Cachos definidos: dicas para você conquistar os cabelos dos sonhos

Escrito por
Atualizado em 26.05.20

iStock

Quem tem cabelos cacheados sabe: há uma busca constante pelos cachos definidos mas, que ao mesmo tempo, fiquem também com o volume certo, movimento, brilho e leveza. Missão impossível? Nada disso. Existem diferentes produtos, técnicas e formas de arrumar as madeixas para alcançar esse resultado. Confira tudo isso na matéria!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

7 dicas para ter cachos definidos

Desde os produtos escolhidos até o jeito de secar, tudo é importante na hora de garantir os cachos definidos. Siga essas dicas:

1. Use produtos específicos para o seu cabelo

Shampoos, condicionadores e cremes de pentear voltados para os cabelos cacheados e crespos costumam atender às necessidades dessas madeixas, promovendo mais hidratação e ajudando a moldar as ondas. Cachos brilhantes e modelados? É isso que buscamos!

2. Não escove o cabelo seco

Pentear o cabelo da forma correta é importante e, no caso dos cachos, isso deve ser feito quando os fios ainda estão molhados. Tire o excesso de água com uma camiseta de algodão ou toalhinhas de microfibra. Quanto ao pente ou escova, os de cerdas largas são ideais.

3. Faça a fitagem

Fitagem é uma técnica utilizada para definir os cachos. Primeiro, você deve separar o cabelo em mechas; depois, aplique um creme de pentear (ou outro produtinho da sua preferência) em cada mecha, formando fitas. Amasse as fitas de cima pra baixo e deixe o cabelo secar naturalmente.

4. Não exagere na quantidade de produto

Seja creme de pentear, gelatina ou ativador de cachos, é importante acertar na quantidade. Se você passar menos do que o necessário, não chegará ao visual que procura. E, se exagerar na dose, ficará com os cabelos pesados e com aspecto de sujo. Portanto, vá aplicando aos poucos, conforme for fazendo a finalização.

5. Mantenha as mãos longe dos cabelos

Algumas pessoas têm a mania de ficar mexendo nos cabelos ao longo do dia, mas as donas de madeixas cacheadas precisam se livrar desse hábito. Passar as mãos nos cabelos fará com que os cachos se desmanchem, e não é isso que você quer, certo?

6. Aposte em um difusor para secar as madeixas

Encaixado no secador de cabelo, esse acessório evita o frizz e mantém os cachos no formato desejado. O ideal é utilizar uma temperatura mais baixa: embora isso torne o processo de secagem mais demorado, ajuda a deixar os fios saudáveis e modelados.

7. Evite pontas duplas cortando o cabelo periodicamente

Dificilmente um cabelo danificado ficará com os cachos bonitos e bem definidos daquele jeito que a gente gosta. Portanto, vale a pena ir ao cabeleireiro no máximo a cada 8 semanas, nem que seja apenas para cortar as pontinhas.

Continua após o anúncio

Alguma dessas dicas ainda não faz parte da sua rotina capilar? Experimente segui-las e veja se atinge os resultados esperados!

Top 5 melhores produtos para definir seus cachos

Bons cosméticos são os melhores amigos de quem tem cabelos cacheados. Conheça os produtos queridinhos do momento para deixar os cachos daquele jeito poderoso!

1. Ativador de Cachos Novex Meus Cachos Santo Black Poderoso – $

Dicas de Mulher

De fácil absorção, é um ótimo produto para deixar os cachos hidratados e definidos. É enriquecido com óleo de baobá, que promete trazer mais nutrição. Deve ser aplicado nos fios úmidos.

“Pontos fortes dele: não ser durinho, como boa parte dos ativadores de cachos que a gente conhece. Define mesmo, com uma definição rápida e prática” – Luiza Costa

2. Creme para pentear Elseve Óleo Extraordinário Cachos – $$

Dicas de Mulher

Ideal para o momento da fitagem, esse creme de pentear também é bacana para fazer o day after. A fórmula conta com óleo de coco e óleos de flores preciosas, que ajudam na umectação.

