Bem-estar

12 canções de ninar para cantar e adormecer seu bebê

Canva

Atualizado em 22.01.24

Não há laço de amor mais profundo do que o de uma mãe com seu filho, concorda? Uma excelente maneira de demonstrar esse sentimento e acalmar seu bebê na hora do sono é usar a música. Pensando nisso, separamos as melhores canções de ninar para o seu bebê dormir sentindo todo o seu aconchego e amor.

1. Brilha, Brilha, Estrelinha

Brilha, brilha estrelinha/ Quero ver você brilhar/ Brilha, brilha estrelinha/ Quero ver você brilhar/ Brilha, brilha lá no céu/ Brilha, brilha lá no mar/ Brilha, brilha estrelinha/ Quero ver você brilhar/ Brilha, brilha estrelinha/ Quero ver você brilhar/ Brilha, brilha estrelinha/ Quero ver você brilhar/ Brilha, brilha lá no céu/ Brilha, brilha lá no mar/ Brilha, brilha estrelinha/ Quero ver você brilhar.

Essa linda música deriva de uma canção francesa de autoria desconhecida. Ela inspirou o compositor Wolfgang Amadeus Mozart a compor 12 variações de sua melodia.

Publicidade

2. Meu anjo sim

Não sei se tu tens um anjo/ Que eu tenho um anjo sim/ Meu anjo é um pequenino/ Que agora vai dormir/ Dorme meu anjo lindo/ Meu menino serafim/ Que o sono vem vindo/ Pra levar você de mim/ Porque está na hora/ Na hora de dormir/ Dorme meu pequenino/ Dorme meu querubim.

Se você gosta de canções de ninar fofinhas, Meu anjo sim é uma opção adorável! Na letra, a mãe se refere ao seu filho carinhosamente como um anjo, abençoando-o e desejando-lhe que tenha uma boa noite de sono.

3. Carnerinho, Carneirão

Carneirinho, carneirão-neirão-neirão/ Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão/ Manda o Rei, o Rei, Senhor, Senhor/ Para todos se ajoelharem/ Carneirinho, carneirão-neirão-neirão/ Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão/ Manda o Rei, o Rei, Senhor, Senhor/ Para todos se levantarem.

Há outras versões dessa linda canção. Ela é muito cantada nas cirandas e estimula as crianças a se socializarem, bem como a desenvolverem suas habilidades motoras.

Publicidade

4. Alecrim Dourado

Alecrim, alecrim dourado/ Que nasceu no campo/ Sem ser semeado/ Alecrim, alecrim dourado/ Que nasceu no campo/ Sem ser semeado/ Foi meu amor/ Que me disse assim/ Que a flor do campo é o alecrim/ Foi meu amor/ Que me disse assim/ Que a flor do campo é o alecrim/ Alecrim, alecrim dourado/ Que nasceu no campo/ Sem ser semeado/ Alecrim, alecrim dourado/ Que nasceu no campo/ Sem ser semeado/ Foi meu amor/ Que me disse assim/ Que a flor do campo é o alecrim/ Foi meu amor/ Que me disse assim/ Que a flor do campo é o alecrim.

Com origem portuguesa, essa canção fala do alecrim, uma planta muito resistente. Por isso, ela é associada aos atributos da coragem, da fidelidade e da confiança. Uma das mais lindas canções de ninar!

5. Dona Aranha

A dona aranha/ Subiu pela parede/ Veio a chuva forte/ E a derrubou/ Já passou a chuva/ E o sol já vem surgindo/ E a dona aranha/ Continua a subir/ Ela é teimosa/ E desobediente/ Sobe, sobe, sobe/ E nunca está contente/ A dona aranha/ Subiu pela parede/ Veio a chuva forte/ E a derrubou/ Já passou a chuva/ E o sol já vem surgindo/ E a dona aranha/ Continua a subir/ Ela é teimosa/ E desobediente/ Sobe, sobe, sobe/ E nunca está contente.

Uma música, aparentemente, feita somente para divertir. Entretanto, há um significado maior por trás de sua letra. Se observada de maneira positiva, a atitude da dona aranha, mencionada na música como teimosa e desobediente, ensina muito sobre perseverar para alcançar objetivos. Melhor enxergar por esse aspecto, não é?!

Publicidade

6. O cravo brigou com a rosa

O cravo brigou com a rosa/ Debaixo de uma sacada/ O cravo saiu ferido/ E a rosa despedaçada/ O cravo ficou doente/ E a rosa foi visitar/ O cravo teve um desmaio/ E a rosa pôs-se a chorar/ O cravo brigou com a rosa/ Debaixo de uma sacada/ O cravo saiu ferido/ E a rosa despedaçada/ O cravo ficou doente/ E a rosa foi visitar/ O cravo teve um desmaio/ E a rosa pôs-se a chorar.

