva Luxury

Ele pode ter detalhes coloridos que fazem toda a diferença na produção

Foto: Reprodução / Style Pantry

Para os dias mais frios, com meia-calça, bota e cachecol

Foto: Reprodução / Jess Ann Kirby

Também fica super chique combinar duas peças com o mesmo tecido de tweed e complementar com um acessório como o chapéu

Foto: Reprodução / Fashion Coolture

Ou mesclar duas cores diferentes, mas que combinam!

Foto: Reprodução / Memorandum

Tem os casacos de cores mais claras, como o bege e o branco:

Foto: Reprodução / Camila Coelho

E os de cores mais escuras, que ficam um charme combinados com calças que contrastam com o casaco

Foto: Reprodução / Memorandum

Para ocasiões especiais, dá pra combinar o casaco com um vestido e um sapato de salto

Foto: Reprodução / Memorandum

É possível combinar com saia curta e botas até o joelho para um look mais alternativo

Foto: Reprodução / Fashion Coolture

E, novamente, com a calça jeans! Duas peças clássicas que combinam muito bem juntas!

Foto: Reprodução / Fashion Jackson

Então, apesar do casaco tweed ser associado a visuais mais tradicionais, você viu que é possível compor looks com várias peças de roupa, além de ter diversos modelos de casaco para contemplar muitos estilos e ocasiões. Já decidiu como vai incorporar o casaco ao seu guarda-roupa?

Assuntos: Como usar

Dicas pela Web