“Ele é hidratante, ele traz a nutrição para os nossos cachos, que é a nutrição que o nosso cabelo precisa. Ele traz o óleo que o nosso cabelo necessita, porém sem pesar” – Nicole Aleksiejuk

3. Ativador de cachos #todecacho Vinagre de Maçã Salon Line – $$

Dicas de Mulher

Mais forte do que um creme de pentear, esse ativador ajuda na formação dos cachos. A presença do vinagre de maçã na fórmula traz muito brilho aos cabelos. A promessa é de fios selados, macios e levinhos.

Continua após o anúncio

“A primeira coisa que eu já observei de cara foi a questão do brilho. O cabelo fica muito brilhoso e é uma coisa que o produto promete. A segunda: definição. Achei que o produto traz uma definição maravilhosa” – Esteffany Marques

4. Gelatina Ativadora De Cachos Soul Power Curly Gelatine – $$$

Dicas de Mulher

Cachos sem frizz, definidos e com volume. É um dos seus sonhos? Então, vale a pena experimentar essa gelatina ativadora. Com queratina vegetal, ela ajuda a deixar os cabelos hidratados e macios, sem esquecer da definição.

“Se você tem dificuldade em definir os cachos e ter day after, você precisa desse produto, porque é ele que vai resolver isso. Ele é milagroso. Não resseca, não tem cheiro, então ele não briga com o creme de pentear” – Daianne Possoly

5. Ativador de Cachos Truss Curly Fix – $$$$

Dicas de Mulher

Podendo ser usado tanto por quem tem cabelos cacheados quanto ondulados, esse ativador é repleto de tecnologias para manter a finalização impecável por mais tempo. Ele ajuda a fixar até mesmo as madeixas mais finas.

“Fiquei com os cachos bem definidinhos mesmo, cachinhos, e eu amei, fiquei apaixonada, e com um cheiro incrível no meu cabelo” – Joyce Lima

Não faltam nas farmácias e lojas de cosméticos boas opções para quem está em busca da definição perfeita. Vale a pena experimentar produtos de marcas diferentes e ver o que funciona melhor para você!

As melhores técnicas para definir cachos

Não existe apenas um jeito certo de deixar os cabelos cacheados com uma definição bacana. Abaixo, trouxemos tutoriais com boas ideias para você experimentar em casa:

4 técnicas para definir mais os cachos

Continua após o anúncio

Adora experimentar novos truques e técnicas para deixar suas madeixas fabulosas? No vídeo acima, Vitoria Lorrayne mostra quatro formas de definir mais os cachos. A terceira dica, do pente com dentes largos, é muito boa.

Finalização de cabelo cacheado curto

São várias as etapas de finalização para garantir cachos bem definidos. O passo a passo apresentado por Michelli Delcaro traz diferentes produtos, como spray de proteção térmica, creme para pentear, gelatina e sérum finalizador. Play para conferir!

Finalização sem volume para cabelos cacheados

Embora os cachos definidos sejam muito bem-vindos, não é todo mundo que curte o cabelo com bastante volume. No entanto, existem alguns truques de finalização para deixar as madeixas igualmente belas. Assista no vídeo de Aline Amaro.

Finalização “dedinho” para definir os cachos

Se você tem o cabelo ondulado ou cacheado, provavelmente já ouviu falar na técnica “dedoliss”. A ideia é a mesma do babyliss, mas você enrola os fios com os próprios dedos. O resultado é uma bela definição dos cachos.

Como deixar os cachos definidos em cabelo ondulado

Mesmo quem tem o cabelo ondulado e com a raiz lisa pode conquistar aqueles cachos dignos de comercial de shampoo. O segredo é caprichar na fitagem e na utilização do creme de pentear. Veja no vídeo!

Lembre-se de que um bom corte de cabelo pode ajudar na definição dos cachos, trazendo mais beleza e movimento às madeixas. Portanto, não deixe de conferir os segredos das cabeleireiras por trás da famosa pergunta: como cortar cabelo cacheado?

Assuntos: Cabelos, Cosméticos