Você sabia que essa canção integra um conjunto de 16 peças inspiradas no folclore brasileiro? Ela foi criada por Villa Lobos?

7. Se essa rua fosse minha

Se essa rua, se essa rua fosse minha/ Eu mandava, eu mandava ladrilhar/ Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante/ Para o meu, para o meu amor passar/ Nessa rua, nessa rua tem um bosque/ Que se chama, que se chama solidão/ Dentro dele, dentro dele mora um anjo/ Que roubou, que roubou meu coração / Se eu roubei, se eu roubei teu coração/ É porque, É porque te quero bem/ Se eu roubei, se eu roubei teu coração/ Tu roubaste, tu roubaste o meu também.

Um clássico das canções de ninar, essa música é passada de geração em geração. Para relembrar a sua infância e recriar esse momento incrível com seu filho, vale a pena cantar a música.

8. Feche os olhos

Feche os olhos, meu bem/ Não há nada que possa te assustar/ Não há medo que te impeça de sonhar/ Feche os olhos, meu bem/ Não há nada que possa te assustar/ Não há medo que te impeça de sonhar/ Como penas bailando levemente no ar/ Cantarei docemente/ Nada vai te acordar.

Nessa canção, a mãe transmite segurança ao filho, dando-lhe a certeza de que ela o protegerá e velará pelo seu sono. Assim, como um anjinho, ele dorme repleto de sonhos bons.

9. Chove

Chove bem devagar/ Fica lindo lá fora/ O soninho já vem/ Logo, logo, não demora/ Chove bem devagar/ Que caminha gostosa/ O papai vai chegar/ Logo, logo, não demora/ Chove bem devagar/ Fica lindo lá fora/ O soninho já vem/ Logo, logo, não demora/ Chove bem devagar/ Que caminha gostosa/ O papai vai chegar/ Logo, logo, não demora.

A música relembra o quanto é bom dormir ao som de uma chuvinha tranquila, que refresca a noite e acalma o espírito. A chuva ajuda a tranquilizar a criança que está à espera do papai para dormir.

10. Ursinho Pimpão

Vem meu ursinho querido/ Meu companheirinho/ Ursinho Pimpão/ Vamos sonhar aventuras/ Voar nas alturas/ Da imaginação/ Como na história em quadrinhos/ Eu sou a Sininho/ Você Peter Pan/ Vamos fazer nossa festa/ Brincar na floresta/ Ursinho Tarzan/ Enquanto o sono não vem/ Eu sou Chapeuzinho/ Você meu galã/ Dança também (Pimpão)/ Pelo salão (Pimpão)/ É tão bonita, nossa canção/ Manhã já vem (Pimpão)/ Dorme Pimpão (Pimpão)/ Urso folgado, não tem lição/ Vem meu mocinho querido/ Ator preferido/ Da minha estação/ Vou te sonhar colorido/ Pegando bandido/ Na televisão/ Vamos deixar o cansaço/ Dormir num abraço/ Meu velho amigão/ Não fique triste zangado/ Se eu viro de lado/ E te jogo no chão/ Ah! Meu ursinho palhaço/ Seu circo é um pedaço/ Do meu coração/ Dança também (Pimpão)/ Pelo salão (Pimpão)/ É tão bonita nossa canção / Manhã já vem (Pimpão)/ Dorme Pimpão (Pimpão)/ Urso folgado, não tem lição.

Essa canção (tão lúdica!) remete ao imaginário infantil: a criança pode ser o que quiser! Ela nunca estará sozinha, pois sempre terá seu melhor amigo, o Ursinho Pimpão.

11. Vagarinho

Vagarinho, vagarinho/ Fecha o olho no seu ninho/ E o sono vai chegar/ E o sono no escurinho/ Vagarinho, vagarinho/ Põe o mundo pra sonhar…

Com uma melodia bem calma e letra cheia de rimas, essa canção dá um soninho gostoso… Perfeita para fazer seu bebê relaxar!

12. A chuva

A chuva cai faz ti lim/ O sapo coacha cha cha/ O sino bate dim dom/ Eu canto la la la la/ A noite vai começar/ Só falta você nanar.

A canção lúdica e tranquila reproduz o som do significado das palavras que traz consigo, por exemplo, o barulho do sino e do sapo.

Que delícia aprender ou relembrar todas essas canções de ninar! Elas ajudam no desenvolvimento do bebê, além de deixarem a hora da soneca muito mais gostosa. Para aprender mais sobre o desenvolvimento de seu bebê, leia sobre a introdução alimentar.

Dos assuntos cotidianos, como moda, beleza e saúde, às causas feministas, estamos juntas em todas as buscas da sua jornada!